Conheça a Diferença Entre PGBL e VGBL

Com certeza você já ouviu falar sobre previdência privada, né? Mas, calma aí, meu nobre gafanhoto. Antes de fazer um investimento desse porte, precisa entender a diferença entre PGBL e VGBL. 

Você não pode colocar seu suado dinheirinho em qualquer lugar. Afinal, é do seu futuro que estamos falando aqui. 

Eu sei que parece complexo, mas nesse artigo eu vou te explicar tudo que precisa entender sobre o assunto. Confira!

Entendendo o que é a previdência privada 

Antes de explicar para você a diferença entre PGBL e VGBL propriamente dita, primeiro precisa entender exatamente o que é a previdência privada

Bom, ela é, basicamente, uma aplicação financeira que tem um objetivo bastante específico: a aposentadoria. 

Com ela, você passa um período poupando para, no futuro, fazer retiradas que vão te ajudar a complementar a sua aposentadoria oficial, por exemplo. 

Esse tipo de produto costuma ser oferecido por seguradoras e instituições bancárias também. 

Os planos de previdência calculam — usando como base dados do IBGE, projeções de taxas de juros e outras informações —  quando você precisa investir em cada mês para ter a renda desejada no final, sacou?

Afinal, qual a diferença entre PGBL e VGBL? 

Depois de entender melhor sobre a previdência em si, agora sim chegou a hora de eu explicar para você exatamente a diferença entre PGBL e VGBL. 

Ambos são planos de previdência. A única diferença entre os dois, meu nobre gafanhoto, é em relação ao abatimento da aplicação no Imposto de Renda. Veja:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) — nessa modalidade você pode abater o que investiu durante o ano de seu Imposto de Renda. Ideal para quem faz a declaração completa;
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) — não pode abater as aplicações feitas ao longo do ano. Quando for sacar o valor, pagará imposto apenas sobre os rendimentos, e não sobre o valor acumulado. Indicado para quem faz a declaração simples ou é isento. 

Só não esqueça que para um plano de previdência funcionar (seja qual for a modalidade), você PRECISA se planejar em longuíssimo prazo, beleza?

E aí, quer saber mais sobre investimentos e ler dicas de educação financeira? Então confira o blog da T2 Educação!

0 0 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: