Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cotação de Criptomoedas: Entenda Como Ela Pode Ser Calculada

Por acaso você está por dentro das moedas digitais? A súbita valorização do Bitcoin em 2017 colocou no mapa dos investidores e especialistas financeiros essa nova tecnologia monetária, que parece ter vindo para ficar. Porém, antes de se aventurar, é preciso entender como funciona a cotação de criptomoedas. Continue lendo para entender mais sobre esse universo!

O que são criptomoedas?

Para entender melhor sobre a cotação de criptomoedas, o ideal é saber o que é, exatamente, uma moeda digital. Trata-se da criação de “tokens”, como é chamada a unidade. Seu processo é inteiramente tecnológico, de modo que não está disponível na versão física. Então, para ser colocado no mercado, é preciso que especialistas façam uma “mineração”. Todo o conceito das criptomoedas é baseado em uma comparação com ativos de valor físico. O processo de minerar é semelhante ao de buscar metais preciosos na terra, mas, ao invés disso, é por meio de softwares e cálculos. O especialista irá encontrar algumas partículas, chamadas de “hash” e, então, ao juntar várias delas terá uma cadeia de blocos, “blockchain”. O programa irá validar e, se dentro das regras, a pessoa irá ganhar uma bonificação por ter encontrado. Assim, uma nova unidade de moeda poderá, enfim, ser colocada à venda. Cada empresa irá definir um limite máximo de tokens que existem, de modo que, quando forem minerados todos eles, não existirá mais além dos que já estão no mercado.

Como funciona a cotação de criptomoedas?

Eu contei essa história para que você possa entender um dos princípios mais importantes da cotação de criptomoedas: o gatilho da escassez. Definir que elas são bens finitos é importante para manter a valorização em alta. Fora isso, existem outros fatores importantes para a precificação

Demanda

Quando o Bitcoin atingiu sua alta histórica em 2017, isso só aconteceu porque houve um aumento significativo na demanda. Naquela época, as criptomoedas ainda eram um assunto não muito popular entre as pessoas que não estão ligadas à tecnologia. Em 2016, houve um aumento de popularidade significativo que levou muitas delas a comprarem. Assim, poucos meses depois, a moeda já estava valendo mais de 19 mil dólares. O mesmo vale para a situação contrária: quando a demanda cai, o valor também começa a abaixar.

Influência de grandes nomes

Você sabia que grandes nomes da tecnologia conseguem fazer o valor de uma criptomoeda subir repentinamente? Tenho uma história para contar. O bilionário Elon Musk postou na rede social Twitter um meme sobre a moeda Doge Coin. Em pouco tempo, o valor subiu de US$0,0023 para US$ 0,0046. Entendeu como funciona a cotação de criptomoedas? Continue lendo o blog da T2 Educação para saber mais!
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido
entenda o que é o ipca acumulado

IPCA Acumulado: O Que É E Como Ele Influencia O Mercado

Se você é uma pessoa antenada nas notícias, provavelmente, já ouviu falar do IPCA acumulado, né? De vez em quando, esse termo aparece nos noticiários, como um dos indicadores mais importantes do país.  Mas, afinal, do que se trata esse tal de IPCA? Será que ele influencia na minha e na sua vida? Tenho certeza…

Ler mais