CPA-10, CPA-20, CEA, Ancord… Você está pensando em tirar alguma dessas certificações, meu nobre gafanhoto? Bom, minha dica é começar a investir em uma boa organização financeira.
Afinal, não sei se você já sabe, mas essas certificações não são nada baratas — e estudar para elas também não.
Mas não precisa achar que é um bicho de sete cabeças. Com as dicas que eu vou te passar aqui, você vai conseguir se organizar e manjar de todos os paranauês para conseguir alcançar os seus objetivos.
Bora?
1. O primeiro passo para a organização financeira é saber quanto vai gastar
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que, além de se preparar para a prova estudando, precisa se preparar financeiramente.
“Mas, Tiago, eu vou gastar tanto assim?”
Ah, meu nobre gafanhoto, você vai sim gastar tempo e dinheiro, e se não se planejar, as contas podem não fechar no final do mês. Ninguém quer isso, né?
Primeiro, conheça o valor atualizado da prova que vai fazer.
Depois, é hora de decidir: você vai fazer um curso preparatório? A minha indicação é que você invista nisso para garantir que terá as melhores chances de conseguir a certificação.
“Tiago, eu preciso MESMO fazer um curso preparatório?”
Olha, ninguém vai te obrigar a fazer isso, mas eu imagino que você queira aumentar a chance de ser aprovado, certo?
Então, para sua organização financeira, já pesquise o valor do investimento para um curso preparatório, seja on-line ou presencial.
2. Faça seu planejamento financeiro
Agora que você já sabe quanto vai gastar para tirar a sua certificação, chegou a hora de realmente pensar na sua organização financeira.
Você já está pronto para investir no curso e no valor da prova? Se sim, já está com meio caminho andado. Caso contrário, vai precisar pensar em um plano de ação para conseguir esse dinheiro.
Pode ser economizando um pouco a cada mês ou mesmo complementando a sua renda com serviços paralelos ao seu trabalho. O importante é conseguir juntar o montante necessário para pagar suas contas e encaixar o orçamento da certificação.
3. Repense sua rotina
É muito importante ter em mente que talvez você tenha que mudar algumas coisas na sua rotina para conseguir a tão sonhada certificação… e não tem nenhum problema nisso!
Você vai ter que estudar bastante e se dedicar, muitas vezes conciliando trabalho e estudo.
Se você trabalha como freelancer, por exemplo, talvez tenha que deixar alguns serviços de lado para estudar e ser aprovado.
O mesmo vale para quem trabalha muitas horas por dia, mesmo em um serviço formal, e acaba sem tempo para fazer qualquer outra coisa.
Lembre que esse tipo de certificação é um investimento em sua vida e em sua carreira, então o esforço vale a pena.
Se você quer entender mais sobre as certificações da ANBIMA, tem bastante conteúdo aqui no blog da T2 Educação. Confira as novidades!