Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Diretor Financeiro: Entenda O Cargo de CFO De Uma Empresa

Compartilhar
Diretor Financeiro Entenda O Cargo de CFO De Uma Empresa
Ao fundar uma empresa, o empreendedor enfrenta uma série de necessidades de tomada de decisão, tendo em vista que existem diversos obstáculos no caminho. Para auxiliar esse percurso, o diretor financeiro exerce um papel fundamental. Tal profissional, conhecido também como CFO (da sigla Chief Financial Officer em inglês,) tem migrado cada vez mais de responsável pelos balanços e números da companhia para o papel de assessor estratégico de negócios. Quer entender melhor o que isso significa na prática? Então, se liga no conteúdo que eu preparei!

Novo papel do diretor financeiro

Com as transformações tecnológicas e as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho, a rotina do diretor financeiro também foi alterada. Antigamente, o cargo se resumia a análise de dados e a criação de relatórios para a diretoria. Atualmente, com a tecnologia e a dinamização do mercado, o profissional precisa prezar pela imagem da empresa em relação a fornecedores e organizações financeiras. Além disso, ele é responsável por avaliar orçamentos e aspectos econômicos importantes. Com isso, ele adquiriu funções essenciais para o sucesso dos negócios, com objetivo de gerar longevidade, ou seja, fazer com que a empresa tenha caixa para manter o negócio funcionando.

Quais as responsabilidades do CFO?

Nada é de graça em uma empresa, seja um café ou o tempo investido em um treinamento. Tudo que é gasto a mais, se não for bem investido, pode ter consequências negativas no caixa da empresa no futuro. Entende? Então, o diretor financeiro é o responsável por alertar o tempo todo que tudo tem um custo e que esse dinheiro pode faltar. Além disso, é ele quem irá determinar as metas e o acompanhamento delas. Está sob as responsabilidades de um diretor financeiro:

1. Visão de negócio

O CFO deve se dedicar na visualização da situação da empresa como um todo, já que o cargo funciona como um “braço direito” na organização. Ou seja, é necessário a visão macro para saber por qual caminho seguir e o que fazer para obter os resultados.

2. Avaliação de recursos

Como uma das funções básicas, é necessário adequar os ativos financeiros, visando sempre o melhor resultado possível para a empresa. É isso que fará com que seja possível o seu desenvolvimento e manutenção.

3. Conhecimento de todas as áreas

O diretor financeiro deve conhecer tudo sobre todos os departamentos de uma empresa, como se fosse um tipo de conselheiro que entrega as informações corretas a quem precisa. Para que isso seja possível, existem ferramentas como: análise de dados, big data e ERPs, que permitem mais qualidade nos conhecimentos.

Quais as características de um diretor financeiro?

Para atuar nessa área, são necessárias algumas características específicas, como:

 Ser analítico

Parece óbvio, mas, um bom diretor financeiro precisa saber analisar os números de forma correta, transformando-os em novas oportunidades, planos de ação, contratação de pessoas ou tecnologias, mudanças estruturais e assim por diante.

Entender do modelo de negócio

Um bom profissional desta área precisa estar sempre atento ao mercado, conhecendo cada processo interno da sua empresa. Somente dessa forma é possível traçar estratégias assertivas. Beleza?

Estar atualizado

É necessário estar atualizado sobre todas as situações que possam afetar a empresa de alguma forma. Ou seja, é necessário que esteja por dentro das questões políticas, que entenda sobre investimentos, dentre outros assuntos.

Qual a formação necessária para atuar como CFO?

Por se tratar de um cargo de diretoria, é preciso que o profissional tenha experiência prévia em gestão de equipe — em nível sênior. Além disso, é necessário formação em áreas como: finanças, contabilidade, economia ou administração de empresas. Existem diversos CFOs também formados em mestrado, MBA, doutorado ou pós-graduação em áreas de gestão.

Qual salário médio do diretor financeiro

Por sua posição estratégica em uma empresa, o cargo pode ser muito bem remunerado. Os salários podem chegar até R$ 45.000 em grandes empresas. Gostou de entender mais sobre o cargo de diretor financeiro? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais assuntos como esse.
Matéria Anterior
Próxima Matéria