Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

ANBIMA — O Que É e Quais São os Certificados

Compartilhar
Logo Anbima 2 - T2 Educação

Sempre que a gente fala de CPA 10, CPA 20 ou CEA, lembramos que os certificados ANBIMA vêm daquelas aterrorizantes provas. Mas o que quer dizer esse nome? De onde saiu essa sigla gigantesca que dá calafrios em muitas pessoas?

Abaixo contaremos um pouco sobre a história da associação e como as certificações que ela emite podem mudar o nosso mercado.

ANBIMA: o que é e sua história

Mais conhecida como ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais foi criada em 21 de outubro de 2009 através da união entre a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), que já atuavam há cerca de 40 anos no mercado.

A entidade fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras, e possui mais de 340 associados. Além de representar essas instituições, a ANBIMA atua como entidade autorreguladora voluntária,usando 10 Códigos de Regulação e Melhores Práticas.

A ANBIMA é também a principal entidade certificadora dos profissionais dos mercados financeiro e de capitais do Brasil. Os quatro exames dela são: CPA-10, CPA-20, CEA e CGA (falaremos deles mais para frente). Além disso, ela é associada sênior do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), que mantém a Certificação CFP de planejamento financeiro pessoal no Brasil.

A associação possui uma das maiores (se não a maior) base de dados sobre os mercados financeiro e de capitais no Brasil. Sendo uma associação independente do governo e que visa trazer mais qualidade e transparência nas informações aos investidores, ela serve frequentemente como fonte de referência diária para as principais mídias do país, sejam elas impressas ou eletrônicas, tais como os jornais Valor Econômico,O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.

Missão da associação

A missão da instituição, e aqui reproduzo exatamente do site deles, é “fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global”.

A ANBIMA também gere o Como Investir, um site de educação financeira para investidores. Ao defender o desenvolvimento econômico e social e criar uma plataforma de ensino, ela atua diretamente no projeto de levar educação financeira a todos os brasileiros, um passo importante para mudar todo o país.

Assim, podemos entender que, ao criar as certificações que você tanto conhece, a ANBIMA reconhece que os profissionais do mercado financeiro que obtiverem as certificações podem também influenciar o mercado através do trabalho e dos estudos.

Estratégias anuais

Todo ano a ANBIMA muda a sua estratégia institucional para ajudar no crescimento do mercado financeiro do Brasil. Para tal, a associação gera debates com o Governo e com a sociedade para entender melhor o quadro nacional, propondo então ações que gerem resultados em vários os setores da economia.

Em 2017, a prioridade estratégica escolhida pela associação foi a de fortalecer o mercado de capitais do Brasil. Os principais objetivos estratégicos desta prioridade foram:

  • Mercado primário – aprimoramento dos instrumentos e do processo de ofertas.
  • Mercado secundário – aumento da transparência e liquidez do mercado secundário de renda fixa.
  • Base de investidores – ampliação da base de investidores, com diversidade de agentes.
  • Autorregulação – mudança de foco do produto para a atividade.
  • Educação – maior qualificação do agente de mercado e informação ao investidor.

Os temas norteadores para atingir tais objetivos influenciam diretamente na nossa vida. No ano de 2017, eles compreendem os assuntos: Tributação, Previdência, Distribuição, Inovação tecnológica e Internacionalização.

Agindo com o Governo e com a população, a ANBIMA estabelece uma relação direta com a nossa economia, e com o emprego de todos os profissionais o mercado financeiro.

Quais as certificações da ANBIMA?

As principais certificações da ANBIMA são:

Cada uma destas certificações representa uma fase na carreira do profissional do mercado financeiro. Você pode ser cobrado para tirar qualquer uma dessas certificações, a qualquer momento. Aconteceu com o professor Tiago aqui da escola. Um antigo chefe disse que se ele não tivesse a CPA 20, não teria mais lugar na empresa.

E adivinha só? O Tiago passou na prova, ajudou amigos a estudarem, até que percebeu que poderia ajudar muito mais pessoas e abrir uma escola pra fazer isso. Mas essa é uma história pra outro momento. Vamos voltar às certificações.

Cursos para provas da ANBIMA

Dentre as quatro provas da ANBIMA, nós oferecemos cursos para as três primeiras: CPA 10, CPA 20 e CEA.

Além de manter apostilas e simulados atualizados com o edital da ANBIMA, a Passar na CPA disponibiliza atendimento exclusivo por WhatsApp, em que você fala com o professor Tiago para tirar todas as dúvidas durante seu período de estudos.

Esse método de estudos, com atendimento exclusivo, já foi comprovado por milhares de alunos. Se você quiser aumentar as suas chances de passar na CPA 10, ou conseguir a atualização, vem estudar com a gente!

Eu garanto que em 15 dias você estará preparado para mandar bem na prova. Nosso método de estudo diferenciado fixa o conteúdo na sua cabeça, isso eu posso prometer.

Gostou de saber o que é ANBIMA, sua história e certificados? Agora veja como passar no CPA 10!

Matéria Anterior
Próxima Matéria