Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Escolha da Profissão — 5 Cargos que Você Pode Atuar com a CPA-10

Compartilhar
Escolha da profissão

Se você chegou até aqui, meu nobre gafanhoto, é porque decidiu que quer fazer a CPA-10, estou certo? Mas, e depois, como fazer a escolha da profissão a partir daí?

Bom, essa é uma dúvida bem comum, e na verdade é bem importante para quem quer ingressar na área. 

Aqui neste artigo eu vou te falar um pouquinho mais sobre as portas que a CPA-10 pode abrir para você e também vou te mostrar alguns cargos para ajudar na sua decisão. 

Vem comigo descobrir tudo isso!

A CPA-10 e a escolha da profissão

A CPA-10 é uma certificação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) bastante importante. 

A prova testa os seus conhecimentos sobre os produtos de investimento em si, a ética da área e até mesmo o relacionamento com o outro (porque, afinal, você vai lidar bastante com outras pessoas, independentemente da escolha da profissão).

Mas não vai achando que a CPA-10 é moleza não, viu? É uma prova complexa e você vai precisar estudar — e muito — tanto a parte técnica quanto o comportamento.

Essa certificação, basicamente, permite que você atue com produtos de investimento, agências bancárias, entre outros. 

Muitas portas são abertas para aqueles que conseguem a certificação, e é exatamente sobre isso que eu vou falar aqui embaixo. 

CPA-10: cargos em que você pode atuar

A primeira coisa que você tem que saber é que, mesmo com uma certificação como a CPA-10, no universo das carreiras bancárias, começar “de baixo” é bastante comum. 

Eu vou citar alguns cargos aqui, e nem todos pedem a obrigatoriedade da certificação, mas tê-la um diferencial e tanto e pode até ajudar você em uma futura promoção

Olha só algumas opções para te ajudar na escolha da profissão:

  1. caixa de banco: não é obrigatório ter a CPA-10, mas é um diferencial. Se você quer crescer dentro daquele banco e sair da área operacional, esse é o caminho;
  2. atendente comercial: o caminho mais natural para se seguir depois do caixa de banco, mas também não pede a CPA-10 como obrigação;
  3. agente comercial: logo acima do atendente comercial, esse profissional PRECISA da CPA-10;
  4. assistente de gerência: ele ajuda o gerente e também precisa da CPA-10;
  5. gerente de contas: precisa de CPA-10 e é o mais alto cargo em uma agência bancária de varejo. 

E aí, pronto para começar a sua carreira em banco? Se quer aprender mais sobre a área e sobre as certificações que deve conhecer, continua acompanhando as novidades do blog da T2!

Matéria Anterior
Próxima Matéria