Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Coronavírus e Risco Sistemático — Qual a Relação Entre Eles?

Compartilhar
Coronavírus e Risco Sistemático — Qual a Relação Entre Eles?
Coronavírus e risco sistemático… Já ouviu falar desses termos? Talvez não exatamente, né? Porém, você provavelmente já ouviu que essa crise do Covid-19 está gerando grandes problemas para a economia, e tudo a nível mundial! Tem muito investidor assustado com isso aí. Se você não entende porque que algo que começou na China está derrubando o Ibovespa, é o que eu vou explicar neste artigo. Então pega um café lá e acompanha!

O coronavírus e o risco sistemático

Para entender a relação entre coronavírus e risco sistemático, você precisa entender como funciona parte do comércio internacional. Em um mundo extremamente globalizado como o de hoje, muitos países mantêm relações comerciais importantes. O Brasil, por exemplo, tem como principal mercado consumidor externo a China. Pensa assim: se o coronavírus estoura lá na China, o país vai produzir menos, certo? Se há menos produção, há uma menor demanda de matéria-prima. Essa redução impacta diretamente nas vendas do Brasil para lá, sacou? Vamos tomar como exemplo a Vale, que vende muito minério de ferro para as produções chinesas. Nesse esse cenário, eles vão vender menos. Sendo assim, os fornecedores, funcionários e toda a operação vão ter problemas de pagamento, financiamento, estrutura, etc. É um ciclo vicioso. Isso, resumindo, é o chamado risco sistemático, risco não diversificável, ou popularmente conhecido como risco de mercado.

Efeitos do risco sistemático nos investimentos

A diversificação é a melhor maneira de se proteger não é mesmo? Mas, será que isso funciona com a questão de coronavírus e risco sistemático? A resposta é: infelizmente, não. Não tem álcool gel que resolva. Afinal, quanto mais a situação se expande, mais ela afeta todo o sistema financeiro (por isso o risco é sistemático, percebe?), o mercado sofre em escala mundial. Não tem como proteger os investimentos. A questão é que não se trata somente de uma relação entre Brasil e China, Brasil e Argentina ou o que quer que seja. O lance aqui é que o mercado chinês é um consumidor em praticamente todos os países. Se a China não consome de outros locais, esses países não terão dinheiro para comprar do Brasil e, então, teremos uma queda na bolsa e um desaquecimento da economia. Gostou de entender melhor sobre essa questão? Confira outros artigos no blog da T2 Educação e fique informado!
Matéria Anterior
Próxima Matéria