Entre as provas de certificação, o CEA Anbima é a mais específica e considerada, também, a mais difícil por muitos trabalhadores de banco.
Diferentemente da CPA 10 — que hoje é praticamente obrigatória para quem quer crescer na carreira — e da CPA 20, que oferecem mais possibilidades de trabalho dentro do banco, a CEA oferece um nível ainda maior de capacitação, focada em consultoria de investimento.
O exame é tão determinante para esse mercado que, quem consegue ser aprovado nele, pode exercer todas as funções permitidas para CPA 10 e CPA 20, sem fazer estes exames.
Quer saber mais sobre a CEA? Veja este artigo que preparamos especialmente sobre ela!
Quem deve buscar a CEA Anbima?
Se você já conhece a fama da CEA Anbima sabe que, para buscar essa certificação, o trabalhador precisa realmente querer um grande salto em sua
carreira no banco.
A CEA é buscada principalmente por quem quer entrar na gerência do banco, mais precisamente na área de investimento.
Isso porque essa certificação permite que o trabalhador possa, além de fazer consultoria, indicar investimentos com propriedade e confiança, até mesmo para alta renda.
Imagine você, aí, na dúvida sobre quais boletos vale a pena pagar antes no mês, escolhendo um investimento de milhões de reais para alguém!
via GIPHY
Ou seja, o cara tem que manjar muito dos paranauês. Não é à toa que o exame exige estudo e dedicação, certo? Ele precisa selecionar só os melhores.
Leia também: Certificação ANBIMA: O Guia DEFINITIVO (CPA 10, CPA20, CEA, CGA)
Como funciona o exame?
A prova para a certificação CEA Anbima é realizada uma vez por mês, sempre às primeiras terças-feiras, e é feita de maneira eletrônica.
Para
agendar a prova, o esquema é o mesmo da CPA: acessar o site da Anbima, selecionar a certificação, pagar o boleto e escolher o dia e local de prova.
Agora, nobre gafanhoto, você vai entender a importância que é passar na CEA de primeira: atualmente, a inscrição custa R$ 687,00 para associados e R$ 824,00 para os que não são.
Assustou? Calma, vai dar certo…é só comer menos coxinha e dar uma economizada! Mas, pense, investir tudo isso aí e não passar no exame é um pouco complicado, né?
Portanto, o ideal é aproveitar as 3h30 da prova, fazer as 70 questões e, depois de muito estudo, acertar os 70% e sair certificado.
Quer uma ajuda? Aqui na T2 nós temos um
curso preparatório para te ajudar a passar na CEA Anbima, com materiais e simulados atualizados!
Gostou de saber mais? Temos mais conteúdo no
blog da T2 Educação. Acompanhe!