Saiba Quais Foram as Últimas Alterações da ANBIMA

No começo de julho de 2018, houve uma mudança na regra para atualização das certificações ANBIMA. E nós resolvemos explicar melhor o que aconteceu para nossos alunos não ficarem com dúvida em relação a essas alterações da ANBIMA.
Está pensando em se certificar? Então, fique ligado neste conteúdo para entender tudo!

Que alterações da ANBIMA ocorreram em 2018?

Antes, o profissional certificado precisava fazer uma prova de atualização, que continha algumas questões a menos do que o exame principal. A partir do dia 2 de julho de 2018 — data de vigência da nova versão do Código de Certificação  — a renovação da CPA-10 e CPA-20 é feita por meio de um curso oferecido pela empresa em que o profissional trabalha. Isso também pode ser feito pela própria ANBIMA, em até 15 dias antes do vencimento da certificação.
A ANBIMA também lembra que, caso esse período de vencimento seja ultrapassado, a única opção será iniciar novamente todo o processo de certificação.
Além disso, a renovação da CEA também poderá ser feita por um curso oferecido pela instituição onde o profissional trabalha. Antes dessas alterações da ANBIMA, ela podia ser feita apenas pelo curso da ANBIMA.

Não é mais necessário fazer o exame?

Sim, o exame continua sendo necessário. O fato de a renovação ser feita por um curso, e não por uma prova, não anula a necessidade de fazer o exame para conseguir a certificação. Ou seja, se você ainda não tem CPA-10, CPA-20 ou CEA, ou se deixou a sua certificação vencer, ainda é preciso fazer as provas.
Portanto, não confunda as coisas. Os exames da ANBIMA ainda existem, e pra quem não tem certificação, a única opção continua sendo fazer a prova.
O Código de Certificação fala uma coisa interessante sobre essas alterações da ANBIMA. Se você não sabe, existe uma diferença entre Profissional Aprovado e Profissional Certificado. Vamos resumir os dois desta maneira:
  • profissional aprovado: aquele que passou na prova, mas não trabalha em uma instituição vinculada à ANBIMA;
  • profissional certificado: aquele que passou na prova e trabalha e uma instituição vinculada à ANBIMA.
No campo da atualização, a diferença é basicamente sobre o tempo de validade da certificação e como esses profissionais podem se atualizar. Para os Aprovados, a validade é de 3 anos, e a única maneira de atualizar a certificação é por meio do curso da ANBIMA. Para os Certificados, a validade sobe para 5 anos, e há, além do curso da ANBIMA, a opção de fazer o curso dentro da própria empresa. Beleza?
Uma coisa bem legal que vimos no Código de Certificação é a atualização automática da certificação em alguns casos. Se você possui CPA-10 e/ou CPA-20, e fizer o exame de aprovação ou atualização da CEA, as certificações anteriores serão automaticamente atualizadas com a data de vencimento da CEA.
O mesmo vale para quem tirar a CPA-20. Nesse caso, a certificação CPA-10 terá sua data de validade renovada automaticamente. Interessante, né?
Agora, mais do que nunca, é importante estar atento à data do vencimento da sua certificação.
E se você precisar prestar a prova mais uma vez, já sabe: estamos aqui para te ajudar a (re)conquistar sua certificação!
Se tiver qualquer dúvida sobre esta mudança, a ANBIMA disponibilizou o e-mail certificacao@anbima.com.br para contato.
1 1 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andressa
Andressa
2 anos atrás

Houve alterações a respeito do conteúdo da prova em julho/2018; vocês poderiam especificar o que foi para que o estudo seja feito de forma correta?

0
Ruy Galvão
Ruy Galvão
2 anos atrás
Reply to  Andressa

Oi, Andressa! Nós fizemos um infográfico com estas mudanças já vigentes em 2018. Dá uma olhadinha aqui: https://www.instagram.com/p/BmjGEtUjdEg/

0
Cristiane Oliveira
Cristiane Oliveira
1 ano atrás

Prezados, ainda nao trabalho em instituição vinculada à Anbima. Vou fazer a prova para CPA10 dia 26/06. Em caso de aprovação, se nao período de vigência eu começar a trabalhar em uma instituição vinculada, meu status de aprovado muda para certificado?
Atenciosamente,
Cristiane

0
simonr
simonr
1 ano atrás

Quero estudar p CPA20 qual o preço do curso.

0
Cristina Paula Rossi
Cristina Paula Rossi
1 ano atrás

Gostaria de agradecer pois seus videos me ajudaram muito a conseguir a certificação cpa10. Muito obrigada e parabéns pelos seus videos que ajudam tanta gente.

0
Wagner Rodrigues Dias
Wagner Rodrigues Dias
1 ano atrás

Quero fazer tirar o CPA-10 e CPA-20, há algum curso pra estudar para realização da prova?
Depois de ter as certificações ela tem prazo de validade ?

Como eu trabalho em uma empresa familiar e tenho como visão buscar uma instituição financeira é aconselhável fazer agora ou deixar para depois?

Fico no aguardo do seu retorno, obrigado.

0
Valter
Valter
10 meses atrás

Minha CP a10 venceu no mes 11 de 2019 .Ela atualiza automaticamente ou tenho que fazer prova novamente?

0
roberval garcia
roberval garcia
10 meses atrás

Boa tarde , minha certificação vence agora em novembro , porém eu sai da empresa em fevereiro, pretendo voltar a financeira ano de 2021 , como eu faço para atualizar a minha ? Roberval garcia / CPF:32130596843 , fico no aguardo !

0
monise
monise
2 meses atrás

Bom dia.
Tenho certificação cpa10 e cpa20 que foi emitida em agosto de 2015. Estava trabalhando no Bradesco qnd tirei, mas fui desligada da empresa dia 22/10/2020. Como faco para renovar? preciso fazer a prova de novamente ? ou faço o curso de atualização?

Att,

0
Tiago Feitosa
Editor
1 mês atrás
Reply to  monise

Oi Monise, minha dica é que você entre em contato diretamente com a Anbima para maiores esclarecimentos.

0

Você também pode se interessar por: