Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

ANBID ou ANBIMA? Entenda as Diferenças!

Compartilhar
anbid
Vou mandar a real: você sabe o que é ANBIMA? E já ouviu falar sobre ANBID? Se você deseja entrar para o mercado de investimentos é essencial saber o que são para poder obter os seus certificados para atuar na área.  Continue lendo esse artigo e entenda!

Qual a diferença entre ANBID e ANBIMA?

A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que surgiu a partir da ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e da ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro). Ou seja, entre ANBID ou ANBIMA, a diferença é que a primeira não existe mais e se fundiu com outra associação para criar a segunda.  Então, quando você estiver procurando informações para conseguir seus certificados para atuar no mercado de investimentos, busque sempre pelos dados da ANBIMA, tá legal?

Qual a importância da ANBID?

A ANBID foi a principal instituição que atuou a favor da regulamentação do mercado de capitais no Brasil, oferecendo as certificações CPA 10 e CPA 20 para aqueles que desejassem atuar no setor.  Isso foi muito importante porque, por meio dos cursos, é possível criar um segmento repleto de profissionais que realmente entendem sobre a atividade que estão exercendo, havendo um alto nível de qualificação. Porém, além disso, funcionou como um criador de um código de ética, promovendo um padrão de conduta esperado para os investidores.  E isso foi essencial porque temos que pensar o seguinte: um Agente Autônomo de Investimentos é alguém que estudou muito para conseguir esse cargo e sabe muito sobre o mercado financeiro. As recomendações que ele faz são baseadas em sua bagagem acadêmica e conhecimento adquirido ao longo dos anos. Agora, imagine se qualquer pessoa pudesse indicar investimentos? Ela poderia dizer para um cliente aplicar seu dinheiro em determinado lugar sem nenhum embasamento teórico, apenas usando seus achismos. E se der muito errado, o que acontece? Entendeu por que a ANBID foi um divisor de águas? Ela foi a garantia de que aquele profissional que está lidando com o dinheiro dos investidores realmente entende o que está fazendo e irá evitar grandes perdas financeiras. Desde 2009, ela não existe mais, dando espaço para a ANBIMA. Essa instituição também segue os mesmos princípios, dando continuidade ao importante serviço de estabelecer um mercado de investimento mais saudável. Gostou de saber a diferença entre ANBID ou ANBIMA e a importância de ter uma associação reguladora? Continue lendo o blog da T2 Educação para saber mais!
Matéria Anterior
Próxima Matéria