Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Assessor‌ ‌de‌ ‌Investimentos‌ ‌—‌ ‌Conheça‌ ‌a‌ ‌Importância‌ ‌ Dessa‌ ‌Carreira‌ ‌do‌ ‌Futuro

Compartilhar
assessor de investimentos
Já se imaginou ganhando bem e trabalhando de forma mais autônoma? Se você investir em uma carreira como a de assessor de investimentos, isso é possível. Além de oferecer uma forma de trabalho que é desejada por muitos, essa área também será ainda mais importante daqui alguns anos. Quer entender mais? Então, se liga neste conteúdo que eu preparei!

Por que o assessor de investimento é um profissional do futuro?

Você deve acompanhar o noticiário e saber que a previdência é uma das grandes preocupações dos brasileiros, né? Afinal, as pessoas trabalham a vida inteira e quando se aposentam recebem cerca de um salário mínimo — um valor que, muitas vezes, mal cobre as despesas básicas! Para fugir dessa realidade, aos poucos, a sociedade está começando a investir, até mesmo na Bolsa de Valores. Ainda que seja pequeno o percentual de pessoas que conseguem fazer isso, já é um sinal bastante positivo. Caso continuem assim, daqui a algum tempo, esses investidores estarão em condições muito melhores do que se não tivesse guardado nada. E quem não quer ter um pouco de conforto, né? O grande desafio atual é, além de mostrar que todos podem investir um pouco, é ensinar como fazer as aplicações. No mercado financeiro, existem muitas possibilidades: títulos públicos, CDB, LCI, LCA, ETF, ações e muito mais. Conforme cresce o número de investidores, aumenta também a demanda pelo assessor de investimento. Quer ver só como ele é importante? Imagine que não existisse o professor de atividade física. Nesse cenário, os interessados teriam que buscar o treino por conta própria — na internet, por exemplo, onde, apesar de ter muita informação, não há distinção entre as pessoas. O mesmo acontece com o assessor. Em cinco minutos de pesquisa você vai ver que pode investir em várias aplicações. Mas, afinal, qual é a melhor para o seu caso? Certamente, o profissional de investimento saberá indicar.

O que faz um assessor de investimentos?

Acho que no exemplo acima ficou claro como o assessor de investimentos é fundamental para quem quer cuidar bem do dinheiro. Esse profissional é capaz de entender as necessidades do cliente e indicar os melhores ativos a partir dos objetivos individuais. Até porque, cada pessoa tem uma relação com o dinheiro, uma renda e planos. Alguém que deseja morar no exterior daqui dois anos tem uma expectativa diferente de quem quer comprar uma casa em dez. Para cada perfil, existe um “plano de ação” que o assessor pode sugerir e ajudar a colocar em prática. Sacou? “Então, Tiago, o profissional precisa ter uma boa comunicação e entender tudo de mercado financeiro, né?” Exatamente! Além de enxergar as necessidades que cada um tem, o assessor também precisa ser fera em economia e manjar dos paranauê dos investimentos. Imagine que o cliente pergunta por que a ação da empresa A é melhor que da B. Para não ficar com cara de bobo, muito menos correr o risco de perder negócio, é importante ter tudo na ponta da língua — e do lápis!

Como se tornar um assessor de investimento?

Agora vamos para a boa notícia: qualquer pessoa pode se tornar um investimentos. Não é preciso ser economista, administrador, engenheiro ou o que for. “Mas, Tiago, você disse que era preciso saber um monte de coisa”. Sim, eu disse. Apesar de não existir uma formação exigida para atuar na área, os interessados devem tirar a certificação de Agente Autônomo de Investimentos da Ancord. Para isso, é necessário fazer uma prova, que não é um bicho de sete cabeças, mas que cobra vários conteúdos. Por exemplo:
  • atividade e código de conduta do agente autônomo de investimentos;
  • sistema financeiro nacional (SFN);
  • fundos de investimentos;
  • conceitos básicos de matemática financeira;
  • lei nº 9.613/98;
  • e muito mais.
Ufa…tem interesse nessa área, mas tem medo do exame? Não encana! A T2 Educação possui o melhor curso voltado para a certificação de autônomo! Se eu fosse você, não perderia tempo e iria me inscrever. Afinal, quanto mais tempo você tiver para os estudos, melhor. Matricule-se no curso para a Ancord e boa sorte nessa carreira que ainda tem muito para crescer no nosso país!
Matéria Anterior
Próxima Matéria