Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Currículo Para Banco — Aprenda a Ter um Currículo Atrativo Para o Mercado Financeiro

Compartilhar
Currículo Para Banco Aprenda a Ter um Currículo Atrativo Para o Mercado Financeiro - T2 Educação - Passar na CPA

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Quer montar um currículo para banco? Então você precisa saber o que colocar nele para que seja atrativo e faça você atingir seus objetivos e conquistar a vaga tão desejada.

Pense comigo: quantos mil currículos os recrutadores recebem todos os dias? Pois é. E por que eles deveriam escolher justo o seu?

Para conseguir destaque, você precisa mostrar algo diferente dos outros candidatos, certo? Afinal, ele vai ser a primeira impressão que a instituição terá de você e do seu histórico profissional.

De maneira geral, você precisa entender o seu currículo como uma proposta comercial, ou seja, ele precisa te vender pelas suas habilidades!

Não adianta ser o melhor em tudo se não souber mostrar isso no papel, concorda? O currículo, a ideia que os recrutadores terão de você e, claro, a entrevista, precisam andar juntos.

Confira, neste artigo, as melhores dicas que eu separei para você deixar seu currículo adequado e destacá-lo da concorrência. Vem comigo!

Como fazer um currículo para banco?

Se você acha que você é a pessoa certa para a vaga, o seu currículo para banco deve mostrar isso para quem faz a seleção. Para isso, existem algumas informações que precisam estar presentes nesse documento:

  • quem sou eu;
  • o que eu quero;
  • por que eu quero trabalhar em banco;
  • em qual área do banco eu me vejo trabalhando;
  • o que eu faço melhor;
  • o que irei agregar estando na equipe da instituição.

Com esses pontos em mente, é hora de criar o documento!

Mas antes, lembre-se de mais alguns detalhes importantes:

  • o documento deve ser limpo, claro, objetivo;
  • é indispensável revisar o documento para não enviar com erros de português;
  • o visual não deve se destacar agora, e sim o conteúdo, que deve transmitir seriedade e profissionalismo.

Agora, vamos aos itens que farão parte do seu currículo.

1. Dados pessoais

Como alguém vai falar com você se não souber quem é você e como entrar em contato, não é mesmo?

Para te ajudar a não esquecer nada, fizemos uma pequena lista:

  • nome;
  • idade;
  • e-mail;
  • número de celular com DDD;
  • LinkedIn.

2. Objetivo  

O objetivo é bem importante para seu currículo. Basicamente, ele é uma descrição da área na qual você deseja atuar nas instituições bancárias. Escolha uma e coloque em destaque nessa etapa.

Não coloque nada muito amplo, que dê chance para interpretações erradas, ok? Seja claro e escreva exatamente com o que quer trabalhar.

3. Escolaridade 

Nesse item, você precisa colocar toda a sua formação acadêmica, incluindo os nomes de cursos que você já fez e em qual instituição. Tudo em ordem — do mais recente até o mais antigo.

Caso você seja graduado, não precisa colocar em que escola fez o ensino médio, somente os dados da faculdade. Agora, se você ainda está cursando, coloque o ano de início e de conclusão.

4. Idioma 

Outro item importante no seu currículo para banco são os idiomas estrangeiros que você sabe falar.

Escreva todos sempre acompanhados dos níveis (básico, intermediário, avançado ou fluente).

5. Certificações 

No blog da T2, já falamos muito sobre o quanto as certificações são importantes para se dar bem no mercado financeiro, certo?

Se você não colocar a CPA 10, 20 ou o CEA, que você se esforçou tanto para conseguir, no currículo, é como se não tivesse feito. Ela precisa estar descrita lá!

Além disso, colocar certificações em um currículo focado no mercado financeiro te diferencia dos outros candidatos e, claro, vai te dar mais chances de ser promovido no futuro.

6. Descrição das atividades 

Também é importante mostrar as atividades que já exerceu em seus outros empregos.

Caso você já tenha experiência na área em que deseja atuar, fale sobre a rotina de trabalho destacando tudo de acordo com o cargo que você deseja.

Dessa maneira, além de deixar claras as suas experiências, você ajuda o recrutador a entender melhor o seu perfil profissional e seus conhecimentos no segmento.

Coloque todas as empresas que já trabalhou também, da última para a penúltima. Descreva seu cargo e quanto tempo trabalhou lá.

7. Cursos, workshops e palestras 

Não tem como fazer um currículo para trabalhar em banco sem adicionar cursos, workshops e congressos relevantes que você já fez para preencher o campo de eventos.

Na área bancária, estar sempre antenado e pronto para lidar com as novidades é essencial!

Mostre que você está atualizado e preparado para os desafios do mercado. Insira todos os cursos, as aulas extras da faculdade e projetos, mesmo que feitos há muito tempo.

Faça uma pequena descrição do evento e de quais foram os assuntos e especialidades abordados. Caso seja relevante, coloque também o nome de quem ministrou. Essas experiências trazem mais visibilidade para o currículo e agregam valor ao seu lado profissional.

Lembre-se de selecionar somente cursos que façam sentido para o segmento da vaga que você deseja atuar.

8. Experiências Internacionais 

Já viajou para algum lugar legal ou fez um intercâmbio? Adicione as mais relevantes de acordo com o seu objetivo no currículo!

Inclua também eventos em outros países, se for possível.

O que evitar ao fazer um modelo de currículo para banco? 

Falamos das melhores práticas, certo? Agora é hora de mostrar o que você não deve, de jeito nenhum, colocar no seu currículo!

  • referências — adicionar telefones ou dados de superiores ao documento é muito invasivo. Só repasse os contatos se o recrutador solicitar;
  • exageros visuais — seu currículo pode ter um design legal, mas acima de tudo precisa ser claro. Evite muitas cores ou itens desnecessários, e as fotos só devem ser colocadas se for exigência da vaga;
  • fontes simples — aposte nas fontes mais simples, como Arial ou Times New Roman, pretas, em fundo branco;
  • não exagere no tamanho — faça no máximo duas páginas, mas evite algo sucinto demais, pois pode não ter detalhes importantes.

Por fim, invista tempo em conseguir bons contatos para mandar currículo para bancos. Os melhores profissionais estão no LinkedIn, e lá você pode adquirir um bom networking para começar!

Tenha seu currículo sempre com você para enviá-lo de qualquer lugar (e-mail, nuvem, salvo no celular), e sempre atualizado.

Gostou das dicas para melhorar seu currículo para banco e conseguir partir para uma nova jornada profissional no mercado financeiro? Então, veja também como ter destaque no perfil do LinkedIn e chamar a atenção dos recrutadores.