10 Dicas Para Evitar a Ansiedade Antes da Prova

Há algum tempo estamos pensando em fazer um post sobre dicas para evitar a ansiedade antes da prova aqui no blog. E essa hora finalmente chegou!

Para ajudar você isso, convidamos a Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude, startup focada em psicologia e coaching. Ela é mentora de jovens e mulheres empreendedoras, e esperamos que ela possa ajudar você também. Vamos lá? Com a palavra, Tatiana Pimenta!

Saiba o que é a ansiedade

Mão na cabeça. Arrancando os cabelos. Todo mundo já passou por isso. Ansiedade é uma reação comum que experimentamos diante de algumas situações do nosso dia a dia como, por exemplo, falar em público, fazer uma prova importante ou participar de uma entrevista de emprego.

Algumas pessoas, porém, vivenciam essa reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.

Isso é o transtorno de ansiedade, caracterizado por sentimentos de preocupação, medo ou tensão. Essas sensações são fortes o suficiente para desencadear alguns sintomas físicos em nosso corpo, como sudorese, aumento da pressão arterial, alterações no sono e no apetite, desconforto abdominal e dores de cabeça.

É importante saber a diferença entre os sentimentos normais de ansiedade e um transtorno de ansiedade — que requer atenção médica.

Confira dicas para evitar a ansiedade

As causas da ansiedade antes de provas importantes podem incluir medo do fracasso, falta de tempo de preparação adequado ou experiências ruins que o indivíduo experimentou ao fazer uma prova no passado. Saiba que você não está sozinho! Veja o que você pode fazer para manter a calma nos dias anteriores e durante o exame.

1. Esteja preparado

Sim, isso parece óbvio, mas vale a pena repetir. Se você estiver confiante e ciente de que se preparou como deveria, com certeza sentirá confiança no momento da prova. As preocupações com o exame geralmente vêm do medo do desconhecido. Não saber o que esperar nas condições do exame pode criar pânico.

Por esse motivo, uma das principais dicas para evitar a ansiedade é fazer simulados e estudar por meio de provas anteriores. Assim, você terá uma ideia realista do que irá encontrar no dia do teste.

Organize seu material escrito em bullet points, gráficos, marcadores e diagramas. Muito material escrito pode ser cansativo e confuso. Ao dividir seu trabalho, a preparação para o exame se torna mais produtiva!

2. Tenha uma boa noite de sono

Sei que a semana de estudos costuma ser puxada. Então, aproveite os finais de semana para descansar um pouco mais e recuperar as energias. Dormir bem pode parecer um luxo, mas as horas de sono contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ao dormir, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.

Na véspera do exame, tente relaxar! Virar a noite estudando no dia anterior não será efetivo, principalmente se ainda não tiver se preparado. Ter um descanso adequado (pelo menos 8h) provavelmente será mais benéfico do que reler a apostila ou o livro até o amanhecer.

3. Mantenha uma atitude positiva

Frequentemente, desempenhos ruins em condições de exame podem ser relacionados com atitudes ou pensamentos negativos, geralmente na forma de estresse, ansiedade e falta de autoconfiança.

Por outro lado, o pensamento positivo é uma característica sempre presente na maioria das histórias de sucesso. Nossa mente precisa estar convicta de que somos capazes de fazer determinada tarefa, antes mesmo de executá-la. Sacou?

Logo, fique atento à sua mente e ao que fala sua “voz interior”. Nós temos uma voz interna que conversa silenciosamente conosco. Porém, nem sempre estamos conscientes do que falamos para nós mesmos nem sabemos como isso nos afeta.

Comece prestando atenção e ouvindo seus pensamentos. Se você ouvir ou perceber pensamentos negativos, pare por um segundo e substitua-os por pensamentos positivos. Visualize sua aprovação no exame e os seus próximos passos. Pense no sucesso e afaste os pensamentos contrários a isso. Combinado?

4. Alimente-se adequadamente

Você sabia que o que você come e bebe pode afetar o desempenho do seu exame? Um longo exame é como uma maratona mental em que a resistência é crítica. A comida e a bebida certas podem energizar o sistema, melhorar o seu estado de alerta e manter você atento e concentrado durante as longas horas do exame. As escolhas erradas, ao contrário, podem fazer você sentir-se lento, nervoso ou cansado.

