Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Entenda o que é uma Asset Management

Compartilhar
0001- T2 Educação -Entenda o que é uma Asset Management - t2 educação - Passar na CPA CEA

Dentro do mercado financeiro encontramos muitos nomes e termos diferentes a todo momento, desde produtos financeiros, a nome de tipos de operações e é claro, nos serviços que são prestados pelas instituições e profissionais que trabalham nesse mercado.

Quando falamos de gestão de ativos, a asset representa uma ótima oportunidade para o investidor ver seu patrimônio ser cuidado de forma profissional com o cuidado de tomar as decisões mais benéficas ao investidor.

O QUE É UMA ASSET?

Este termo, asset, está relacionado ao serviço prestador pelas instituições, como bancos ou os fundos de investimentos que fazem a gestão do patrimônio dos cotistas do fundo.

Uma asset deve ser legalmente constituída e deve passar pela supervisão da Comissão de Valores Mobiliários. Importante destacar que o funcionamento dela será independente, ou seja, ela não está vinculada a uma instituição financeira, e pode tomar decisões que forem as mais benéficas possíveis para seus clientes.

Uma asset é formada por vários profissionais que realizam a gestão de muitos produtos, dessa forma eles distribuem os recursos captados junto aos clientes em vários tipos de ativos como por exemplo:

  • Ações
  • Ativos de renda fixa
  • Imóveis e recebíveis imobiliários
  • Moedas e commodities
  • Bdrs

Com uma carteira composta por diversos ativos diferentes, é feita então a proteção do patrimônio através da diversificação, o que aumenta a rentabilidade e também expõe menos os recursos dos investidores ao risco de mercado.

Então para resumir o conceito, sempre que um cliente faz a contratação dos serviços prestados por uma asset, ele está transferindo a gestão de seu patrimônio para terceiros, que de forma profissional e especializada, vão buscar o melhor resultado da equação risco x retorno.

Falando ainda desses clientes, nós podemos ter três perfis como demonstro abaixo:

  • Clientes pessoa física de alta renda;
  • Investidores institucionais como fundos;
  • Os recursos do setor público.

ENTENDENDO O QUE É UMA GESTORA DE RECURSOS?

A área de gestão de recursos é basicamente o coração da asset, esta área é responsável por estruturar e implementar a maior parte das políticas de investimento. É comum que seja nesse âmbito em que a maioria dos profissionais da asset estejam concentrados.

Quanto maior for a asset, mais equipes ela terá, e assim essas equipes ficarão divididas entre especialistas de diversos produtos, por exemplo, um gestor pode ser responsável por uma equipe que fará a gestão de ativos de renda fixa, outro gestor ficará com a equipe que cuida do segmento de ativos de renda variável e assim por diante.

DIFERENÇA DE UMA ASSET PARA UMA CORRETORA DE VALORES

Um dos principais pontos é que em uma corretora é o próprio cliente quem decide onde e como seu patrimônio vai ficar alocado, já em uma asset isso ficará sob responsabilidade dos profissionais que trabalham nessa instituição.

Tem também diferenças na forma de cobrança pelos serviços prestados entre elas. Em uma corretora, uma parte significativa de seu lucro vem da distribuição de seus produtos.

Já na asset, o ganho vem em proporção aos  investimentos dos clientes, pode ser através de uma taxa relativa ao capital investido ou ainda por meio de comissões sobre os lucros auferidos através dos ativos investidos.

ASSET MANAGEMENT X WEALTH MANAGEMENT

Como já foi explicado nesse artigo, uma asset management se trata do serviço de gestão de ativos financeiros que é realizado pela asset. Ou seja, será da gestora a responsabilidade de fazer a gestão do capital do cliente tomando as decisões certas para a otimização da rentabilidade carteira.

No caso da Wealth Management, há uma gestão mais completa e generalista.

Em outras palavras a cobertura é maior, pois a gestão será feita olhando para a administração dos bens, direitos e obrigações do cliente fazendo todo o planejamento financeiro, impostos, aposentadoria, entre outras coisas que possam ser necessárias.

É claro que por ser um serviço muito mais abrangente, esse tipo de demanda é feito mais comumente pelos clientes de alta renda, como empresários e ou herdeiros de grandes patrimônios.

PARA VOCÊ QUE DESEJA TRABALHAR EM UMA ASSET

Saiba que para que você possa conseguir entrar em uma asset é necessário ter alguns requisitos em sua qualificação profissional pois o nível de exigência para exercer as funções em uma gestora de ativos é do mais alto nível.

Para ser um gestor ou como é chamado um Asset Manager, é necessário que você tenha credenciamento junto a CVM e tenha certificações ligadas a gestão de ativos como as da Anbima por exemplo.

Isso é preciso porque é o gestor profissional quem faz a gestão da carteira de ativos dos clientes e isso irá abranger muito mais do que comprar ou vender ativos, é preciso traçar estratégias de investimentos para otimizar os resultados.

Ter amplo conhecimento em economia, finanças, investimentos e mercado financeiro em geral também é indispensável.

Partindo do ponto em que você tenha esses requisitos chega o momento então de buscar as vagas nessa área.

É possível buscar as vagas tanto entrando diretamente em contato com as instituições, após uma busca pela internet você conseguirá ter acesso a várias assets e de seus respectivos contatos, pegue o número, e-mail ou link das redes sociais para que você possa interagir com a instituição.

Uma outra forma é fazer uma busca pelo Linkedin já que ela é uma rede específica para trabalhar o relacionamento profissional. Assim você poderá interagir de forma mais direta com a instituição e encontrará diversos profissionais do setor e assim ir construindo aos poucos sua rede de contatos.

Quer saber mais sobre esse assunto e todos os outros que caem nas provas da ANBIMA? Conheça nossos cursos para CPA 10, CPA 20, CEA, ANCORD e CFP®, e descubra por que 94% dos nossos alunos são aprovados estudando com a gente!