Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

7 livros para entender melhor o mercado financeiro

Compartilhar
Livros Destaque - T2 Educação

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Ler é um hábito que todo bancário e estudante do mercado financeiro deveria ter.

Aliás, toda pessoa deveria ter este hábito. Eu sou suspeito pra falar, porque a minha paixão (e profissão) é escrever. Então eu vivo para que outras pessoas gostem de ler. Mas o assunto não é esse.

Este post foi criado com a ajuda do querido professor Tiago Feitosa. Juntos, falaremos sobre 7 livros que podem te ajudar a entender melhor o mercado financeiro, trazendo assim mais conhecimento sobre o setor.

Então abre aí o site da sua livraria favorita e se prepare pra pesquisar sobre as obras!


Livro 1: Os Axiomas de Zurique

“Esse é maior clássico do nosso mercado, tem de estar na lista!”

Foi assim que o Tiago defendeu este livro. E por isso ele é o primeiro da lista.

A obra conta a visão dos banqueiros suíços sobre investimentos, e como eles diminuem os riscos para lucrar mais, através de axiomas. Estes axiomas são como regras e princípios que os profissionais do setor seguiam em Zurich, capital suíça.

O autor, Max Gunther, nos apresenta 12 axiomas principais e 16 secundários. Cada um deles possui sua importância no gerenciamento de riscos, e a mensagem que fica é que você não pode fugir dos riscos, mas sim aprender a controlá-los para ter um bom investidor.

Livro 2: Mercado Financeiro – Produtos e Serviços

Tá aí um título super criativo para um livro que fala sobre o mercado financeiro. Mas o que falta de criatividade no título, sobra na chamada “bíblia” do mercado.

Eduardo Fortuna é quem escreveu este livro bastante técnico. A obra discorre sobre a história dos bancos, do tradicional aos  dos dias atuais, traçando conceitos como a diferença entre poupar e investir.

Em Mercado Financeiro, o autor te leva para a pele dos agentes do mercado, e conta em detalhes sobre os diversos produtos, índices, impostos e funcionamento geral do sistema. No final, você terá feito uma fortuna de conhecimento.

P.S.: Toda piada com o sobrenome Fortuna é bem-vinda. Eu, pelo menos, dei risada quando percebi a coincidência.

Livro 3: Surtando em Wall Street – Memórias de Um Operador do Lehman Brothers

Haja espaço na capa de um livro pra caber um título desse tamanho.

Jared Dillian, o autor, conta em 392 páginas toda a sua história no (falido) banco de investimentos Lehman Brothers, da entrevista de emprego ao pedido de demissão.

O livro surpreende por ser narrativo, diferente de outros livros desta mesma lista, que são extremamente técnicos. Isso pode aproximar você ainda mais da leitura e do autor-personagem, pois é praticamente impossível não se sentir próximo do escritor durante a leitura.

Prepare-se para ficar louco e voltar à sanidade com Jared, e aprender ainda mais sobre o mercado financeiro durante a caminhada.

Livro 4: Bumerangue – Uma viagem pela economia do Novo Terceiro Mundo

Tô começando a gostar desses títulos compridos. Ainda mais porque Bumerangue é diferente dos outros livros da lista.

Nesta obra, você vai acompanhar as viagens do autor, Michael Lewis, pelos países europeus que sofreram com a crise de 2008 que faliu diversos bancos no mundo. E o mais legal disso tudo é que o autor conta histórias pessoais bem divertidas para nos fazer entender o que cada país estava passando para chegar ao colapso econômico.

Algumas outras resenhas dão destaque ao momento político-econômico da Grécia na época. E devo dizer que é no mínimo curioso ver as semelhanças com o Brasil de hoje.

Tem até uma mensagem sobre ambição e ganância pra lembrar a gente que esse tipo de coisa faz mal para o mercado financeiro. E pro mundo como um todo, né.

Livro 5: Juros, moeda e ortodoxia – Teorias monetárias e controvérsias políticas

Este livro, escrito por André Lara Resende, tem uma linguagem bem técnica, mas nada complicada pra quem ainda não atua no mercado.

A obra ganha muitos pontos ao trazer conceitos “antigos” e empregá-los sob novas perspectivas. Como assim, Ruy? Bom, os ensaios que compõem o livro usam muitos (bons) exemplos para falar sobre diversos assuntos da economia, como inflação, juros e a evolução do sistema financeiro.

Lara Resende mostra como a sociedade brasileira se relaciona com a política monetária, e como isso influencia no momento atual do nosso país.  Uma leitura importante e que vai te deixar com a pulga atrás da orelha sobre economia!

Livro 6: 3.000 dias no bunker

Esse livro é tão bom que o professor Tiago tem a versão física dele. E, cá entre nós, eu adorei o título.

3.000 dias no bunker conta a história da criação do Plano Real e as estratégias que foram utilizadas para que o Brasil conseguisse vencer a hiperinflação da época.

O livro é narrado em forma de romance, e isso pode aproximar até quem não tem interesse por economia. O que não é o seu caso, eu espero. A verdade é que o Plano Real foi uma grande vitória para o nosso país, e saber um pouco mais sobre como isto ocorreu pode dar mais esperança para o futuro político e econômico do Brasil.

Como a própria sinopse diz, “do plano econômico que nasce de uma operação secreta para driblar o FMI, à articulação internacional que cria uma blindagem política em torno da equipe de Fernando Henrique Cardoso”, os dias no bunker vão te surpreender.

Livro 7: A jogada do século

Talvez você conheça este livro como “The Big Short”, ou A Grande Aposta. Ele virou um filme, sabe? Nós até chegamos a falar sobre ele aqui:

O livro de Michael Lewis, porém, vai mais a fundo no colapso financeiro de 2008 que assolou Wall Street. Aqui conhecemos os personagens com seus nomes verdadeiros, e descobrimos como o colapso foi possível, quem perdeu e quem ganhou com ele.

De novo, este é um livro de fácil leitura. Se você está apenas começando no mercado financeiro, vale muito ler esta obra. Afinal, precisamos saber como a economia de outros países, principalmente uma potência mundial, pode influenciar a nossa realidade.


Se você não leu nenhum destes livros, que bom que pude te ajudar. Se você leu e gostaria de indicar algum livro, os comentários estão abertos para todos!

Espero que você tenha bons estudos com estes livros para quem sabe chegar mais preparado para os exames da ANBIMA.

No final, a preparação para o mercado de trabalho no mundo financeiro vai muito além de uma certificação.