Tome um café da manhã nutritivo antes da prova. Se você tem o hábito de pular o café da manhã, recomendo que comece a mudar isso desde já. Nosso cérebro precisa de energia para trabalhar de forma eficiente e você precisará de energia e foco no momento da prova. No dia, leve lanches saudáveis para garantir energia contínua até o final.

Coma alimentos que estimulam o cérebro. Isso inclui alimentos ricos em proteínas que podem levar a um maior estado de alerta mental. Escolhas alimentares saudáveis no dia do exame incluem ovos, nozes, iogurte e queijo branco ou cottage. Combinações de bom café da manhã podem ser cereais integrais com leite desnatado, ovos e torradas com geleia.

Outras escolhas alimentares consideradas como alimentos para o cérebro são peixe, nozes, sementes de girassol, semente de linhaça, frutas secas e ameixas. Você pode comer melões, laranjas, morangos ou bananas, que são especialmente populares, e até mesmo levá-las para a prova.

5. Chegue cedo ao local da prova

Se o exame não for em sua cidade, tente visitar o local um dia antes. Chegar em cima da hora ou atrasado pode aumentar o nível de ansiedade e prejudicar seu resultado.

Separe tudo o que você precisa para o exame na noite anterior e programe o despertador, para que você possa sair na hora certa. Este será um dia muito importante para você contar com a sorte, então, não dê bobeira!

6. Leia atentamente

Leia atentamente as instruções, se ficar alguma dúvida, assegure-se de esclarecê-la. Faça uma primeira leitura rápida e global da prova. Não há nada pior do que ficar parado em uma pergunta e perceber, no final, que não sobrou tempo para responder questões mais simples.

Uma das dicas para evitar a ansiedade e garantir um bom desempenho é começar pelas questões que você domina. Assim, você vai aumentando a confiança. Nas questões optativas, lembre-se também de ler todas as respostas antes de fazer uma escolha.

7. Apenas comece

Encontre algumas perguntas que você saiba a resposta para aumentar sua confiança e autoestima. Você sempre pode voltar e mudar a alternativa das questões mais tarde, se necessário, mas algumas respostas rápidas podem dar o pontapé importante para manter sua calma.

8. Não preste atenção ao que outras pessoas estão fazendo

Todo mundo está saindo rápido da sala de prova? Deixe pra lá! O que eles sabem que você não sabe? Não importa. Preste atenção ao seu próprio teste e esqueça os outros alunos na sala.

O seu maior aliado na hora da prova é mesmo. Então, foque no que realmente importa!

9. Observe o relógio

Perceber que o tempo está quase esgotado e que ainda restam muitas perguntas sem respostas, pode deixá-lo nervoso e agitado. Lembre-se que pode ser muito difícil fazer qualquer coisa útil nos minutos finais. Portanto, mantenha o ritmo ao analisar todo o teste antes de começar. Avalie mentalmente quanto tempo você gastará em cada seção. Se houver tempo para fazer uma dupla verificação, melhor ainda.

10. Concentre-se na sua respiração

A respiração profunda pode retardar um coração batendo forte ou uma mente acelerada. Pratique algumas técnicas de respiração em casa. O próprio ato de concentrar-se na respiração e no pensamento pode alterar os sentimentos ansiosos.

Já ouviu falar em Mindfulness? Trata-se da capacidade humana básica de estarmos plenamente presentes, conscientes de onde estamos e o que estamos fazendo. Exercícios de meditação e atenção plena podem ser extremamente benéficos durante a sua preparação para a prova. No dia, você poderá usar algumas técnicas de respiração para gerir a ansiedade e atingir um resultado espetacular.

Cuide de você, da sua saúde física e emocional. Prepare-se, lute contra a ansiedade antes da prova e tenha uma excelente nota!

Para as suas provas da ANBIMA, toda preparação é importante. Quer saber mais sobre o assunto? Veja os outros conteúdos do blog da T2 Educação!

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Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

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Julia
Visitante

Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

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