Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Agente Comercial: Como Funciona O Cargo Em Diferentes Empresas

Agente Comercial é o profissional que atua diretamente nas vendas de produtos de uma determinada empresa, ou seja, ele é a ponte entre ela e seus clientes, podendo atuar de forma autônoma, ter sua própria empresa ou ser diretamente contratado. Esse profissional é responsável por captar as propostas e pedidos, e transmiti-lo para empresa, a fim de concluir o negócio de acordo com os processos comerciais previstos. Vamos entender melhor essa carreira? Vem comigo!

O que faz um agente comercial?

O agente comercial vai além de apenas vender para o cliente. Esse profissional sabe identificar as necessidades do comprador, criando ofertas compatíveis com seu perfil e realidade. Em seu dia a dia, é possível identificar as seguintes atuações:

Realizar negociações

O agente comercial é responsável por entender a necessidade do cliente. Com isso, ele faz negociações a fim de garantir uma relação comercial em que todos possam ficar satisfeitos.

 Identificar oportunidades e ameaças

Esse profissional deve estar sempre atento ao seu mercado de atuação, com objetivo de identificar novas oportunidades e ameaças. Como ele é a visão externa da marca e tem esse contato direto com o cliente, é possível ter uma visão mais ampla e direta, observando como está o mercado e o que tem surgido de novidades.

Gerenciar a carteira de clientes

É muito provável que o agente comercial lide com uma carteira de clientes, no qual existirão diversos consumidores sob sua responsabilidade. Por isso, gerenciar sua carteira é essencial, estabelecendo período de contatos com objetivo de sempre manter um relacionamento próximo com os clientes, para que eles não esqueçam sua marca. É importante ressaltar que esse contato precisa de limites, para que não se torne algo invasivo.

Prospectar clientes

Prospectar novos compradores é essencial, pois representam novos negócios. Muitas vezes, há uma certa concentração apenas nos clientes já existentes, se esquecendo de prospectar os novos. Porém, dessa forma, a empresa ficará estagnada, sem alcançar novos potenciais.

Qual perfil de um agente comercial?

Para quem quer seguir a carreira como agente comercial, confira os principais requisitos que precisam ser atendidos para essa profissão:

1. Comunicar-se com clareza

É necessário que esse profissional saiba se expressar de forma clara e objetiva, sabendo se relacionar com os mais diversos tipos de pessoa. Beleza?

2. Capacidade para ouvir o cliente

As negociações não devem ser um monólogo, pois, dessa forma, dificilmente a venda será concretizada. Portanto, é necessário saber ouvir quais as necessidades do cliente e estar pronto para oferecer as melhores soluções. Lembre-se, seu papel é ser um facilitador no momento de vendas.

3. Poder de argumentação

Sabendo ouvir o cliente, será necessário também saber argumentar. Mostrando que é realmente uma autoridade no assunto. Demonstrar números, estatísticas e vantagens competitivas auxilia no poder de argumentação e convencimento para venda.

4. Conseguir transmitir segurança para o cliente

ara fechar um negócio, o cliente precisa sentir segurança no discurso do agente comercial e confiar na solução apresentada. Por isso, não basta apenas apresentar números e as estatísticas, se não souber manter-se seguro na fala.

5. Ser paciente e persistente

Negociações levam tempo para serem concretizadas e, quanto maior for o valor do investimento, mais essas negociações costumam se prolongar, pois é uma decisão complexa. “Então, Tiago, vou precisar ser paciente?” Sim, além de demonstrar abertura e sempre estar pronto para esclarecer dúvidas.

Qual a formação e especialização necessárias para área?

Não há um curso específico para ser agente comercial, porém, um Curso Superior em Administração ou Curso Técnico em Vendas e Marketing podem ser essenciais para executar melhor a função.

Qual salário de um agente comercial?

A média salarial para Agente Comercial no Brasil é de R$ 2.812,00. Quer saber mais sobre carreiras que você pode seguir e se dar super bem? Então, veja outros conteúdos no blog da T2 Educação!
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido
entenda o que é o ipca acumulado

IPCA Acumulado: O Que É E Como Ele Influencia O Mercado

Se você é uma pessoa antenada nas notícias, provavelmente, já ouviu falar do IPCA acumulado, né? De vez em quando, esse termo aparece nos noticiários, como um dos indicadores mais importantes do país.  Mas, afinal, do que se trata esse tal de IPCA? Será que ele influencia na minha e na sua vida? Tenho certeza…

Ler mais