Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Agente Comercial: Como Funciona O Cargo Em Diferentes Empresas

Compartilhar
Agente Comercial Como Funciona O Cargo Em Diferentes Empresas
Agente Comercial é o profissional que atua diretamente nas vendas de produtos de uma determinada empresa, ou seja, ele é a ponte entre ela e seus clientes, podendo atuar de forma autônoma, ter sua própria empresa ou ser diretamente contratado. Esse profissional é responsável por captar as propostas e pedidos, e transmiti-lo para empresa, a fim de concluir o negócio de acordo com os processos comerciais previstos. Vamos entender melhor essa carreira? Vem comigo!

O que faz um agente comercial?

O agente comercial vai além de apenas vender para o cliente. Esse profissional sabe identificar as necessidades do comprador, criando ofertas compatíveis com seu perfil e realidade. Em seu dia a dia, é possível identificar as seguintes atuações:

Realizar negociações

O agente comercial é responsável por entender a necessidade do cliente. Com isso, ele faz negociações a fim de garantir uma relação comercial em que todos possam ficar satisfeitos.

 Identificar oportunidades e ameaças

Esse profissional deve estar sempre atento ao seu mercado de atuação, com objetivo de identificar novas oportunidades e ameaças. Como ele é a visão externa da marca e tem esse contato direto com o cliente, é possível ter uma visão mais ampla e direta, observando como está o mercado e o que tem surgido de novidades.

Gerenciar a carteira de clientes

É muito provável que o agente comercial lide com uma carteira de clientes, no qual existirão diversos consumidores sob sua responsabilidade. Por isso, gerenciar sua carteira é essencial, estabelecendo período de contatos com objetivo de sempre manter um relacionamento próximo com os clientes, para que eles não esqueçam sua marca. É importante ressaltar que esse contato precisa de limites, para que não se torne algo invasivo.

Prospectar clientes

Prospectar novos compradores é essencial, pois representam novos negócios. Muitas vezes, há uma certa concentração apenas nos clientes já existentes, se esquecendo de prospectar os novos. Porém, dessa forma, a empresa ficará estagnada, sem alcançar novos potenciais.

Qual perfil de um agente comercial?

Para quem quer seguir a carreira como agente comercial, confira os principais requisitos que precisam ser atendidos para essa profissão:

1. Comunicar-se com clareza

É necessário que esse profissional saiba se expressar de forma clara e objetiva, sabendo se relacionar com os mais diversos tipos de pessoa. Beleza?

2. Capacidade para ouvir o cliente

As negociações não devem ser um monólogo, pois, dessa forma, dificilmente a venda será concretizada. Portanto, é necessário saber ouvir quais as necessidades do cliente e estar pronto para oferecer as melhores soluções. Lembre-se, seu papel é ser um facilitador no momento de vendas.

3. Poder de argumentação

Sabendo ouvir o cliente, será necessário também saber argumentar. Mostrando que é realmente uma autoridade no assunto. Demonstrar números, estatísticas e vantagens competitivas auxilia no poder de argumentação e convencimento para venda.

4. Conseguir transmitir segurança para o cliente

ara fechar um negócio, o cliente precisa sentir segurança no discurso do agente comercial e confiar na solução apresentada. Por isso, não basta apenas apresentar números e as estatísticas, se não souber manter-se seguro na fala.

5. Ser paciente e persistente

Negociações levam tempo para serem concretizadas e, quanto maior for o valor do investimento, mais essas negociações costumam se prolongar, pois é uma decisão complexa. “Então, Tiago, vou precisar ser paciente?” Sim, além de demonstrar abertura e sempre estar pronto para esclarecer dúvidas.

Qual a formação e especialização necessárias para área?

Não há um curso específico para ser agente comercial, porém, um Curso Superior em Administração ou Curso Técnico em Vendas e Marketing podem ser essenciais para executar melhor a função.

Qual salário de um agente comercial?

A média salarial para Agente Comercial no Brasil é de R$ 2.812,00. Quer saber mais sobre carreiras que você pode seguir e se dar super bem? Então, veja outros conteúdos no blog da T2 Educação!