Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

CPA-20 ou CEA: qual certificação escolher?

Compartilhar
Cpa20 Ou Cea Destaque - T2 Educação

Esse texto busca responder exatamente esta questão: qual certificação você deve escolher, CPA-20 ou CEA?

A resposta depende de muitos fatores, e esperamos ajudar você a entendê-los um pouco mais. Afinal, a escolha da certificação é um primeiro passo importante para a sua carreira.

Vamos lá?

Como estão os seus conhecimentos?

Antes de tudo, preciso dizer que a melhor escolha para quem não adentrou no mercado financeiro é sempre começar começar pela CPA-10. Ela possui um conteúdo mas básico, que te dará o que é preciso para apostar na CPA-20 ou na CEA mais tarde.

Porém, é possível começar direto pela CPA-20. Vou deixar um vídeo do professor Tiago aqui embaixo pra você entender como faz diferença a situação em que você se encontra na hora de escolher sua certificação.

CPA-20 ou CEA?

Agora que você já sabe que é possível começar direto pela CPA-20 no seu caminho das certificações, vamos entender as diferenças entre ela e a CEA.

A CPA-20 é o caminho natural tanto para quem já tem a CPA-10, quanto pra quem busca se diferenciar no mercado financeiro, atuando na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

A principal diferença dela para a CEA é que, nesta última, o foco é certificar um futuro especialista em investimentos. É uma grande diferença, na verdade. Enquanto uma foca em ser a continuação da CPA-10, a outra busca especializar os profissionais para que eles possam assessorar um gerente ostentando a patente de Especialista em Investimento.

Com a CEA, você poderá indicar produtos de investimento. Com a CPA-10 ou CPA-20, isso não é possível.

E se eu quiser ir direto para a CEA?

Ótima pergunta a sua. Que bom que você a fez.

Aqui na escola nós recomendamos a CEA apenas para quem já tem a CPA-20. Além de possuir um conteúdo mais denso e completo para estudos, é preciso ter certa experiência no mercado financeiro para se tornar um bom especialista em investimento.

Existem casos de alunos que “pularam” direto para a CEA pelo simples fato de possuírem conhecimento prático do mercado. Mas isso é raro, muito raro mesmo. Até quem já possui experiência na área sabe que a preparação é importante para conseguir a CEA.

Leia também: Certificação ANBIMA: O Guia DEFINITIVO (CPA 10, CPA20, CEA, CGA)

Não pare na CPA-20!

Se você escolher a CPA-20 como a sua certificação, não pare por aí: continue estudando para buscar a CEA.

A CEA tem pouquíssimos profissionais certificados. Logo, existe mais demanda por estes especialistas. Enquanto CPA-10 e CPA-20 possuem cerca de 370 mil e 110 mil profissionais certificados, respectivamente, a CEA não chega a 4 mil. Use isso a seu favor!

Ao se tornar um ou uma especialista em investimento da ANBIMA, você poderá ser contratado por uma agência bancária ou instituição financeira como Consultor de Investimentos. Mas pode também trabalhar como Planejador Financeiro Autônomo, criando sua própria carteira de clientes. Falamos sobre isso nesse post aqui.

Pra finalizar o assunto

Esteja você pensando em estudar para a CPA-20 ou CEA, é importante se preparar.

Ambas as provas exigem conhecimentos maiores do que a certificação básica CPA-10. A CEA, mais ainda. Nossa escola tem uma taxa de aprovação de 85% na prova da CEA, e já ajudamos milhares de alunos a conquistar o sonho da certificação.

Tá esperando o quê? Passa no nosso site pra conversar com a gente. Quem sabe não te ajudamos a escolher sua próxima certificação ANBIMA?

Matéria Anterior
Próxima Matéria