CPA-10 ou CPA-20: por onde começar?

Chegou a hora de responder uma das maiores dúvidas dos bancários de primeira viagem. Por onde começar, CPA-10 ou CPA-20?

Muitas pessoas começam a estudar o mercado financeiro na época da faculdade. Outras entram em contato com o ramo anos depois, quando procuram certa estabilidade.

Vou tentar mostrar como estes diferentes casos merecem respostas diferentes para a pergunta principal do texto.

E quem sabe te ajudar a tomar uma boa decisão na sua carreira.

Leia também: Certificação ANBIMA: O Guia DEFINITIVO (CPA 10, CPA20, CEA, CGA)

CPA-10: para quem é novato no assunto

Naturalmente, a CPA-10 é a porta de entrada das certificações financeiras. E não tem problema algum nisso.

Ela foi criada para ser a prova de primeiro nível de conhecimento no mercado financeiro. É através dela que os bancos e instituições comprovam o seu conhecimento básico sobre o mercado.  A Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 mostra que você está preparado para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao investidor.

Por ter um conteúdo mais simples, a CPA-10 é a escolhida de muitas pessoas que nunca tiveram contato com a profissão de bancário. Ela é a mais indicada para os cargos iniciais de um banco ou instituição financeira.

O mercado, porém, tem visto um aumento da procura pela CPA-20 até mesmo nestes empregos mais básicos. Falarei disso mais pra frente.

CPA-20, eu escolho você

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 é ainda mais importante para quem quer se diferenciar no mercado financeiro.

CPA-20 foi criada para comprovar a habilidade e conhecimento do profissional que precisará exercer funções mais “importantes” do que um CPA-10. Com ela, você pode atuar na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

Não há qualquer pré-requisito para fazer a CPA-20. Mas se você estiver sofrendo pressão para conseguir alguma certificação, escolha a CPA-10. O professor Tiago fala mais sobre isso neste vídeo:

CPA-20 direto? Muita gente está pensando assim

Os profissionais certificados CPA-20 costumavam vir da CPA-10. Uma evolução natural entre as certificações. Mas isso mudou no final de 2017.

Já escrevemos um texto sobre o crescimento da busca pela CPA-20, mas é sempre bom lembrar. De acordo com a ANBIMA, pela primeira vez desde 2002 (ano da primeira prova de certificação) as provas realizadas para CPA-20 ultrapassaram as da CPA-10 em três meses seguidos.

Isso mostra como a escolher a CPA-10 ou CPA-20 está se tornando uma dúvida recorrente entre os profissionais. A escolha pela CPA-20 logo de cara, porém, reflete em profissionais cada vez mais preparados nos bancos, mesmo em cargos de menor expressão.

E isso é muito bom para as empresas e clientes. 

CPA-10 ou CPA-20?

Como vimos até aqui, a escolha entre as certificações da ANBIMA reflete no momento pelo qual você está passando.

As próprias provas têm pequenas diferenças, como número de questões, conteúdo e tempo de realização.

Como dica final, podemos resumir este texto da seguinte maneira:

  • Comece pela CPA-10 se você está sendo cobrado no seu emprego ou se nunca teve contato com o mercado financeiro e deseja estudar com mais calma.
  • Comece pela CPA-20 se você tem tempo para estudar com calma e se sentir-se confiante em aprender algo completamente novo.

Desta maneira você nunca mais ficará em dúvida para escolher CPA-10 ou CPA-20. Com abas as certificações você estará se preparando para o mercado financeiro e se destacando.

Se precisar de ajuda para estudar, conte com a gente. Temos cursos preparatórios para as duas provas.

Vem conhecer nossos cursos da CPA-10 e CPA-20 e se diferenciar no mercado!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
8 Comentários
Pedro
Pedro
2

Quero estudar sobre mercado financeiro para fazer investimento pessoal na bolsa de valor mas se surgir um emprego do banco estou dentro

Ruy Galvão
Ruy Galvão
2

E nós estamos torcendo por você, Pedro. Conta com a gente pra estudar!

Kelly de carvalho cardoso Antonucci
Kelly de carvalho cardoso Antonucci
2

Olá !Tudo bem?Faço Ciências economicas a distância e estou no 2 semestre mas gostaria de fazer o curso cpa20 para que mais tarde consiga estagio e emprego na area bancaria ,posso fazer?Sobre a prova gostaria de saber todas informaçoes de onde e quando fazer essa prova depois que começo a fazer o curso.Qual a duraçao do curso?

Fábio Júnior
Fábio Júnior
1

Bom dia Tiago, estou interessado em fazer o curso de cpa 20, pode me explicar se o mesmo é, online ou presencial, o valor é forma de pagamento???

Letícia
Letícia
1

Olá
Boa noite
Gostaria muito ( e preciso urgente ) de tirar minha certificação, mas tenhoMUITA DIFICULDADES no aprendizado
Tem curso presencial ?

Lilia
Lilia
8

Quais os assuntos que são acrescentados na cpa20 que não tem na cpa10?

Tiago Feitosa
Editor

Oi Lilia, tudo bem? A CPA20 tem, aproximadamente, uns 40% a mais de conteúdo do que a CPA10. Abaixo eu listo os temas que são abordados na CPA20 e não vimos na CPA10, ok? No módulo 1: PREVIC; Mercado de Balcão; Tipos de investidores: No módulo 2: Finanças comportamentais; Risco legal, Risco de Imagem; Controles Internos. No módulo 3: Políticas monetárias; Política Fiscal; Política Cambial; Reservas Internacionais. No módulo 4 (esse seria o equivalente ao módulo 6 da CPA10) CRI; CRA CCB CPR CDCA Underwrting Análise Técnica e Análise Fundamentalista Notas promissórias Derivativos No módulo 5: Fundo de… 

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram