Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Como Evitar Ansiedade e Nervosismo Antes de Uma Prova Importante

Compartilhar
Como Evitar Ansiedade e Nervosismo Antes de Uma Prova Importante

Ansiedade e nervosismo acompanham a gente pela vida toda, não é mesmo? E o mais legal (sente a ironia?) é que eles decidem aparecer nas piores horas…

Como em uma prova de certificação, um concurso público ou qualquer outra.

É fato: a gente sente medo de fracassar, de falhar depois de estudar tanto e até mesmo de repetir aquilo que aconteceu lá há 10, 20 anos na escola, quando você tirou quatro na prova de física ou algo assim.

Porém, se é inevitável, o que fazer para amenizar a situação e lidar melhor com essa bagunça na cabeça? Eu trouxe umas dicas para você!

1. Ansiedade e nervosismo pioram se você não dormir

Se você deixou para estudar muito conteúdo de última hora e acha que passar a madrugada toda estudando é uma boa, esqueça disso, nobre gafanhoto.

É muito difícil que você consiga absorver algum conhecimento de verdade às 3h da manhã, depois da quinta xícara de café. Quer uma dica? Desencane disso e durma.

Dormir ajuda a memorizar melhor o que você já estudou e também reduz o estresse, porque diminui a produção da adrenalina e do cortisol, que são substâncias que te deixam mais ligadão.

Respire, apague as luzes e leia um livro (evite o celular) que não tenha nada a ver com a matéria da prova. Esqueça por um tempo a Selic, o Sistema Financeiro e os fundos de investimento. É hora de relaxar e pensar nos próximos passos, ok?

2. Coma bem

Não, eu não estou dizendo que você deve comer um prato feito completo antes da prova, mas sim estar bem alimentado.

Se a prova for de manhã, o que é indicado na hora de agendar a sua certificação, por exemplo, aposte em um café completo. Vá até o fogão e prepare alguns ovos, aposte no iogurte, queijo branco, geléia e torradas, por exemplo.

Colocar fogo na casa nesse momento também não é uma boa! Então se não souber cozinhar, passe na padaria rapidinho antes do exame, ok?

Para comer na hora da prova, você pode levar algumas frutas — melão, morangos e bananas são ótimas ideias —, sementes como nozes e linhaça e alimentos secos (damasco, ameixa).

3. Programe-se para não sair atrasado

Sair correndo de casa não é recomendado, pois isso já pode te deixar ansioso achando que irá se atrasar. Portanto, após uma boa noite de sono, coloque seu despertador para acordar tranquilo e chegar cedo ao local de prova.

Já deixe a sua roupa preparada, assim você não gasta tempo nem energia decidindo qual camisa usar, e claro, planeje bem a sua manhã para evitar tarefas que possam te atrasar.

Isso tudo pode ajudar muito a evitar ansiedade e nervosismo antes de uma prova. Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários e continue acompanhando o blog da T2 Educação!

Matéria Anterior
Próxima Matéria