Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Certificação ANBIMA — Por Onde Começar?

Compartilhar
Certificacao Anbima Por Onde Começar - T2 Educação
Eu já falei aqui muitas vezes que é importante você buscar a certificação ANBIMA, o quanto isso melhora seu currículo e tudo mais. Aí, agora você deve estar se perguntando: “Ok, Tiago! Eu entendi. Mas, como eu faço isso? Por onde eu começo?” De fato, as certificações não são algo que você vai simplesmente entender do dia para a noite. E para correr atrás da sua, você precisa saber mais sobre elas e também sobre os processos para conseguir uma. Para resolver isso, nobre gafanhoto, eu preparei este artigo com tudo o que você precisa entender antes de carimbar uma certificação ANBIMA no seu currículo. Aproveite!

1. Entenda o que é uma certificação ANBIMA

Eu sei que você deve ter uma ideia do que sejam a CPA-10, 20 e CEA, mas você sabe o real objetivo de uma certificação ANBIMA, porque ela existe e o que é a entidade? Apesar de ser algo bem específico, entender tudo isso é importante para você saber onde está colocando seus esforços e o que pode te trazer no futuro. As certificações não são só provas para mostrar para os recrutadores que você tem conhecimento. Elas são um instrumento educacional! A ideia aqui é nivelar o mercado e melhorá-lo como um todo. Um dos pilares da ANBIMA é “educar”, e, entre outros meios, é assim que ela faz isso, entendeu?

2. Decida qual é a certa para você

Nenhuma certificação ANBIMA é pré-requisito para outra. Ou seja, você pode fazer a que você quiser. Mas, muita calma nessa hora, nobre gafanhoto! As provas não são gratuitas, então não pense que você vai poder testar e testar e testar… O principal aqui é entender quais são seus objetivos na carreira:
  • a CPA-10 é sempre uma boa, pois será exigida de você em muitos empregos no mercado, principalmente se quiser ser gerente (quem não quer, certo?);
  • a CPA-20 já é mais difícil, e não é exatamente uma exigência, mas te oferece um diferencial grande no currículo e também permite trabalhar com clientes jurídicos de um nível maior em termos de investimentos e renda. Ela também vale pela CPA-10;
  • a CEA é mais focada em investimentos e permite que você faça indicação de produtos, ou seja, se você quer iniciar uma carreira de consultor de investimentos , por exemplo, ela pode ser o primeiro passo rumo à sua carteira de clientes. A prova é um pouco mais difícil, mas ela vale pela CPA-10 e pela CPA-20!

3. Faça um curso preparatório

Decidiu qual certificação ANBIMA você quer tirar? Então é hora de começar a estudar. Uma boa dica é investir em um curso preparatório. Com materiais específicos e atualizados, algumas aulas podem fazer a diferença e te fazer passar muito mais rápido e com melhores resultados nos exames! Além disso, você pode contar com o apoio de profissionais e professores prontos para te ajudar, até na hora de estudar sozinho. Depois é só agendar o exame, fazer a prova e garantir sua certificação! Quer entender melhor ainda tudo isso? Eu fiz uma série de vídeos no Youtube falando mais sobre as certificações! E para mais artigos, veja o blog da T2 Educação.
Matéria Anterior
Próxima Matéria