Bitcoin: o que é e como funciona a criptomoeda

O que é bitcoin?

De um modo bem simplista, bitcoin é uma moeda virtual. Assim como você usa real ou dólar para comprar algo, é possível usá-la na hora de pagar. A diferença é que essa moeda não existe fisicamente, apenas dentro do computador.

logo bitcoin símbolo
O símbolo oficial da bitcoin.

 

 

Como funciona a bitcoin?

Pra você entender melhor o funcionamento da bitcoin, vou explicar alguns termos específicos dessa moeda virtual tomando como base o site bitcoin.org. Vamos lá:

Saldos – cadeia de blocos (Blockchain)

Seu dinheiro físico é guardado na carteira, certo? Com a bitcoin não é diferente. Ao criar sua carteira virtual (no computador ou no celular, uma das duas opções), você começa fazer parte de uma cadeia de blocos, conhecida no meio como Blockchain,  um livro de registro de contabilidade público compartilhado. Todas as transações confirmadas são incluídas na blockchain, fazendo com que seu saldo seja calculado e que você possa realizar novas transações.

Transações – chaves privadas

Em vez de digitar uma senha de cartão de crédito ou dar uma nota na mão do comerciante, você realiza transações com a bitcoin. Essa transação é uma transferência de valor entre carteiras  através de uma informação secreta chamada chave privada, que é usada para assinar transações, provando que elas vieram do dono da carteira e prevenindo que seja alterada por qualquer um depois de emitida.

Processamento – mineração

A mineração é um processo totalmente online que serve para confirmar as transações em bitcoin. Mas como ela faz isso? Vou tentar explicar: para serem confirmadas, as transações devem ser incluídas em um bloco e verificadas pela rede através de regras criptográficas. Ela nada mais é do que uma rede de computadores que geram bitcoins quando uma transação é feita.

Temos então, resumidamente, as etapas de criação da moeda (mineração), compra para colocar na carteira (saldo) e pagamento (transação com chave privada).

Transação com bitcoin
O caminho completo de uma transação com bitcoin na Blockchain.

Fica fácil de entender assim?

 

Como conseguir bitcoin?

Existem duas maneiras de se ter bitcoin.

A primeira é criar uma carteira e passar a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento pelos seus produtos ou serviços. As carteiras são sites, aplicativos ou softwares que você instala no computador ou celular para guardar suas bitcoins.

A segunda é comprá-las nas casas de câmbio, como se estivesse comprando um punhado de dólares usando nossa moeda, o real. Neste caso, você compraria uma bitcoin pelo valor dela no dia. Se ela estiver valendo $100,00, é este o preço que você terá que desembolsar por uma unidade.

 

Quanto vale uma bitcoin?

Chegamos à parte delicada deste assunto. Muitos críticos da moeda virtual especulam que a bitcoin vive uma bolha prestes a estourar, ou seja, que ela vai dar prejuízo a todos os investidores que apostaram nela por cair de valor de uma hora pra outra e nunca mais valorizar.

Por um lado, eles podem estar certos. A unidade dessa moeda chegou a valer mais de 18 mil dólares em 2017 (uma valorização de 1500% em 1 ano), ao ponto que pode cair bruscamente de um dia para o outro, voltando a valer 100 dólares por qualquer que seja o motivo.

Resumindo: bitcoins podem valer mais ou menos de uma hora pra outra, portanto não existe valor certo para a moeda.

bitcoin impressa
‘Bitcoins’ impressas por Mike Caldwell, um entusiasta desta moeda virtual em Sandy (Utah) e fotografadas em 31 de janeiro. JIM URQUHART (REUTERS)

 

 

Os riscos de usar bitcoin

Sendo uma moeda volátil e imprevisível, não é recomendado que as pessoas mantenham suas economias exclusivamente ou majoritariamente em bitcoin. Ela deve ser considerada como um bem de alto risco, portanto nunca guarde um dinheiro em criptomoeda se você precisa dele. Aceite ou compre bitcoin se o dinheiro envolvido não for fazer falta caso perdido.

A moeda virtual é um investimento de fácil acesso, o que faz com que pessoas que nunca investiram em ações consigam participar deste mercado. Isso é perigoso principalmente porque o “boca a boca” diz que “um conhecido meu ganhou muito dinheiro com bitcoin”. Logo, por que você não tenta?

É preciso estudar a fundo as criptomoedas e saber todos os riscos envolvidos. Perder muito dinheiro de uma hora pra outra tem a mesma probabilidade de acontecer do que ficar um pouco mais rico de repente.

Além de tudo isso, especialistas afirmam que bitcoins já estão em uma bolha. Ou seja, o dia em que essa moeda perderá completamente seu valor está mais próximo do que imaginamos.

 

O jeitinho de enriquecer com Bitcoin

Como todo ativo que tem a capacidade de movimentar muita grana, a bitcoin acaba atraindo olhares de pessoas mal intencionadas e de pessoas desavisadas. Na prática, isso é um prato cheio para as conhecidas pirâmides financeiras.

Nos últimos anos pipocou por todo lado “empresas” que prometiam ganhos incríveis com bitcoin. Elas diziam que só era preciso você fazer o investimento em convidar mais pessoas para essa rede “maravilhosa” de ganhos. Simples assim.

“Piramid Alert Detected”. Pois é, qualquer coisa que tente convencer você a investir seu dinheiro em troca de uma garantia, desconfie. A real é que, por conta da atenção que o bitcoin vem trazendo, nasceu junto com isso um punhado de empresas de “Marketing Multinivel” de bitcoin.

Isso é fraude. Cuidado!

 

crime pirâmide bitcoin
Pirâmide é um crime.

 


O futuro

É difícil apontar um futuro certo para este tipo de transação. Porém, é seguro dizer que as criptomoedas são parte do futuro da economia mundial.

Bitcoin é apenas a ponta do iceberg. Existem algumas criptomoedas surgindo (como a IOTA, que falaremos em outro texto). Elas representam, a grosso modo, a luta do livre mercado contra as grandes instituições financeiras, órgãos reguladores e governos.

É claro que sempre haverá aqueles que tentarão usar esse artifício para fins ilegais. Mas se as pessoas aderirem cada vez mais às criptomoedas, aceitando e pagando com bitcoin legalmente, por exemplo, o número de transações com as moedas virtuais sustentará o próprio sistema.

E você, investiria nesta moeda depois de saber tudo isso?
Deixe seu comentário aqui no blog  e participe desta discussão!

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!