Provas de certificação – Como se preparar ainda melhor

Qual é a melhor forma de se preparar para uma prova de certificação do mercado financeiro? Fazendo um curso preparatório dedicado para a certificação que você está buscando (e, de preferência, aqui na T2, claro!).

Porém, existem formas de você se preparar para as provas que te deixam com uma visão muito mais ampla e com muito mais segurança na hora de responder as questões.

E, nunca é demais lembrar, sua carreira profissional no mercado financeiro não é a prova de certificação, e sim aquilo que acontece depois que você passa!

Por isso, estudar apenas para fazer a prova e, depois, “esquecer tudo” (que é o que a maioria faz) pode não ser a melhor estratégia para você ter uma carreira bem sucedida.

Por que estudar (mais e melhor) finanças

Além de ser um assunto fascinante, “finanças” é uma ciência humana(apesar de ter muita matemática) e fica muito mais fácil de entender os conceitos quando eles estão inseridos dentro de contextos.

Nesse aspecto, aprender os conceitos através de diferentes fontes e diferentes autores pode ajudar MUITO a cristalizar os conhecimentos.

E, lembrando novamente: Seu objetivo não deve ser apenas passar na prova, e sim ter uma carreira de sucesso.

Usar a velha tática da “decoreba”, estudando apenas para a prova e depois ficar com a “cabeça vazia”, não vai ajudar muito!

Internet – Sua aliada ou sua inimiga?

O melhor lugar para buscar informação complementar é a própria internet.

Só que a internet sofre de um problema: Excesso de informação. E não é apenas um problema de “muita informação”.

É MUITA informação repetitiva, incompleta, irrelevante ou, simplesmente, incorreta (o que é mortal para quem está se preparando para uma prova).

Por isso, se você recorrer à internet para buscar informação complementar, corre o risco de entrar em um “buraco sem fundo”, perdido em um monte de informações que, talvez, mais atrapalhem que ajudem.

E, para quem está se preparando para uma prova, tempo e objetividade são coisas importantes!

Como buscar informação de qualidade?

Conteúdo complementar para a sua preparação é o que não falta.

O problema é encontrar o “conteúdo correto”, que seja relevante, venha de fonte confiável e que te ajude, de fato, a solidificar mais seus conhecimentos, para que você tenha mais segurança na hora da prova.

Uma dessas fontes de conteúdo confiável é o André Massaro, que é professor de finanças da B3 Educação e do IBMEC, entre outras coisas, e é um “velho conhecido” aqui da T2 Educação, já tendo participado, inclusive, do nosso podcast.

Ele organizou o conteúdo do site dele de uma forma especial para quem vai prestar provas de certificação, criando um post que é um verdadeiro “guia de estudos”, com os conteúdos separados por temas, que poderão te ajudar em qualquer prova que você fizer.

Dê uma conferida aqui: Um guia de estudos para as certificações do mercado financeiro.

E, o mais interessante: O André está sempre produzindo conteúdo novo.

E sempre que alguma novidade (que seja relevante para os candidatos às certificações) sai no site, ele atualiza esse post. Então, é recomendável que você coloque nos seus “favoritos” e consulte com frequência!

Mas, como o próprio André ressalta no artigo dele, esse roteiro de estudos não é um substituto para um curso preparatório dedicado, onde você terá acesso a exercícios e provas simuladas.

Por isso, não deixe de olhar nossos cursos.

0 0 vote
Article Rating
1+
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: