Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Conheça as Certificações do Mercado Financeiro

Compartilhar
Conheça as certificações do mercado financeiro
Se você chegou aqui, meu nobre gafanhoto, deve estar em busca de entender tudo sobre as certificações do mercado financeiro para ingressar nesse universo, não é mesmo? Bom, saiba que você veio ao lugar certo, pois eu sou um especialista nesse tema e posso te ajudar a escolher a certificação ideal para atingir seus objetivos.  Mas já vou avisando, você vai ter que estudar muito para manjar de todos esses paranauês, então vamos lá!

 Certificações do mercado financeiro — ANBIMA e Ancord 

A primeira coisa que você precisa saber é que as certificações do mercado financeiro são divididas entre: 
  • ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais);
  • Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias);
  • APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais);
  • Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).
Expliquei direitinho cada uma aqui embaixo, dá uma olhada:

CPA-10

Conhecida como CPA-10, a Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é por onde grande parte das pessoas começa, meu nobre gafanhoto.  Se você quer trabalhar em banco, esse, com certeza, é o primeiro passo. Ela comprova seu conhecimento básico sobre o mercado.

CPA-20

Quem está em busca de trabalhar em banco, mas em funções mais complexas, como venda de produtos de alta renda, precisa fazer a CPA-20.  Ela te habilita a fazer tudo aquilo que a CPA-10 garante com alguns bônus. Ainda é indicada para carreiras bancárias. 

CEA 

A CEA é para quem realmente já manja dos paranauês do mercado. Quem é aprovado se torna um especialista em investimentos da ANBIMA e, além disso, ainda pode fazer o que a CPA-10 e 20 habilitam. 

CGA 

Se sua praia é trabalhar com gestão de fundos de investimento, a CGA é a ideal dentre as certificações do mercado financeiro.  A diferença aqui é que, diferente das anteriores, ela não te permite fazer o que a CPA-10, 20 e CEA habilitam. 

CNPI 

A CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), ao contrário das certificações anteriores, é da Apimec. Ela é obrigatória se você quer ser um Analista de Valores Mobiliários.

 CFP® 

A sigla CFP® significa Certified Financial Planner. É uma certificação global, uma das mais reconhecidas mundo afora.  Aqui, quem dá a prova é a Planejar e te permite criar a melhor carteira de investimentos para seu cliente de acordo com suas necessidades e perfil. Certificação Ancord Quer se tornar um AAI, meu nobre gafanhoto? A prova da Ancord é para você! Ela valida se você tem a desenvoltura e a ética suficiente para lidar com todos os B.Os que podem aparecer no dia a dia da profissão.  E aí, gostou de aprender mais sobre todas as possibilidades de certificação do mercado financeiro? Aqui no blog da T2 tem conteúdo para você estudar mais sobre elas. Confira!
Matéria Anterior
Próxima Matéria