Prova da Ancord — 9 Dicas Para Garantir Sua Aprovação

Se você quer ser um Agente Autônomo de Investimentos (AAI), com certeza já sabe da prova da Ancord. Passar nesse exame é pré-requisito para tirar a certificação obrigatória para atuar como AAI.

Neste artigo, eu reuni algumas orientações sobre como ser aprovado nessa avaliação. Quer dicas privilegiadas? Então vamos lá!

9 dicas para ser aprovado na prova da Ancord

A aprovação na prova da Ancord é resultado de estratégias que você faz antes e na hora da prova. Não adianta fazer só algumas e deixar as outras. Aqui, eu separei dicas que vão te ajudar nesses dois momentos.

1. Trabalhe o autocontrole

Todo mundo tem aquele amigo que faz uma mesma prova várias vezes e nunca consegue passar. Ou você conhece alguém assim, ou essa pessoa é você. 

Um indivíduo desses com certeza sabe o conteúdo, porque ninguém paga para fazer uma prova e não estuda. O que atrapalha é o nervosismo. Por isso, quando eu falo sobre se preparar para a prova, não quero dizer só estudar, mas também para cuidar do psicológico. 

Portanto, algumas dicas para controlar a ansiedade antes da prova são:

  • praticar esportes; 
  • fazer técnicas de respiração;
  • ter um horário livre para os seus hobbies.

2. Organizar seu tempo e determinar um horário de estudos

O seu horário de estudos deve ser um compromisso inadiável. Separe um tempo do seu dia para focar só nisso e saia de perto de qualquer distração. Mas atenção, não seja muito radical porque, se não, fica insustentável. 

Não adianta você se programar para estudar oito horas diárias quando não tem essa disponibilidade. O segredo para estudar bem não é quantidade de tempo, mas sim a constância. 

Além disso, você também precisa considerar um tempo de descanso entre as suas maratonas de estudos. A pausa é importante para oxigenar o cérebro e trabalhar a ansiedade.

3. Estudar por módulo

A prova da Ancord tem catorze módulos abrangendo conteúdos distintos e muito extensos. Por isso, não adianta você querer estudar todos em um balanço só porque vai gerar confusão e esquecimento. 

O ideal é que você passe um por vez e passe para o próximo quando estiver dominando os anteriores. 

4. Revisar o conteúdo frequentemente

Justamente porque o conteúdo cobrado nas perguntas da Ancord é muito extenso, é normal que você vá esquecendo o que estudou. Por isso, revisar é tão importante quanto a primeira leitura. Para isso, você pode ler os resumos que fez ou solucionar questões comentadas. 

A revisão faz parte do processo de aprendizagem e fixação do conteúdo. 

5. Fazer simulados completos

Pratique solucionar as questões da prova no tempo determinado (duas horas e meia). Essa técnica é importante porque você coloca a teoria em prática, testando seus conhecimentos, mas também cria noção de gerenciamento de tempo. 

Já pensou chegar no fim da prova e ainda faltar um monte de questões para responder? Isso é perder uma oportunidade sem nem tentar.  

6. Marque a prova no início do dia

A prova da Ancord agora é online e você pode escolher o horário em que quer fazer a avaliação. Quando fizer o agendamento do seu exame, considere em qual horário do dia se sente mais disposto. Mas, apesar disso, meu conselho é: faça pela manhã, assim que acordar.

Eu sei que nem todo mundo é uma pessoa muito ativa nessa hora do dia, mas esse é o momento mais seguro contra estresse e imprevistos. 

7. Foque as questões mais fáceis para você

Já na hora da prova, foque em resolver primeiro as questões mais fáceis para você. “Mas porque isso, Tiago?”. Se elas são mais tranquilas, as suas chances de acertar já são grandes. Quando você faz com a cabeça fresca, elas aumentam ainda mais. 

Além disso, pode acontecer da resposta de uma questão estar no enunciado de outra. Então, não fique lá queimando neurônio, deixando seu tempo passar. Resolva as que conseguir e depois volta nas mais complicadas. 

8. Buscar um material atualizado

O mercado financeiro muda constantemente e, é óbvio, as provas refletem isso. Não adianta você encontrar um material muito bom, mas muito antigo, porque as coisas já estão diferentes. Por isso, para evitar confusão e equívocos, procure sempre um material atualizado, como as apostilas e os cursos da T2 Educação.

9. Faça um curso preparatório

Por fim, procure um curso preparatório para a prova da Ancord. Eu sou suspeito de falar, mas sempre indico estudar com um professor e outras pessoas porque compartilhar conhecimento e experiências é importante. 

Às vezes você até consegue entender o conteúdo, mas essas sacadas de prova mesmo, não tem como aprender sozinho. 
Na T2 Educação, eu tenho um curso preparatório para a prova da Ancord que, em 20 dias, vai te deixar pronto para tirar sua certificação. Confere lá e faça a sua matrícula!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram