3 Filmes Sobre Mercado Financeiro Para Quem Ama o Assunto

Nobre gafanhoto, o que você me diz a respeito de filmes sobre o mercado financeiro?

Os artigos aqui do blog da T2 Educação são legais, e eu sei que você já leu todos (já, né?), mas nada como um filme e uma pipoquinha no final de semana para relaxar, porque ninguém é de ferro!

Por isso eu selecionei alguns da minha lista que você PRECISA ver. Então, separa um tempinho aí e dá o play nas dicas deste artigo!

1. A Grande Aposta

Quem é mais fanático por filmes sobre o mercado financeiro provavelmente conhece ou até já assistiu “A Grande Aposta”.

O filme conta a história de um grupo de caras que “prevê” a crise imobiliária gigante de 2008 nos Estados Unidos. Algo que nem mesmo os grandes bancos conseguiram fazer.

Michael Burry, o personagem de Christian Bale, chega a dizer que tudo aquilo é uma “bomba-relógio”, e todo mundo fica chocado e discorda dele no começo.

Como eles já sabiam o que ia acontecer, começaram a investir contra os bancos, e se tornaram referências para os principais economistas do país.

2. Enron: Os Mais Espertos da Sala

A Enron era uma empresa americana do setor de energia, e em meados de 2001 ela quebrou. O mais louco é que ela chegou a ser a 7ª maior companhia dos Estados Unidos!

Basicamente, os executivos da Enron fogem com todo o capital da empresa.

Essa fraude fiscal detonou os investimentos dos acionistas, porque os papéis, ali, já não tinham mais valor nenhum.

O filme conta, em ordem cronológica, todos os detalhes sobre essa bagunça que foi a queda meteórica da empresa, que fechou devendo mais de 13 bilhões de dólares.

3. Margin Call — O Dia Antes do Fim

A crise de 2008 pegou de jeito a economia mundial, e a maioria dos filmes sobre o mercado financeiro tem a ver com ela. Margin Call é mais um, e um dos bons, meu nobre gafanhoto, que conta um pouco sobre esses detalhezinhos que ninguém quer que você saiba.

Imagine que uma empresa está demitindo todos os funcionários por causa da crise, daí um deles, na hora de ir embora, entrega um pen drive com um projeto dele para um dos caras que vai ficar.

Quando o funcionário vai olhar o pen drive, ele percebe que a empresa vai quebrar se aquilo entrar em ação. E é o que acontece.

Logo que o projeto é aplicado, as ações caem 25%.

Em um dia só eles precisam lidar com todo o capital da empresa. Como fazer?

Vender tudo, e rápido. Antes que algum investidor descubra que aquelas ações já não valem nem uma coxinha!

Gostou das dicas de filmes sobre o mercado financeiro?

Curtiu as sugestões, nobre gafanhoto?

O mais legal é que esses filmes, além de divertidos e emocionantes, podem te ajudar a entender uns detalhes importantes do mercado!

Quer mais? A gente também já fez uma lista de livros a respeito do assunto!

Para outras dicas, acompanhe o blog da T2 Educação.

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!