Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

4 Passos Para ir Bem no CFP® da Planejar

Compartilhar
planejar cfp

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Está pensando em fazer a prova para tirar o seu CFP® da Planejar? O exame para se tornar um Certified Financial Planner — ou seja, um planejador financeiro certificado — é relativamente extenso e pode cansar quem não está acostumado com a rotina de estudos.

Ou seja: é importante se preparar muito bem para garantir um bom desempenho. Se você ainda não sabe como, continue lendo que eu tenho algumas dicas que irão te ajudar!

CFP® da Planejar: vale a pena tirar?

Com toda certeza, vale a pena fazer a prova para CFP® se você está buscando uma forma de se destacar no mercado de trabalho. Afinal, mesmo não sendo um certificado obrigatório para a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) ou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ele te coloca em uma rede internacional de profissionais da área financeira.

Isso porque o selo é dado pela FPSB (Financial Planning Standards Board), uma empresa estadunidense — aqui no Brasil, a regulamentação do CFP® é da Planejar. Todo mundo que tem a certificação pode atuar como voluntário em outro país que também tem o certificado. Nada mal, não é mesmo?

Como ter um bom desempenho na prova do CFP® da Planejar

Os benefícios são ótimos, mas é preciso ter em mente que essa é uma prova relativamente extensa. São 140 questões divididas em seis módulos — com uma média de sete horas para terminar de resolver o exame.

Considerando que o investimento para tirar o CFP® da Planejar é um pouco salgado, você não vai querer pagar para tentar uma segunda vez, não é mesmo? É preciso garantir o bom desempenho logo na primeira tentativa.

Então, veja só algumas dicas importantes para estudar e obter seu certificado!

1. Entenda a divisão da prova

Como eu disse antes, são 140 questões e elas estão distribuídas em seis módulos diferentes. Isso significa que o exame estará dividido em blocos de temas.

Aqui, é importante ressaltar que o sistema de pontuação não funciona por número de acertos, mas sim com o bom desempenho em todos os módulos. A Planejar define que o aluno deve acertar, pelo menos, 70% em cada um deles.

Ou seja: não adianta acertar todos em um e a metade em outro, ok? A ideia é garantir que as pessoas que obtêm o certificado realmente tenham um conhecimento abrangente sobre cada temática para poder atuar no mercado de trabalho.

2. Saiba quais conteúdos vão cair

Saber o que cai na prova do CFP é muito importante para ter um bom desempenho, obviamente. Afinal, isso vai te dar um norte na hora de estudar — e até mesmo entender o que é preciso priorizar. 

A divisão é a seguinte:

  1. planejamento financeiro (entre 53 e 64 questões);
  2. gestão de ativos e investimentos (entre 21 e 27 questões);
  3. planejamento de aposentadoria (entre 13 e 18 questões);
  4. gestão de riscos e seguros (entre 13 e 18 questões);
  5. planejamento fiscal (entre 11 e 17 questões);
  6. planejamento sucessório (entre 10 e 15 questões).

3. Monte um cronograma de estudos realista

Não adianta se programar para estudar oito horas por dia porque, primeiramente, é bem provável que você não disponha de tempo para isso. E, em segundo lugar, isso nem mesmo é saudável — e também não é garantia de que você irá aprender.

Sabia que o cérebro humano não consegue se concentrar por muito mais do que uma hora seguida? Pense nisso na hora de montar um cronograma de estudos. Algumas dicas para se programar são:

  • estudo periódico é melhor: ao invés de se dedicar por muito tempo em um dia, tente fazer, pelo menos, uma hora de estudo diária durante duas vezes por semana;
  • faça pausas: considerando que o seu cérebro irá dispersar, aproveite para fazer intervalos, caminhar um pouco ou tomar um sol antes de voltar para o ciclo de estudos;
  • foque no primeiro módulo: como você viu, o Módulo 1 tem 53 questões. Isso significa que ele merece um pouco mais de atenção na hora de estudar.

Além disso, lembre-se de manter uma boa alimentação, ficar hidratado e dormir bem. Esses cuidados vão te ajudar a ter melhor concentração.

4. Conte com o apoio do curso de CFP® da T2 Educação

Você não precisa buscar os conteúdos da prova sozinho para estudar. Aqui na T2 Educação, você encontra o curso de Planejador Financeiro Certificado, que tem todas as matérias que você precisa estudar para se dar bem na prova.

As aulas são 100% on-line e você pode assisti-las quantas vezes quiser. Além disso, há materiais de apoio e simulados para que seja possível treinar o seu ritmo e entender se já está pronto para tirar a sua certificação.

Quer se dar bem no CFP® da Planejar? Então estude com o apoio do curso de Planejador Financeiro Certificado e garanta o seu selo internacional!