Para quem busca crescimento em sua área de atuação, um planejamento de carreira é indispensável. Em meio a um mercado competitivo, é extremamente importante ter o controle de sua vida profissional.
No mercado financeiro, são inúmeras as possibilidades de atuação. Com formação em cursos como Economia, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia ou até Física e Matemática, é possível construir carreira tanto na área pública quanto na área privada.
Então pai, prepara o café e vem comigo aprender a planejar sua carreira!
Planejamento de carreira — qual área atuar?
Atualmente há uma demanda muito forte por profissionais das seguintes áreas dentro do setor financeiro:- foco em projetos e investimentos;
- relações com o investidor;
- fusões e aquisições.
Dicas de como planejar sua carreira no mercado financeiro
Se você já decidiu que esse setor é o que deseja atuar ou até mesmo conquistar cargos melhores, confira as dicas que preparei para você!1. Por onde começar
A escolha da graduação é apenas o primeiro passo para o ingresso no mercado financeiro. Se você ainda está na faculdade, é indicado procurar entrevistas de emprego para estágio, que possibilitem atuar no ramo e ter a oportunidade de vivenciar a rotina do setor. Além disso, para aumentar as chances de se destacar e conseguir ingressar na área, invista em cursos da área financeira, que ampliem sua gama de conhecimentos e o ajudem a desenvolver novas competências.2. Crie um plano de ação
Depois de adquirir conhecimento, é hora de definir seu objetivo. Em qual área você deseja atuar? Em qual cargo você quer chegar? Sem definir um objetivo, fica difícil caminhar e criar estratégias para alcançá-lo. Após definir seu objetivo, é hora de traçar um plano de ação. Quais habilidades serão necessárias para alcançar o objetivo? Talvez você precise de um curso específico ou uma especialização. Portanto, divida a sua meta em etapas e estabeleça prazos para cada uma delas. Por exemplo, se você já está no mercado financeiro e deseja alcançar um outro cargo, dívida nas seguintes etapas:- definir qual especialização precisa ser feita;
- se preparar financeiramente para essa especialização;
- encontrar um tempo para realização do curso;
- fazer o curso;
- candidatar-se ao novo cargo.