Carreira na Administração: 5 áreas para você trabalhar

Se você pensa em seguir carreira na administração, saiba que há um leque gigantesco de opções para atuar.

Não é exagero falar que uma pessoa formada em adm (como a área é informalmente conhecida) pode trabalhar em qualquer lugar. E vou tentar explicar aqui o motivo para pensarem assim.

Primeiro, é importante saber…

Administrar é organizar e liderar

Pode ir tirando seu cavalinho da chuva se organização não for seu forte.

A própria palavra “administrar” significa gerir, governar. E para fazer isso, a pessoa precisa ser organizada. Faz sentido pra você a linha de raciocínio?

Ao escolher seguir carreira na administração, você sabe que, eventualmente, exercerá um papel de liderança. Uma equipe estará em suas mãos, e te cobrarão inteligência para saber como a empresa em que você trabalha age. Você atuará no planejamento, organização e controle das operações para acalçar o resultado desejado.

Mas isso é bem amplo. Você sabe em quais tipos de empresas ou áreas é possível trabalhar? Pois eu vou te dar alguns exemplos.

Onde trabalhar ao escolher fazer carreira na administração

São inúmeras as áreas onde você pode trabalhar como adm. Mas vamos falar de cinco delas. Não necessariamente as mais famosas, mas as mais diferentes entre si para que você perceba como o leque de opções é gigantesco.

Então vamos lá!

Equipe Adm - T2 Educação
O trabalho em equipe é essencial na administração.

1. Trabalhe com Administração Pública

Quem nunca ouviu a famosa frase “passa no concurso que a sua vida tá feita”?

Ao escolher a administração pública, você trabalhará principalmente no gerenciamento de instituições governamentais, acompanhando e ajudando a criar políticas públicas.

Entre os principais lugares que você atuará estão ministérios, secretarias, órgãos federais, estaduais ou municipais. E isso também com opções de áreas para trabalhar, como saúde, educação, assistência social e cultura.

Não importa a área escolhida, você terá a responsabilidade de elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas. Sempre, é claro, pensando no coletivo. Pois que trabalha para o governo, trabalha para o povo, e assuntos de importância no seu dia a dia serão temas de inúmeras discussões na sociedade.

2. Administração de empresas privadas? É claro que tem

Esse talvez seja o caminho mais percorrido pelos profissionais de adm.

No ramo de Administração de Empresas, você terá como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização.

Estará em suas mãos a elaboração de estratégias para melhorar o desempenho da empresa. E isso nada mais significa do que maximizar os lucros, evitando desperdícios e reduzindo os custos. Sem pôr nem tirar, o adm de uma empresa privada pensa em cuidar da grana para que o lugar funcione melhor.

Da contratação de funcionários aos investimentos em propaganda, você terá papel importante no trabalho.

3. Administração de ONGs para sua consciência sorrir

Se você se assustou com a pegada “lucrativa” das empresas, não se preocupe. Você também pode administrar Organizações Não Governamentais.

As ONGs precisam de uma boa administração, assim como as empresas privadas. Fazer carreira na administração destas organizações é fazer parte de uma causa social. É ajudar, através de um planejamento financeiro estratégico, todas as pessoas envolvidas neste processo.

Mas se você quer trabalhar com isso, é preciso ter os pés no chão. As ONGs precisam de investidores, e o investidor quer um retorno de imagem ao colocar seu dinheiro na organização. E aí o seu papel de negociação e gestão para que o trabalho seja feito e todas as partes saiam ganhando.

E o ganhar, aqui, pode salvar vidas.

4. A vida nos bancos e no setor financeiro

Achou que não falaríamos nada do nosso querido mercado financeiro? Achou errado!

A administração também prepara o profissional para atuar em bancos, corretoras e outras empresas do ramo. E isso faz sentido quando você pensa que uma das principais funções de um/uma adm é gerir recursos financeiros do local onde trabalha.

Os bancos pedem facilidade com números, organização e boa gestão de recursos. A administração, também. Então se você está estudando ou já se formou em adm e busca trabalhar nesse setor, é bom pensar em se destacar ainda mais. Por exemplo, com uma certificação CPA-10 da ANBIMA.

Assim, além já possuir o conhecimento da formação de administração, você terá a prova (na forma da certificação) de que pode ser um profissional de respeito no mercado financeiro.

Curso Cpa 10 que fala a sua língia

5. A gerência de hotéis passa pela administração

Como em todas as áreas citadas anteriormente, a administração hoteleira também busca o máximo aproveitamento dos recursos da empresa. Parece óbvio falar isso, mas com hotéis a coisa é um pouco diferente.

Um hotel é feito de pessoas, principalmente. Você terá recepcionistas, equipe de faxina, pessoal da cozinha. Tudo para ser administrado e atender, olha só, mais pessoas.

Portanto, se você escolher esta carreira na administração, saiba que precisará de um tato ainda melhor para interagir com clientes e entender suas necessidades.

Outras áreas para se trabalhar na carreira de administração

  • Administração Hospitalar
  • Auditoria
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Qualidade
  • Logística
  • Administração em clubes de futebol
  • Área do Financeiro em empresas
  • Administração de indústrias (produção, estocagem e afins)
  • Administração público para trabalhar em instituições do governo
  • Administração de RH
  • Administração de comércio exterior

 

No final, o papel do administrador é saber

Isso mesmo. Na administração, você precisa saber um pouco de tudo.

O papel do administrador é obter resultados. E para isso, muito conhecimento é necessário, seja para liderar uma equipe, seja para entender o plano geral do negócio em que você está inserido. A adm é uma profissão que requer estudo contínuo, para acompanhar a mudança do mercado.

É assim, estudando, reunindo conhecimento, que você tomará as decisões corretas no seu trabalho. É assim que mostrará o seu valor como um bom administrador.

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!