Escolha da Profissão — 5 Cargos que Você Pode Atuar com a CPA-10

Se você chegou até aqui, meu nobre gafanhoto, é porque decidiu que quer fazer a CPA-10, estou certo? Mas, e depois, como fazer a escolha da profissão a partir daí? Bom, essa é uma dúvida bem comum, e na verdade é bem importante para quem quer ingressar na área.  Aqui neste artigo eu vou te falar um pouquinho mais sobre as portas que a CPA-10 pode abrir para você e também vou te mostrar alguns cargos para ajudar na sua decisão.  Vem comigo descobrir tudo isso!

A CPA-10 e a escolha da profissão

A CPA-10 é uma certificação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) bastante importante.  A prova testa os seus conhecimentos sobre os produtos de investimento em si, a ética da área e até mesmo o relacionamento com o outro (porque, afinal, você vai lidar bastante com outras pessoas, independentemente da escolha da profissão). Mas não vai achando que a CPA-10 é moleza não, viu? É uma prova complexa e você vai precisar estudar — e muito — tanto a parte técnica quanto o comportamento. Essa certificação, basicamente, permite que você atue com produtos de investimento, agências bancárias, entre outros.  Muitas portas são abertas para aqueles que conseguem a certificação, e é exatamente sobre isso que eu vou falar aqui embaixo. 

CPA-10: cargos em que você pode atuar

A primeira coisa que você tem que saber é que, mesmo com uma certificação como a CPA-10, no universo das carreiras bancárias, começar “de baixo” é bastante comum.  Eu vou citar alguns cargos aqui, e nem todos pedem a obrigatoriedade da certificação, mas tê-la um diferencial e tanto e pode até ajudar você em uma futura promoção Olha só algumas opções para te ajudar na escolha da profissão:
  1. caixa de banco: não é obrigatório ter a CPA-10, mas é um diferencial. Se você quer crescer dentro daquele banco e sair da área operacional, esse é o caminho;
  2. atendente comercial: o caminho mais natural para se seguir depois do caixa de banco, mas também não pede a CPA-10 como obrigação;
  3. agente comercial: logo acima do atendente comercial, esse profissional PRECISA da CPA-10;
  4. assistente de gerência: ele ajuda o gerente e também precisa da CPA-10;
  5. gerente de contas: precisa de CPA-10 e é o mais alto cargo em uma agência bancária de varejo. 
E aí, pronto para começar a sua carreira em banco? Se quer aprender mais sobre a área e sobre as certificações que deve conhecer, continua acompanhando as novidades do blog da T2!  
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram