Cooperativa Não Pede Mais Certificação ANBIMA: mito ou verdade?

No começo desde mês, Julho de 2018, a ANBIMA mudou seu Código de Certificação. E aí surgiu a dúvida dos alunos aqui da escola: cooperativa não pede mais certificação ANBIMA? Se você desejar atuar nesse mercado, é importante entender esse assunto para que não perca oportunidades. Bom, vamos lá… Foi compartilhado que as cooperativas de crédito, entidades seguradoras e de previdência complementar ou  instituições de agente autônomo de investimento, não farão mais parte do escopo de autorregulação. Quer entender o que isso significa na prática? Então, vem comigo!

Cooperativa não pede mais certificação ANBIMA?

Na verdade, de acordos com as mudanças, não há mais obrigação de um funcionário possuir a certificação.Talvez a mudança prática mais importante seja sobre o vencimento da certificação. Ela passará de cinco para três anos para quem trabalha em cooperativa. Ou seja, você não será mais um profissional certificado, mas sim um aprovado (cuja única diferença é o tempo de vencimento mesmo). Há, porém, espaço pra gente pensar sobre a nossa carreira como um todo. É certo abrir mão da certificação, que sempre ajudou a qualificar profissionais, só por capricho do novo código? Ou por causa de um grupo de amigos que estão com preguiça de estudar só porque a cooperativa não pede mais certificação ANBIMA? Não, né?

Certificação ANBIMA continua sendo importante?

Claro! A certificação ANBIMA não existe para fazer você varar a noite estudando. Ela serve para nivelar os profissionais que irão atender ao público. Além disso, é importante lembrar que há milhares de cooperativas de crédito no Brasil. Muitas delas atuam em nichos específicos, como empréstimos para médicos. Nesses casos, dá para entender o porquê a certificação não é exigida. Porém, quando a cooperativa é grande e atua como um banco, ela é, sim, muito importante. Imagina, por exemplo que você trabalhe durante anos em uma grande cooperativa e um dia queira mudar para um banco. Se você não tiver a certificação, ficará em desvantagem. Sacou? Então, independentemente se a empresa pede ou não essa qualificação, você não pode deixar a sua carreira nas mãos disso. Beleza? Assista a este a vídeo que eu falo mais sobre o porquê a cooperativa não pede mais certificação ANBIMA:  
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram