Aprenda a comer bem na correria do banco

Atenção, bancárias e bancários que sofrem na hora do almoço!

Convidamos a nutricionista e facilitadora de oficinas culinárias funcionais Thalyta Franco para ajudar vocês a se alimentarem melhor nessa vida corrida do mercado financeiro. Afinal, não adianta nada mandar bem no trabalho se a sua saúde não acompanhar. Ninguém trabalha bem se não está bem alimentado.

A partir de agora, o texto que vocês lerão é dela, e não do Ruy. Com vocês, Thalyta!


 

Muitas vezes, com a rotina turbulenta, acabamos deixando nossa saúde e alimentação de lado, nos virando com o que que temos, na hora que dá.

Mas esquecemos que, se não alimentarmos nossa máquina, uma hora ou outra ela irá parar, nos obrigando cuidar de nós mesmos.

Não importa o quão corrido é o seu dia, ou quantas mil tarefas você precisa realizar, tudo é uma questão de prioridade. Pois sempre arrumamos um tempinho para o que realmente queremos fazer, não é mesmo?

Então aqui vão 5 dicas simples e práticas para que você se alimente melhor, sem mistérios, dificuldades ou mágicas:

1. Beba mais água

É SÉRIO, BEBA MUITA ÁGUA

Isso mesmo. A água é um dos nutrientes mais importantes do nosso corpo.

Se nosso corpo, inclusive cérebro, é quase 80% água, imagine o que acontece quanto você não a repõe diariamente. A desidratação causa retenção de líquidos, sonolência, dificuldade de raciocínio e até falta de energia (o famoso desânimo e vontade de fazer nada). Em contrapartida, um cérebro bem hidratado que dará muito mais foco e concentração.

Possivelmente neste momento você deve estar pensando que não gosta de beber água porque precisa ir toda hora ao banheiro e irá perder tempo(!!!). Porém, com uma boa quantidade de água no seu corpo, sua produtividade será muito maior do que os minutinhos que você perderá no banheiro. Sem contar que urinar é super saudável e faz parte da vida, OK?

2. Planeje sua alimentação

Escolha um dia da semana para planejar o que você vai comer na semana seguinte. Feito a lista do que você gostaria de comer, faça a lista de compras e escolha um dia para ir no mercado (planejar antes de ir ao mercado fará com que você não perca tempo lá, não gaste a mais comprando alimentos desnecessários, e não falte algo bem na hora que você está cozinhando).

Compre os alimentos mais práticos possíveis: já higienizados, cortados, ralados, picados. Isso irá poupar muito do seu tempo. O preparo dos alimentos fica a seu critério e como for mais prático pra você. Tenho clientes que em 1 dia fazem a marmita da semana inteira e congelam. Outros preferem cozinhar a cada dois dias e não congelar.

Marmita - T2 Educação
Status atual: inveja dessa marmita

Tem aqueles que fazem as preparações e vão separando em porções individuais. Estes escolhem todo dia o que querem comer e colocam na marmita congelada, pois irá descongelar até a hora do almoço (exemplo: arroz, feijão, legumes, carne, frango, etc). E tem ainda aqueles que preferem preparar a comida todos os dias, pois não gostam de comer comida requentada. Neste caso, eles precisam se organizar melhor para separar um tempo para cozinhar todos os dias.

O fato é: ou você se organiza e faz o mais prático possível, ou compra marmitas prontas congeladas e abastece seu freezer. Ou paga uma cozinheira, ou vai acabar em fast-food e delivery todos os dias, e uma hora a conta vai chegar, tanto financeira quanto na sua saúde.

Não precisa inventar moda, querer fazer pratos sofisticados. Se você não se importa se repetir a comida, vai fundo! Varie a sua semana, e não os seus dias.

3. Coma ovo no café da manhã

Isso aí é café da manhã do Paraíso.

Comer ovo no café da manhã traz muito mais saciedade, além de conter na gema uma substância chama colina, que ajuda a aumentar o foco e concentração, tanto no seu trabalho quanto nos seus estudos.

Pode ser ovo mexido, omelete, cozidos, frito no fio de azeite, como preferir. Uma dica é colocar no seu ovo açafrão e pimenta preta. O açafrão é o tempero mais estudado no mundo atualmente, por ser um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, antifúngico, antibactericida, antiviral, anti câncer, entre outros (e a pimenta vai potencializar a sua absorção).

4. Coma mais frutas e verduras

Este é o básico que todo mundo já sabe, mas pouca gente pratica.

Frutas e verduras são ricas em vitaminas e minerais, e vão auxiliar no bom funcionamento do metabolismo. Como na dica anterior, compre já higienizadas, lavadas, cortadas. Tudo o mais prático possível, só para você colocar no potinho e levar para o trabalho.

Frutas - T2 Educação
Frutas são tão bonitas quanto saudáveis.

Se não é seu hábito comer nada disso, comece aos poucos. Uma fruta, uma hortaliça e um legume já é o suficiente. Vá aumentando gradativamente. Não adianta querer mudar tudo da água para o vinho da noite para o dia, porque grandes são as chances de você desistir no meio do caminho.

5. Mastigue mais devagar

A mastigação é de suma importância para que seu metabolismo consiga absorção melhor os alimentos, para ajudar na sua microbiota intestinal e para manter seu peso ou emagrecer.

Te desafio a fazer a próxima refeição e marcar no relógio o horário que você começa a comer e termina. Estou certa de que você irá se surpreender com a velocidade das suas garfadas. Se você tem apenas 15 minutos de almoço, faça o seu melhor com o que você tem no momento. Coma em 10 minutos. Leve a marmita suja para casa para poupar tempo. Vá ao banheiro antes do seu horário.

Ou seja, crie estratégias para que você consiga se alimentar da melhor forma. Treine comer mais devagar em casa ou outros momentos que tenha mais tempo: coma com sua mão não dominante, escolha talheres menores, descanse os talheres a cada garfada, mastigue bem até o alimento ficar pastoso na sua boca, mastigue no mínimo 10x. Essas são algumas estratégias que você pode utilizar no seu dia a dia.

Lembre-se que tudo na vida é questão de treino e prática para que se torne um hábito, e é de passo em passo que você alcança seus objetivos. Sem saúde, não conseguimos conquistar nenhum outro.

Saúde pra todo mundo!

Ruy de volta. Já pronto pra comprar muitos ovos pra comer de manhã e planejar muitas marmitas pra esquentar aqui na escola.

O que vocês acharam do texto da Thalyta? Contem pra gente nos comentários como vocês fazem pra se alimentar bem na correria do banco!

Temos certeza de que a experiência de vocês pode ajudar muita gente que tem dificuldade pra se alimentar bem no dia a dia, principalmente se ela trabalha no mercado financeiro. 😉

Siga o trabalho da Thalyta através da página de Facebook dela, ou no perfil do Instagram. Espero que ela volte aqui no blog para dar umas receitas bem práticas e saborosas pra vocês!

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