COPOM: Como Ele Funciona E Por Que Sua Ata É Tão Importante?

Você já ouviu falar sobre o Copom? Essa é a sigla para Comitê de Política Monetária, e corresponde a um órgão do Banco Central. Tal instituição foi criada no ano de 1996, com o objetivo de traçar e acompanhar a política monetária do país.

Ele é responsável pelo estabelecimento de diretrizes a respeito da taxa de juros. Mas como assim, Tiago? Eu explico! As decisões desse órgão influenciam fatores como o controle da oferta de moeda e questões relacionadas à concessão de créditos, por exemplo.

Como funciona o Copom?

Sua principal função é regular a economia brasileira. Para isso, são feitas algumas ações importantes, como, por exemplo, determinar a taxa Selic.

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil, utilizada tanto pelos bancos quanto por instituições financeiras. Por ela, é estabelecido um valor de referência para aplicação de juros sobre empréstimos, financiamentos e investimentos.

Essas decisões são tomadas nas reuniões do Copom, que acontecem periodicamente.

Como funciona uma reunião do Copom?

Elas acontecem a cada 45 dias. Nela, os integrantes do Comitê se reúnem para analisar a inflação, verificar a situação econômica do país e determinar o novo valor da taxa Selic.

Essa alteração de valor não é regra. A Selic META sofre acréscimo quando é preciso desacelerar a inflação e, para isso, é necessário frear o consumo. Com taxas mais altas, essa redução acontece.

Já quando a intenção é estimular o consumo, o Copom reduz a taxa Selic.

Por que a ata do COPOM é tão importante?

A ata e os outros mecanismos de comunicação servem para transparência no processo de tomada de decisão e certificar os agentes de que o Banco Central está comprometido com a meta de inflação.

O documento analisa os indicadores divulgados na reunião anterior, a expectativa do mercado, além de tentar medir o impacto que eles podem ter sobre o aumento de preços.

Na ata, os diretores fazem uma atualização da conjuntura econômica, tratam dos riscos em relação ao controle da inflação, a condução da política monetária e detalham a decisão sobre os juros.

Gostou de saber o que é o Copom e por que sua ata é tão importante? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais conteúdos!

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

COMPARTILHE!

Acesso Rápido