Não importa se você já trabalha ou quer trabalhar com investimentos e economia. O desenvolvimento na carreira financeira é muito importante para crescer no mercado, e pode gerar algumas dúvidas.
Isso porque existem muitas possibilidades para seguir, tanto para se manter em uma profissão quanto para pular para outras. E sim, eu sei que, às vezes, é difícil escolher, meu nobre gafanhoto!
Por isso, eu fiz este artigo para tentar te ajudar, beleza? Leia até o final e veja qual pode ser o seu próximo passo no mercado!
Desenvolvimento na carreira financeira — trabalhar em banco
Quem manja dos paranauês sabe que uma das principais trajetórias para alguém que começa seu desenvolvimento na carreira financeira é, provavelmente, buscar
trabalhar em banco.
Vestir o terno e correr atrás dessa ideia é uma boa opção para quem está começando. É ótimo para conseguir experiência (algo muito importante no mercado financeiro) e entender os produtos e as dinâmicas de investimento aos poucos.
Essa é a sua escolha? Então você precisa se mexer e buscar as suas
certificações ANBIMA, meu nobre gafanhoto!
Eu recomendo fortemente começar pela CPA-10. Até porque, hoje em dia ela é quase obrigatória para qualquer um que trabalha ou quer iniciar uma carreira no banco.
Depois disso, vale partir para a
CPA-20 e então a
CEA, para você ser realmente um especialista e mostrar que manja dos paranauês com tudo isso carimbado
lá no seu currículo, beleza?
Carreira de AAI
Uma outra opção de desenvolvimento na carreira financeira é apostar na profissão de agente autônomo de investimento. Para isso você vai precisar passar no exame da Ancord.
Se você não sabe
o que faz um AAI, basicamente ele é a pessoa que trabalha na parte de relacionamento com os clientes em uma corretora de valores
Um detalhe que vale falar aqui é que decidir ser um AAI não significa nunca trabalhar no banco ou nunca ter trabalhado com isso, sacou?
Muita gente muda de carreira para tentar novos ares, outras ideias, e buscar essa rotina de agente autônomo é uma boa maneira de ter mais liberdade e não sair do mercado.
Inclusive, você pode aproveitar toda a experiência conseguida para ajudar os clientes a aumentar a rentabilidade.
Além disso, se você quiser
atuar em outras áreas da corretora, como analista ou gestor, também é possível! Porém, para isso você precisa de certificações específicas como a CNPI (para analistas) e a CGA, também da ANBIMA, (para gestores).
Gostou de saber mais sobre as possibilidades de desenvolvimento na carreira financeira? Aproveite para conhecer
nossos cursos preparatórios para as certificações e confira mais artigos sobre esse tema aqui, no
blog da T2 Educação!