Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

CPA-10 ou CPA-20: por onde começar?

Compartilhar
Cpa10 Ou Cpa20 - T2 Educação

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Chegou a hora de responder uma das maiores dúvidas dos bancários de primeira viagem. Por onde começar, CPA-10 ou CPA-20?

Muitas pessoas começam a estudar o mercado financeiro na época da faculdade. Outras entram em contato com o ramo anos depois, quando procuram certa estabilidade.

Vou tentar mostrar como estes diferentes casos merecem respostas diferentes para a pergunta principal do texto.

E quem sabe te ajudar a tomar uma boa decisão na sua carreira.

Leia também: Certificação ANBIMA: O Guia DEFINITIVO (CPA 10, CPA20, CEA, CGA)

CPA-10: para quem é novato no assunto

Naturalmente, a CPA-10 é a porta de entrada das certificações financeiras. E não tem problema algum nisso.

Ela foi criada para ser a prova de primeiro nível de conhecimento no mercado financeiro. É através dela que os bancos e instituições comprovam o seu conhecimento básico sobre o mercado.  A Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 mostra que você está preparado para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao investidor.

Por ter um conteúdo mais simples, a CPA-10 é a escolhida de muitas pessoas que nunca tiveram contato com a profissão de bancário. Ela é a mais indicada para os cargos iniciais de um banco ou instituição financeira.

O mercado, porém, tem visto um aumento da procura pela CPA-20 até mesmo nestes empregos mais básicos. Falarei disso mais pra frente.

CPA-20, eu escolho você

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 é ainda mais importante para quem quer se diferenciar no mercado financeiro.

CPA-20 foi criada para comprovar a habilidade e conhecimento do profissional que precisará exercer funções mais “importantes” do que um CPA-10. Com ela, você pode atuar na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

Não há qualquer pré-requisito para fazer a CPA-20. Mas se você estiver sofrendo pressão para conseguir alguma certificação, escolha a CPA-10. O professor Tiago fala mais sobre isso neste vídeo:

CPA-20 direto? Muita gente está pensando assim

Os profissionais certificados CPA-20 costumavam vir da CPA-10. Uma evolução natural entre as certificações. Mas isso mudou no final de 2017.

Já escrevemos um texto sobre o crescimento da busca pela CPA-20, mas é sempre bom lembrar. De acordo com a ANBIMA, pela primeira vez desde 2002 (ano da primeira prova de certificação) as provas realizadas para CPA-20 ultrapassaram as da CPA-10 em três meses seguidos.

Isso mostra como a escolher a CPA-10 ou CPA-20 está se tornando uma dúvida recorrente entre os profissionais. A escolha pela CPA-20 logo de cara, porém, reflete em profissionais cada vez mais preparados nos bancos, mesmo em cargos de menor expressão.

E isso é muito bom para as empresas e clientes. 

CPA-10 ou CPA-20?

Como vimos até aqui, a escolha entre as certificações da ANBIMA reflete no momento pelo qual você está passando.

As próprias provas têm pequenas diferenças, como número de questões, conteúdo e tempo de realização.

Como dica final, podemos resumir este texto da seguinte maneira:

  • Comece pela CPA-10 se você está sendo cobrado no seu emprego ou se nunca teve contato com o mercado financeiro e deseja estudar com mais calma.
  • Comece pela CPA-20 se você tem tempo para estudar com calma e se sentir-se confiante em aprender algo completamente novo.

Desta maneira você nunca mais ficará em dúvida para escolher CPA-10 ou CPA-20. Com abas as certificações você estará se preparando para o mercado financeiro e se destacando.

Se precisar de ajuda para estudar, conte com a gente. Temos cursos preparatórios para as duas provas.

Vem conhecer nossos cursos da CPA-10 e CPA-20 e se diferenciar no mercado!