Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Calculadora Financeira HP-12C: Saiba Qual O Melhor Modelo

Compartilhar
Calculadora Financeira HP-12C: Saiba Qual O Melhor Modelo

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Você, que trabalha no setor financeiro ou está se preparando para ingressar neste segmento, com certeza já se deparou com situações em que era necessário utilizar uma calculadora financeira. Provavelmente, descobriu também que entre as opções do mercado, a calculadora financeira HP-12C é a mais indicada, certo?

Porém, essa calculadora tem dois modelos diferentes: Gold e Platinum. Apesar de serem bastante parecidos, eles contam com alguns detalhes que fazem a diferença na hora de realizar os cálculos. E aí, pode ter surgido a dúvida de qual a melhor escolha.

Mas fique tranquilo. Neste artigo, eu vou te mostrar as principais características de cada um deles e te dar algumas dicas para você não errar na hora de selecionar o melhor. Vamos lá!

Qual o melhor modelo de calculadora financeira HP-12C?

A calculadora financeira HP-12C é uma das mais utilizadas por profissionais da área financeira. Isso porque ela conta com diversas funcionalidades que permitem a realização de operações que os modelos tradicionais não são capazes. Alguns exemplos de cálculos possíveis de serem feitos com ela são:

Mas, justamente por essa variedade de funções que a calculadora tem, muitas pessoas precisam fazer um curso introdutório de matemática financeira com HP-12C para aprender a utilizá-la da melhor maneira. 

Além disso, como eu falei na introdução deste artigo, a calculadora financeira HP-12C também conta com dois modelos diferentes:

  1. Gold;
  2. Platinum.

Vem comigo para entender mais detalhes sobre cada um deles! 

Modelo Gold

A calculadora financeira HP-12C Gold foi o primeiro modelo lançado. Ela conta com alguns recursos diferenciais, como um visor LCD com apenas uma linha que exibe até dez dígitos e as mais de 120 funções.

Seu funcionamento é baseado em um sistema de notação polonesa reversa (RPN), no qual é preciso digitar primeiro os números envolvidos no cálculo e depois a operação. Vamos ver um exemplo prático e simples para entender melhor:

Imagine que você precisa calcular quanto é 5 + 5. No sistema tradicional (algébrico), seria necessário seguir os seguintes comandos:

  • apertar a tecla do número cinco;
  • clicar no símbolo “+”;
  • apertar a tecla cinco novamente;
  • pressionar a tecla com o símbolo “=”.

Com esses passos você chegaria no resultado. Simples, certo? Agora, vamos ver como esse mesmo cálculo seria feito por meio do método RPN:

  • apertar a tecla de número cinco;
  • clicar na tecla “enter”;
  • apertar a tecla cinco novamente;
  • pressionar a tecla da operação (+).

Entendeu a diferença?

Além disso, seu custo é menor comparado ao modelo Platinum. Afinal, por ter sido a primeira versão da calculadora lançada, ela é um pouco menos moderna.

Platinum

A calculadora financeira HP-12C Platinum é uma versão mais recente e que oferece algumas melhorias. A principal é o seu sistema de funcionamento. 

No modelo Gold, muitas pessoas tinham dificuldade de utilizar a calculadora por não entender o RPN. Pensando nisso, foi adicionada ao modelo Platinum a opção de utilizar tanto o sistema RPN quanto o tradicional.

Além disso, este modelo tem uma velocidade de processamento e quantidade de memória maior e conta com dez funções a mais comparada à Gold.

Como escolher o melhor modelo de calculadora Financeira HP-12C?

Agora que você já sabe as características e diferenças entre o modelo Gold e Platinum, provavelmente pode ter surgido a grande dúvida: qual opção é a melhor?

Então, vamos lá. 

Para definir qual a melhor escolha para você, é preciso levar em conta as características que eu apresentei neste artigo e selecionar o modelo ideal a partir disso. 

Calma que eu vou explicar de maneira mais simples.

Os dois principais fatores que você tem que observar antes de saber qual o modelo de calculadora financeira HP-12C irá comprar são:

  1. preço de cada modelo;
  2. tempo e disposição para aprender a utilizar a calculadora.

Como já vimos, o modelo Platinum tem um valor maior, mas em contrapartida, permite que você escolha entre utilizar o método RPN ou o tradicional na hora de realizar os cálculos. Enquanto a Gold conta com um preço mais em conta, mas só disponibiliza o sistema RPN.

Portanto, se você estiver com tempo e energia para aprender mais sobre o funcionamento do RPN e quiser economizar, a Gold será uma ótima escolha. Agora, se estiver disposto a pagar um pouco mais caro e não tiver tanto tempo disponível para conhecer o RPN, eu indico comprar o modelo Platinum.

Independente de qual for a sua escolha, eu recomendo que conheça o curso de matemática financeira com HP-12C da T2 Educação para aprender de forma prática como dominar a ferramenta e não se perder na hora dos cálculos com o método RPN.