Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Certificações Financeiras — Conheça Quais são e Para que Servem

Compartilhar
saiba tudo sobre certificações financeiras

Você já deve ter ouvido falar que para trabalhar em banco e no mercado de capitais é preciso ter as certificações financeiras, né? Essa informação está correta, mas é importante dizer ainda que você não precisa ter várias para conseguir uma vaga.

Na verdade, cada uma é específica para uma situação, ou seja, uma carreira. Então, é importante que você conheça cada uma para saber qual precisa.

Continue esta leitura que eu explico melhor. Vamos lá?

Quais são as certificações financeiras exigidas atualmente?

É por meio das certificações financeiras que os profissionais atestam conhecimentos importantes para o mercado. Além de validar o que muitos aprenderam na universidade, também é uma forma de outros mudarem de carreira.

Alguém que se formou em Direito, por exemplo, pode tirar uma certificação para se tornar especialista em investimentos. Claro que a prova não é simples e exige bastante preparo.

Porém, quem consegue passar por essa fase pode abrir muitas portas na carreira. Veja quais são as certificações financeiras solicitadas!

CPA 10

A CPA 10 serve para todos aqueles que atuam na prospecção e venda de produtos financeiros abaixo de R$ 300 mil, no atendimento e em agências bancárias.

Atualmente, é o primeiro certificado que os profissionais precisam ter. Tanto que muitas pessoas realizam a prova, quando ainda estão na faculdade e são estagiários. Dessa forma, as chances de ser efetivado são maiores.

Para obter a CPA 10, é necessário acertar 70% de um teste com 50 questões. Os candidatos dispõem de 2h para responder tudo.

CPA 20

A CPA 20 funciona de maneira similar à 10. A diferença é que essa certificação permite atuar prestando atendimento a investidores que têm mais de R$ 300 mil. Com a CPA 20, você também pode trabalhar em bancos de varejo de alta renda, private banking, corporate, etc.

Logo, já dá para imaginar que é uma prova que exige mais, né? Nesse caso, além dos conteúdos serem mais específicos, o formato do exame também muda. É necessário acertar 70% de 60 questões. O tempo para fazer a prova é de 2h30.

CEA

O CEA (Certificado de Especialista em Investimentos da ANBIMA), que antes chamava CEI, é exigido para quem deseja atuar assessorando gerentes. Caso você tenha apenas esse certificado, também pode exercer as mesmas funções que alguém com CPA 10 e/ou CPA 20.

O contrário não vale. Ou seja, o CEA, por ser mais difícil, está no topo da hierarquia com relação aos certificados falados anteriormente.

Esse exame é composto por 70 questões e você deve acertar 70%. O tempo de realização é de 3h30.

ANCORD

Talvez você tenha interesse em atuar nessa área, mas não em uma instituição bancária. Nesse caso, será necessário fazer o exame da ANCORD.

Por exemplo: se você quiser atuar como Agente Autônomo de Investimentos (AAI) precisará se credenciar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). E adivinha o que ela exige? Isso mesmo: o certificado da ANCORD.

Essa prova tem 80 questões. Mas, diferentemente das outras, além de acertar uma quantidade mínima (que é de 70%), existem alguns conteúdos que você também precisa acertar 50%.

É assim: a prova é dividida de acordo com a matéria. Pode constar no manual que em determinado conteúdo você deve fazer pelo menos a metade de pontos. Então, se tiver quatro questões, você precisa acertar duas. Entendeu?

Como se preparar para obter as certificações financeiras?

Os conteúdos sobre finanças e mercado financeiro podem confundir, por serem bastante específicos. Para quem nunca teve contato com a área ou conhece só um pouco, as dificuldades podem parecer ainda maiores.

Porém, isso não pode ser visto como um bicho de sete cabeças. Até porque, não é. Aqui na T2 Educação, você tem acesso a cursos dinâmicos e repletos de informação para você arrasar nessas provas.

Independentemente de qual certificação queira, você pode otimizar os seus estudos e ter um excelente resultado. Lembrando que não basta estudar por horas e horas.

Você precisa ter estratégia e conhecer os principais macetes para obter as certificações financeiras. Já pensou em ser a próxima pessoa aprovada?

Não perca mais tempo! Realize os seus sonhos no mercado financeiro com a ajuda da T2 Educação. Entre em contato para tirar as suas dúvidas!