Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Heurística da Disponibilidade – Entenda o que é e como funciona

Compartilhar

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

heurística da disponibilidade

O que vem a ser a Heurística da Disponibilidade?

Ela ocorre quando uma tomada de decisão é feita baseada em emoções, em experiências pessoais de um indivíduo ou em acontecimentos recentes, esses acontecimentos terão maior peso para a pessoa do que dados e fatos comprovados.

Em outras palavras, é um viés comportamental que influencia em nossa tomada de decisão tanto nos acontecimentos corriqueiros de nossas vidas, quanto também no mercado financeiro.

Modo de Funcionamento da Heurística da Disponibilidade

Quando estudamos as finanças pelo olhar da psicologia, pensamos logo no termo viés comportamental, isso nos ajuda a entender o porquê existem investidores que tomam decisões de investimentos achando que os resultados que vão alcançar com os ativos que escolheram agora serão os mesmos que esses deram no passado.

Eles operam como se os mesmos eventos fossem se repetir já que aparentemente as situações que o levaram a performar daquele jeito são as mesmas.

Realizar uma operação em day trade por exemplo baseado apenas no que ocorreu no passado pode representar uma ameaça ao induzir a uma expectativa que pode não acontecer, isso pode levar à liquidação de operações e, pior ainda, a grandes prejuízos. Exatamente por isso é que é importante ficar atento aos vieses comportamentais.

Nos dias atuais em que temos a disposição diversas fontes de informações, dados e notícias, a heurística da disponibilidade deve ser algo a ser evitado.

Vamos ver um exemplo pra ficar mais claro o assunto, imagine um movimento de alta nas ações da Magazine Luiza, o trader está sempre observando a evolução dos preços e as notícias positivas sobre as ações dessa empresa.

Quando ele for tomar suas decisões para investir e for montar sua estratégia, é possível que ele fique induzido a fazer operações de compra baseado apenas na disponibilidade de informações que ele acompanhou ao longo do tempo, sem analisar corretamente o mercado e também as informações da empresa como seu balanço, perspectivas de investimentos da empresa e planejamento dela para o futuro.

Como ele viu que anteriormente a empresa passou por situações parecidas e teve o preço de suas ações subindo, ele acha que isso vai acontecer novamente sem entender de forma minuciosa o que levou a essa alta.

O Viés da Disponibilidade nos investimentos

Já parou para pensar no efeito manada que a performance de alguns ativos produz nas pessoas?

Veja um exemplo: tem uma empresa na bolsa que começou a se valorizar mais do que a média do mercado, muitas pessoas começam então a falar dessa empresa dizendo que estão comprando suas ações o máximo que podem porque ela vai explodir e trazer muitos lucros.

Com esse otimismo, inúmeros investidores entram nessa para também participar da festa.

Porém, pensando com frieza, quantos desses realmente fizeram um estudo minucioso para saber se isso é realmente uma oportunidade? Usaram as ferramentas disponíveis para análise com dados e informações sobre o setor, sobre a empresa, sobre a economia?

Mais grave: quantas pessoas compraram essas ações por acharem que essa tendência de alta vai perdurar por muito tempo?

Resumindo, boa parte de todo esse efeito manada pode ser explicado pela heurística da disponibilidade. Ao avaliar se uma aplicação é ou não vantajosa, muitos investidores trazem na memória essa ideia atrelada a um ativo.

A simples memória do sucesso de determinado ativo para alguns, é suficiente para que eles tomem a decisão de investir ou não.

Quanto mais recente for a tendência de alta, mais fácil será esquecer os resultados ruins que geravam resistência em relação a certa empresa, e isso sem dúvida atrapalha muito a tomada de decisão.

Esse é apenas um exemplo de como a heurística da disponibilidade influencia no mercado financeiro.

O maior problema então não é ela existir, e sim, a gente ignorar que ela existe e ao mesmo tempo a seguir sem se dar conta. O remédio contra esse fato então é estudar continuamente e se preparar em cada investimento que fizermos.

Em relação aos estudos, a T2 Educação pode te ajudar com isso, nossos cursos preparatórios para as certificações da CPA10, CPA20, CEA, AAI e CFP podem te ajudar a entender essas e outras heurísticas.

Vou ficando por aqui, te vejo no próximo artigo, até mais!!!