Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

7 faculdades para trabalhar no banco

Compartilhar
Sala De Aula Faculdade - T2 Educação

Algumas pessoas nos perguntam se existem faculdades para trabalhar no banco. E a resposta é: sim e não.

Mas não me xinguem. 

Digo isso porque os bancos não exigem nenhuma formação exata. Você precisa estar ao menos cursando qualquer faculdade para ser contratado. Porém, alguns cursos podem te ajudar a ter uma bagagem melhor para entender e agir no mercado financeiro.

Vamos lá às 7 faculdades para trabalhar no banco!

1. Ciências Contábeis

Você já teve contato com alguma empresa de contabilidade? Eu, particularmente, acho impressionante como essas pessoas conseguem cuidar de tantos impostos e números.

Ao cursar Ciências Contábeis, você se tornará uma contadora (ou contador). E essa é uma profissão muito requisitada no mercado. Afinal, das pequenas às grandes, toda empresa precisa cuidar de suas finanças.

Um contador tem responsabilidades bem parecidas com as de um bancário. Entre elas, podemos apontar o registro de movimentações financeiras, verificação de impostos, e variados tipos de relatórios financeiros.

2. Sistemas de Informação

Não é nenhuma novidade que a tecnologia está dominando todos os setores, inclusive o bancário. Por isso uma faculdade de Sistemas de Informação poderia ser um diferencial.

Os malucos do T.I. enxergam tudo assim (mentira).

Os famosos profissionais de TI (Tecnologia de Informação) são muito bem vistos nos bancos. Imagina só o tanto de informação que não é processada todos os dias, em todos os bancos de todo o país.

É sério. São muitos dados.

E se você estiver com uma faculdade dessa na bagagem, estará ainda mais preparado para o que vem no dia a dia. Rede de computadores, armazenamento de informações, segurança de dados… o leque é imenso para você se tornar indispensável.

3. Economia

Essa é aqui é meio óbvia. E é por isso mesmo que está entre as faculdades para  trabalhar no banco.

Estudar Economia é, de um modo simples, entender como a sociedade produz e distribui riqueza. E no nosso mundão, riqueza = dinheiro. Dinheiro, banco, mercado financeiro. Viu como é óbvio?

Toda movimentação do mercado financeiro é acompanhada e estudada pelos economistas. E se você for capaz disso, então poderá criar uma visão estratégica sobre o cenário econômico, um tipo de pensamento que muitos profissionas não possuem.

Esse é um bom jeito de ser tornar valioso para o banco, conquistando espaços cada vez mais importantes lá dentro.

4. Direito

Você não vai precisar se vestir assim pra trabalhar no banco. Ainda bem.

Minha vontade de fazer piada com essa faculdade é gigante. Vou tentar me segurar.

Os estudantes de Direito têm uma facilidade enorme de lidar com regras, leis e contratos. E nos bancos eles vão encontrar muitas destas três coisas.

Além disso, as instituições financeiras costumam investir muito em um departamento jurídico próprio. Isso pode garantir a sua permanência e valorização na empresa se você fizer esta faculdade.

Um advogado, afinal, é visto na nossa sociedade como um profissional responsável e justo. Basta cursar essa faculdade “direito”. (não aguentei e a piada ficou bem ruinzinha)

5. Gestão de Recursos Humanos

Sabia que toda empresa tem um setor de RH? Os bancos também têm. E a Gestão de Recursos Humanos é uma ótima opção de faculdade para trabalhar no banco.

Se você resolver virar “a moça do RH” ou “o carinha do Recursos Humanos”, seu trabalho vai ser agitado. Osbancos têm grandes processos de seleção e programas de treinamento. Isso traz uma grande responsabilidade para os profissionais de RH da empresa.

Assim, você terá que gerenciar os colaboradores, avaliar seus desempenhos e participar do desenvolvimento da organização como um todo. 

6. Logística

Quando eu era pequeno, pensava que ‘logística’ era para quem queria ter uma lojinha de R$ 1,99. Até que eu passei perto, vai?

Ao estudar logística, você aprenderá a pensar na melhoria e funcionamento dos processos de uma empresa. Entenderá de produção, compras, armazenamento e distribuição de produtos. Pra cuidar de uma lojinha, de uma empresa grande, do que você quiser.

No banco, seu pensamento logístico pode fazer com que serviços sejam otimizados e melhorados para atender melhor os clientes.

Na logística é assim, cada coisa no seu lugar.

7. Marketing

Sou publicitário formado, e meu diploma é de marketing com ênfase em publicidade e propaganda. Então pode confiar, o marketing te prepara para inúmeros empregos.

Entre eles, o do setor financeiro.

Os bancos investem uma boa quantia em Marketing. Muitos possuem a própria área interna, e contratam profissionais para trabalharem só para eles. Aposto que você já viu dezenas de comerciais na televisão, anúncios espalhados pela internet, show e eventos e exposições de arte patrocinadas por bancos.

Tudo isso mostra como o marketing do banco fortalece a marca da empresa. E você pode fazer parte disso.

Bônus: Administração

Como dissemos no nosso post sobre carreiras na administração, este curso também prepara o profissional para atuar em bancos, corretoras e outras empresas do ramo. E isso faz sentido quando você pensa que uma das principais funções de um/uma adm é gerir recursos financeiros do local onde trabalha.

Os bancos pedem facilidade com números, organização e boa gestão de recursos. A administração, também. Então se você está estudando ou já se formou em adm e busca trabalhar nesse setor, é bom pensar em se destacar ainda mais. Por exemplo, com uma certificação CPA-10 da ANBIMA.

Assim, além já possuir o conhecimento da formação de administração, você terá a prova (na forma da certificação) de que pode ser um profissional de respeito no mercado financeiro.

Pense bem nas faculdades para trabalhar no banco!

Como eu disse lá em cima, você não precisa estar formado para entrar no banco. Mas cursar um ensino superior é essencial.

Agora que você conhece algumas alternativas, conta pra gente o que tá pensando em fazer, ou já está cursando. Muitos alunos aqui da escola pensam em começar uma faculdade, e sua ajuda seria especial.

Um abraço e até a próxima!


Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdades-pra-trabalhar-em-banco/

Matéria Anterior
Próxima Matéria