Quer Saber Como Trabalhar Em Banco? Confira 5 Dicas

Você, que quer seguir na carreira bancária , precisa estar bem preparado para se destacar entre os concorrentes. Quer saber como trabalhar em banco? Então já se prepare porque atuar nesse segmento exige muito estudo e dedicação para se especializar cada vez mais e ganhar espaço no mercado de trabalho.

Existem duas maneiras de assumir um cargo no setor financeiro: 

  1. concursos para trabalhar em instituições públicas;
  2. processos seletivos em bancos privados.

Quer dicas para se preparar para esse processo e alcançar seus objetivos profissionais? Vem comigo que neste artigo eu te explico com detalhes os passos a serem seguidos para chegar onde você deseja.

Bancos públicos

A única forma de seguir carreira em uma instituição pública é por meio dos concursos. Para isso, minhas recomendações são:

  • fique atento aos editais divulgados para não perder oportunidades e prazos;
  • estude provas de anos anteriores para se preparar.

Os requisitos para a realização das provas podem ser consultados através dos próprios editais divulgados pela instituição responsável pela aplicação do concurso.

Bancos privados

Já para você, que deseja entrar em bancos privados, é necessário passar pelas provas de seleções e entrevistas. Para isso, é indispensável levar em consideração alguns fatores que serão avaliados pelos recrutadores.

Confira as dicas incríveis que eu trouxe para você se preparar da melhor forma e estar pronto na hora de ingressar no mercado financeiro.

5 dicas de como trabalhar em banco

Existem várias maneiras para você conquistar uma vaga em instituições privadas. Confira as principais dicas para entender como trabalhar em banco:

1. Escolha o curso ideal

Uma das perguntas mais comuns que eu escuto quando o assunto é ingressar na carreira em bancos é: “qual a faculdade que devo escolher?”.

E a resposta é que não existe uma única opção. Você pode se formar em diferentes cursos da área financeira que servem como caminhos até o cargo em um banco.

Alguns exemplos são:

  • administração;
  • economia;
  • gestão financeira;
  • ciências contábeis;
  • estatística.

Mas, além da formação em um curso superior da área financeira, como os exemplos acima, é extremamente importante complementar sua especialização na área.

Como eu já comentei lá no início desse artigo, é importante se preparar para ser destaque entre a concorrência, portanto, somente o curso superior não será suficiente. E é aí que entra a dica número 2.

2. Tenha certificações

Muitos cargos bancários exigem certificações específicas. Mas, mesmo para aqueles que não pedem de forma obrigatória, é de grande importância garantir um diferencial competitivo.

Portanto, essas certificações obtidas após o candidato realizar as provas possuem grande relevância, e os cursos preparatórios são excelentes opções para te ajudar a se preparar para elas.

Confira algumas certificações que valem a pena investir se você deseja obter esse diferencial e conquistar sua vaga:

  • CPA 10: certificado de primeiro nível de conhecimento no mercado financeiro para quem deseja atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente ao investidor;
  • CPA 20: foco para a venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos de varejo alta renda, private banking, corporate e agências bancárias;
  • CEA: voltada para gerentes, consultores de investimentos ou consultores de valores mobiliários;
  • CFP: indicada para profissionais que atuam no processo de Planejamento Financeiro pessoal e buscam reconhecimento internacional.

Os cursos preparatórios da T2 Educação foram planejados especialmente para você obter o conhecimento necessário para realizar as provas.

3. Invista em cursos de inglês

Saber o inglês fluente hoje em dia se tornou muito importante para diversos cargos no mercado de trabalho. Porém, para você, que quer saber como trabalhar em banco, esse fator é ainda mais relevante.

Os bancos costumam ter relações internacionais com outras instituições financeiras, isso significa que, quanto maior seu nível de conhecimento de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, maiores as chances de conquistar grandes oportunidades de vagas dentro da empresa.

4. Prepare um currículo atrativo

Com os cursos e certificados necessários em mãos, basta reunir todas as informações importantes e que demonstrem sua expertise e criar um currículo atrativo.

Essa etapa é importante para chamar a atenção dos recrutadores para que você tenha a oportunidade de ser selecionado para as entrevistas. Portanto, capriche no currículo e já vai se preparando para as próximas etapas.

5. Conheça bem a instituição

Você que quer entender como trabalhar em banco precisa saber de uma coisa básica mas extremamente importante: conheça bem a instituição para qual você está concorrendo. 

Essa dica é bastante valiosa, apesar de parecer simples.

Não vai adiantar nada ter cursos e certificações excelentes, se na hora da entrevista você não demonstrar interesse real na vaga. 

Portanto, tire um tempo para estudar a instituição, entender os serviços, objetivos e cultura da empresa para garantir o alinhamento necessário com o recrutador no momento da entrevista.

Cursos da T2 Educação

Os cursos preparatórios da T2 são ministrados por especialistas com experiência de mercado e trazem o melhor conteúdo para você se tornar um profissional de excelência.

Não faltam opções para garantir sua especialização com os certificados mais importantes do setor financeiro, como:

  • CPA 10;
  • CPA 20;
  • CEA;
  • AAI;
  • CFP.

Agora que você já sabe como trabalhar em banco, não perca mais tempo e comece já a investir na sua carreira e se preparar para ingressar nesse mercado. 

Compartilhe!

guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Acesso Rápido