Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

COPOM: Como Ele Funciona E Por Que Sua Ata É Tão Importante?

Você já ouviu falar sobre o Copom? Essa é a sigla para Comitê de Política Monetária, e corresponde a um órgão do Banco Central. Tal instituição foi criada no ano de 1996, com o objetivo de traçar e acompanhar a política monetária do país.

Ele é responsável pelo estabelecimento de diretrizes a respeito da taxa de juros. Mas como assim, Tiago? Eu explico! As decisões desse órgão influenciam fatores como o controle da oferta de moeda e questões relacionadas à concessão de créditos, por exemplo.

Como funciona o Copom?

Sua principal função é regular a economia brasileira. Para isso, são feitas algumas ações importantes, como, por exemplo, determinar a taxa Selic.

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil, utilizada tanto pelos bancos quanto por instituições financeiras. Por ela, é estabelecido um valor de referência para aplicação de juros sobre empréstimos, financiamentos e investimentos.

Essas decisões são tomadas nas reuniões do Copom, que acontecem periodicamente.

Como funciona uma reunião do Copom?

Elas acontecem a cada 45 dias. Nela, os integrantes do Comitê se reúnem para analisar a inflação, verificar a situação econômica do país e determinar o novo valor da taxa Selic.

Essa alteração de valor não é regra. A Selic META sofre acréscimo quando é preciso desacelerar a inflação e, para isso, é necessário frear o consumo. Com taxas mais altas, essa redução acontece.

Já quando a intenção é estimular o consumo, o Copom reduz a taxa Selic.

Por que a ata do COPOM é tão importante?

A ata e os outros mecanismos de comunicação servem para transparência no processo de tomada de decisão e certificar os agentes de que o Banco Central está comprometido com a meta de inflação.

O documento analisa os indicadores divulgados na reunião anterior, a expectativa do mercado, além de tentar medir o impacto que eles podem ter sobre o aumento de preços.

Na ata, os diretores fazem uma atualização da conjuntura econômica, tratam dos riscos em relação ao controle da inflação, a condução da política monetária e detalham a decisão sobre os juros.

Gostou de saber o que é o Copom e por que sua ata é tão importante? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais conteúdos!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido