Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Disciplina nos estudos: o que pode te atrapalhar

Compartilhar
Seiiti Retrato - T2 Educação

É dessa maneira que Seiiti Arata, fundador da Arata Academy, começa seu vídeo sobre Falta de disciplina nos estudos:

“Oi! Seiiti Arata. Será que você é do tipo de pessoa que entra no perfil fogo de palha? A palha é um elemento que queima com grande intensidade, porém o fogo dura pouco tempo. Você se empolga rapidamente mas o entusiasmo também vai embora rapidamente, principalmente quando os resultados que você sonhava não aparecem imediatamente. Será que é normal não conseguir dar continuidade, desistir rapidamente ou não conseguir a disciplina para desenvolver hábitos consistentes?”

E devo dizer que ele me ganhou só neste trecho aí em cima que você leu.

Já deu pra perceber que vou me inspirar totalmente no Arata pra escrever esse texto, né? Até os tópicos dele são muito bem planejados.

Então vamos lá, pra minha explanação/homenagem ao conteúdo do Seiiti.

A prática é difícil quando apenas queremos o resultado final

Você finalmente começou a estudar. Baixou a apostila, acessou a área de aluno do site, assistiu ao vídeo de apresentação do curso.

Tudo isso durou meia hora. Passados outros 15 minutos, você precisou sair de casa, ou fazer a janta, ou quem sabe acompanhar aquela série cujo episódio novo acabou de sair.

A empolgação era tão grande no começo que você diz pra você mesmo “Eu vou compensar os estudos mais tarde”. Só que esse “mais tarde” nunca chega. Os dias passam, o curso tá parado, e quando você para pra estudar, a sua performance é péssima.

O resultado disso: o sentimento de culpa te domina. Você sente que não tem tempo pra nada, que nunca vai conseguir estudar direito, e aquela empolgação de antes vai desaparecer completamente. Em vez de estudar um pouco por dia e manter a disciplina, transformando isso numa prática rotineira, você escolheu empurrar com a barriga.

Seu objetivo de estudar com afinco será, a partir deste momento, visto como algo ruim. É isso que você quer?

Tudo na vida que vale a pena ser alcançado exige prática

Seiiti começa este tópico dizendo algo muito legal.

“A própria vida não é nada mais que uma longa prática, um esforço continuado pra gente melhorar os nossos próximos passos”

E eu concordo plenamente com isso, principalmente quando falamos de disciplina nos estudos.

Desde criança eu sou um aluno dedicado. Era daquelas crianças bem nerds que sentavam na frente do professor. Primeira fileira mesmo. Isso resultou em algum bullying, mas também em notas muito boas e acima da média dos meus coleguinhas.

A razão é que eu mantive a prática de sentar, prestar atenção e fazer os exercícios depois da aula pra apreender o conteúdo.

Seiiti diz também que o prazer nos estudos está ligado à pressa e ansiedade de querer aprender tudo muito rápido. Sabemos que nosso mundo tá corrido, que o dia a dia nos deixa agitados. Mas a hora de estudar precisa ser um momento de paz e concentração.

A prática exige uma mente calma, aprendi com Arata. O momento de aprendizado é a hora de acalmar a sua cabeça e focar.

Retome o controle dos seus pensamentos

Sim, eu sei que o que passa na sua cabeça pertence só a você. Mas isso não quer dizer que o que passa NO MOMENTO de praticar o estudo é a coisa certa.

Quando você foca no resultado final, na hora da conquista da certificação, você desfoca do momento de estudo. Seiiti ensina que isso é errado pois você passa a enxergar todo o processo de aprendizado como um inconveniente.

Isso faz com que você não aproveite o momento de prática, de disciplina nos estudos, resultando em falha. Se você não aprender, se não gostar de aprender, sua certificação estará cada vez mais longe.

Faça uma coisa de cada vez

De novo, a palavra é foco.

Não adianta sentar pra estudar e praticar se a sua cabeça tá voltada pra louça suja na pia e pro passeio do cachorrinho. O foco deve ser o momento presente.

Pensar no depois sem curtir o presente nos deixa ansiosos. E isso, além de atrapalhar o aprendizado, vai gerar ansiedade. Simplesmente pelo fato de você ainda não ter a certificação em mãos.

E qual a diferença entre quem estuda gostando daquilo e quem está sofrendo no caminho até o resultado final?

Por que a disciplina nos estudos é tão boa?

Quem pratica de verdade, senta e estuda com calma, está elevando os seus conhecimentos.

As pessoas, talvez a grande maioria, estão sofrendo por antecipação. Sofrendo com  desejo de conquistar sem lutar por isso, de estar em outro lugar que eles não estão.

Quem mantém uma disciplina nos estudos tem a plena noção de que ainda precisa aprender mais para conquistar a certificação. Isso, além de ser bem humilde (opinião própria, OK?), mostra uma tremenda maturidade. Se você é um aluno ou aluna focada, que reconhece que o caminho dos estudos é gratificante, a chance de se dar bem em qualquer outra prática é muito maior.

Parafraseando Seiiti: Você tem que aceitar o fato que você ainda não tem a habilidade necessária para conquistar a certificação. E é isso que vai te fazer sentar na cadeira e estudar com afinco, em vez de ficar pensando no futuro que ainda nem chegou.

Aqui na escola a gente acredita no estudo com calma. Nas duas horas por dia em que você estará totalmente presente no momento de estudar, de corpo e alma. Bem poético mesmo. Porque o resultado final vale mais a pena quando aproveitamos o caminho.


Se quiser conhecer mais do trabalho de Seiiti Arata, passa aqui no canal dele do YouTube.

Pra ficar mais perto da sua certificação, nossos cursos da CPA-10, CPA-20 e CEA são o caminho certo. É só focar e partir pros estudos!

Comenta aqui o que você achou do post! Eu gosto de saber se tô conseguindo ajudar vocês com esse tipo de texto 😉

Matéria Anterior
Próxima Matéria