7 Dicas Para Um Planejamento de Carreira no Mercado Financeiro

Para quem busca crescimento em sua área de atuação, um planejamento de carreira é indispensável. Em meio a um mercado competitivo, é extremamente importante ter o controle de sua vida profissional. No mercado financeiro, são inúmeras as possibilidades de atuação. Com formação em cursos como Economia, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia ou até Física e Matemática, é possível construir carreira tanto na área pública quanto na área privada. Então pai, prepara o café e vem comigo aprender a planejar sua carreira!

Planejamento de carreira — qual área atuar?

Atualmente há uma demanda muito forte por profissionais das seguintes áreas dentro do setor financeiro:
  • foco em projetos e investimentos;
  • relações com o investidor;
  • fusões e aquisições.
Portanto, se busca uma mudança e deseja conquistar oportunidades mais prósperas, crescimento profissional e se destacar, é importante escolher uma área e aprofundar o conhecimento nesse assunto.

Dicas de como planejar sua carreira no mercado financeiro

Se você já decidiu que esse setor é o que deseja atuar ou até mesmo conquistar cargos melhores, confira as dicas que preparei para você!

1. Por onde começar

A escolha da graduação é apenas o primeiro passo para o ingresso no mercado financeiro. Se você ainda está na faculdade, é indicado procurar entrevistas de emprego para estágio, que possibilitem atuar no ramo e ter a oportunidade de vivenciar a rotina do setor. Além disso, para aumentar as chances de se destacar e conseguir ingressar na área, invista em cursos da área financeira, que ampliem sua gama de conhecimentos e o ajudem a desenvolver novas competências.

2. Crie um plano de ação

Depois de adquirir conhecimento, é hora de definir seu objetivo. Em qual área você deseja atuar? Em qual cargo você quer chegar? Sem definir um objetivo, fica difícil caminhar e criar estratégias para alcançá-lo. Após definir seu objetivo, é hora de traçar um plano de ação. Quais habilidades serão necessárias para alcançar o objetivo? Talvez você precise de um curso específico ou uma especialização. Portanto, divida a sua meta em etapas e estabeleça prazos para cada uma delas. Por exemplo, se você já está no mercado financeiro e deseja alcançar um outro cargo, dívida nas seguintes etapas:
  • definir qual especialização precisa ser feita;
  • se preparar financeiramente para essa especialização;
  • encontrar um tempo para realização do curso;
  • fazer o curso;
  • candidatar-se ao novo cargo.
“Mas, Tiago, eu sonho com essa carreira”. Não adianta só sonhar, é preciso colocar a mão na massa e fazer acontecer, né?

3. Aprenda a lidar com a pressão

A área financeira é conhecida pela alta e constante pressão. Por atuar com dados e informações voláteis, mudanças no cenário econômico, novas tendências e novas legislações, o dia a dia costuma ser agitado e é necessário se adaptar às constantes mudanças. Para lidar com tantos números e mudanças diárias, além da pressão de que seja feito e analisado tudo de forma correta, o profissional precisa ter inteligência emocional e não se deixar abater.

4. Seja antifrágil

O que eu quero trazer aqui é a realidade. Você vai apanhar durante a sua carreira e não será fácil! Você apanhará de cliente, do chefe, do mercado. Mas, quando apanhar, não seja resiliente, seja antifrágil. Não volte para o mesmo lugar, volte mais forte! Isso será essencial para ter sucesso em seu planejamento de carreira.

5. Respeite sua individualidade

Não vá conforme o fluxo do que as pessoas estão fazendo. Pense no que você deseja e o que funciona melhor para si mesmo. Tente se conhecer melhor e identificar o que você faz bem. Não se culpe caso tenha entrado em determinado local e não tenha se adaptado. Isso é normal e pode acontecer!

6. Foque no que tem controle

Durante sua carreira e sua vida, você encontrará diversas situações ruins, as quais não tem controle. Mas é preciso focar nas situações em que você possui esse controle. “Mas como assim, Tiago?”. Quando criamos nosso plano de carreira, vemos que: quando você quer aumentar salário ou subir de carreira, depende que seu gestor aprove essa ascensão. Você tem controle sobre isso? Não! Mas, para aumentar salário e se desenvolver na carreira financeira, é preciso que a gestão veja valor no seu trabalho. Sobre isso, você tem controle? Sim! Então, é preciso focar em aumentar sua capacidade de gerar valor.

 7. Mantenha-se atualizado

Quando você é mencionado em seu trabalho, como você é lembrado? Você é reconhecido por estar atualizado e ser dedicado? Isso é importante para a construção do seu plano de carreira. Para gerar valor, é preciso se manter atualizado e acompanhar o mercado. Para isso, fique atento a cursos e novidades que possam potencializar seu currículo e te tornar diferenciado no meio. Você é uma marca e precisa valorizar isso. Afinal, você é o líder da sua carreira! Eai, está pronto para iniciar seu planejamento de carreira? O que eu gosto é de impulsionar as pessoas! Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais dicas!
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram