ANBIMA altera regras para atualização das certificações

No começo de julho, houve uma mudança na regra para atualização das certificações ANBIMA. E nós resolvemos explicar melhor o que aconteceu pros nossos alunos não ficarem com dúvida.
 
Antes, o profissional certificado precisava fazer uma prova de atualização, que continha algumas questões a menos do que o exame principal. A partir do dia 2 de julho de 2018 (data de vigência da nova versão do Código de Certificação), a renovação da CPA-10 e CPA-20 será feita através de um curso oferecido pela empresa em que o profissional trabalha ou pela própria ANBIMA, em até 15 dias antes do vencimento da certificação.
 
A ANBIMA também lembra que, caso esse período de vencimento seja ultrapassado, a única opção será iniciar novamente todo o processo de certificação.
 
Além disso, a renovação da CEA também poderá ser feita por um curso oferecido pela instituição onde o profissional trabalha. Antes, ela podia ser feita apenas pelo curso da ANBIMA.
 
Mas vamos deixar uma coisa bem clara aqui.
 
O fato de a renovação ser feita por um curso e não por uma prova não anula a necessidade de fazer o exame para conseguir a certificação. Ou seja, se você ainda não tem CPA-10, CPA-20 ou CEA, ou se deixou a sua certificação vencer, ainda é preciso fazer as provas.
 
Portanto, não confunda as coisas. Os exames da ANBIMA ainda existem, e pra quem não tem certificação, a única opção continua sendo fazer a prova e conquistar através do estudo.
 
O Código de Certificação fala uma coisa interessante sobre a atualização das certificações. Se você não sabe, existe uma diferença entre Profissional Aprovado e Profissional Certificado. Vamos resumir os dois desta maneira:
– Profissional Aprovado: aquele que passou na prova mas não trabalha em uma instituição vinculada à ANBIMA.
– Profissional Certificado: aquele que passou na prova e trabalha e uma instituição vinculada à ANBIMA.
 
No campo da atualização, a diferença é basicamente sobre o tempo de validade da certificação e como esses profissionais podem se atualizar. Para os Aprovados, a validade é de 3 anos, e a única maneira de atualizar a certificação é através do curso da ANBIMA. Para os Certificados, a validade sobe para 5 anos, e há, além do curso da ANBIMA, a opção de fazer o curso dentro da própria empresa.
 
Uma coisa bem legal que vimos no Código de Certificação é a atualização automática da certificação em alguns casos. Se você possui CPA-10 e/ou CPA-20, e fizer o exame de aprovação ou atualização da CEA, as certificações anteriores serão automaticamente atualizadas com a data de vencimento da CEA.
 
O mesmo vale para quem tirar a CPA-20. Nesse caso, a certificação CPA-10 terá sua data de validade renovada automaticamente.
 
Agora, mais do que nunca, é importante estar atento à data do vencimento da sua certificação.
 
E se você precisar prestar a prova mais uma vez, já sabe: estamos aqui para te ajudar a (re)conquistar sua certificação!
 
 
Se tiver qualquer dúvida sobre esta mudança, a ANBIMA disponibilizou o e-mail certificacao@anbima.com.br para contato.
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