Certificações emitidas crescem mais de 30% em 2017

Se você achava que o mercado financeiro estava concorrido, bom, achou certo. Pelo menos é isso que a ANBIMA mostra no seu último relatório estatístico de certificações emitidas.

Mas se engana quem pensa que isso é ruim. Ao passo que mais pessoas fazem as provas, cai o número de aprovados, mostrando como uma boa preparação faz diferença. Vamos falar um pouco mais sobre estes números?

Número de certificações emitidas

De janeiro a dezembro de 2017, foram feitas 87.136 inscrições para as provas de certificação. Esse número representa um amento de 33% com relação a 2016.

Dentro deste número, 83.273 exames feitos se tornaram 43.685 certificações, um aumento de 33% e 34%, respectivamente, em relação ao ano anterior. De acordo com a ANBIMA, os números para inscrições e provas realizadas foram recordes desde 2002, quando a instituição lançou as certificações.

A busca pela CPA-10 e o crescimento da CPA-20

Todo ano a prova que mais recebe inscrições (e, consequentemente, emite mais certificados) é a CPA-10. A certificação, porta de entrada para o mercado financeiro, porém, tem encontrado uma queda nas aprovações.

Dos 45.581 exames realizados, apenas 23.179 resultaram em certificações emitidas. Esse número representa 51% de profissionais aprovados, um número relativamente baixo se compararmos com a média histórica de 56% de aprovação.

Para compararmos, a prova da CPA-20 é mais complexa que a sua antecessora, e consegue ter uma taxa de aprovação maior: 55% dos exames realizados geraram certificações emitidas. O número de inscrições para a CPA-20 também subiu (36.393 contra as pouco mais de 45 mil da CPA-10), o que mostra a alta demanda por profissionais mais qualificados.

Os temas mais difíceis das provas

Ainda falando de CPA-10 e CPA-20, as certificações emitidas mais buscadas pelos alunos, temos números interessantes no relatório da ANBIMA.

A instituição fez uma média do número de acertos por tema em ambas as provas. Com o número baixo de aprovações na CPA-10, vemos que o módulo sobre “Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL” é o que mais atrapalha os estudos.

certificações emitidas
62% de acertos para Previdência. O módulo 2, por outro lado, tem quase 80% de média de acertos.

No exame da CPA-20, o quadro se inverte, pelo menos no que se refere ao módulo de Previdência Complementar Aberta. O tema aparece como o de maior aproveitamento, sendo o módulo um o de menos acertos no ano passado: apenas 65% de aproveitamento.

De mais difícil para o de maior aproveitamento: a previdência mexe com os estudos.

Já que estamos falando tanto de previdência…

O tema aparece com destaque nas duas principais certificações da ANBIMA, e não poderíamos ignorá-lo.

Pensando em ajudar nos estudos, criamos um Quizz para testar seus conhecimentos sobre Previdência. São 10 questões que te ajudarão a entender melhor o conceito e a prática do tema. No final, você ainda recebe o gabarito para saber o que errou (se é que você vai errar alguma, não é mesmo?).

Clique aqui para responder o Quizz em uma nova página ou faça o teste aqui embaixo mesmo!

 

powered by Typeform

Se você também está estudando para a CPA-10 ou CPA-20, mostre para os seus amigos que domina o tema. E não se esqueça: estudar do jeito correto para a prova faz toda a diferença no final.

Ser mais um profissional certificado pela ANBIMA só depende de você, e estamos aqui para ajudar!

 

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!