Estudar online é algo que pode gerar certas dúvidas, principalmente para quem nunca tentou.
Você é uma dessas pessoas? Então que tal começar agora?
“Ai, Tiago, mas eu não sei lidar com isso de estudar pela internet…”
Todos nós sabemos, nobre gafanhoto! Basta entender qual é a melhor forma de aproveitar esses conteúdos online para você.
Por isso, para te mostrar que você pode sim terminar uma aula sem entrar em nenhuma rede social (e ainda aproveitar o conteúdo ao máximo), eu trouxe umas dicas de organização bem legais!
Então, acalma esse coração aí e vamos lá:
1. Estudar online exige foco
Quantas vezes você se distrai em 30, 40 minutos de estudo? Já parou para pensar nisso?
É bem capaz que você pegue seu celular, entre em algum vídeo de cachorrinhos (ou gatinhos) na internet ou até saia do local de estudo para comer, certo?
Isso é um problema para quem quer começar a estudar online, porque o mais importante é o foco.
Você precisa dedicar 100% da sua atenção ao vídeo que está vendo, à aula que está ouvindo ou à apostila que está lendo. Sem isso, será muito difícil de assimilar aquele conteúdo.
Para conseguir esse foco, o ideal é tomar algumas pequenas atitudes:
- deixe o seu celular longe de você, de preferência no modo avião ou desligado;
- evite trabalhar em outras atividades no computador. Deixe somente a aula aberta;
- leve tudo o que precisa para o local de estudo, para não precisar levantar.
Outra boa dica é deixar sua mesa limpa, para que nada tire sua atenção, caia ou te atrapalhe.
2. Evite ver aulas pela primeira vez fora do seu local de estudo
Uma das vantagens de estudar online é, claro, a possibilidade de ver suas aulas em qualquer lugar. Porém, nem sempre o trajeto de metrô da sua casa até o trabalho é o melhor momento para aproveitar ao máximo um conteúdo, não é mesmo?
Deixe esses locais para revisar o que você já viu. Pode ouvir as aulas como um podcast, por exemplo, sem ver o vídeo. Somente para rever alguns pontos e, de repente, até fazer anotações adicionais em um caderninho.
O ideal é que todos os conteúdos sejam vistos pela primeira vez no seu local certo de estudos, fechado? Assim você se concentra melhor, sem pessoas em volta!
3. Organize seus estudos por etapas
Às vezes, para começar a estudar online, a gente precisa repensar a maneira de organizar as matérias e os dias. É importante ter um cronograma para não se perder.
Desenhe em um caderno (ou um planner) a sua semana e adicione lá o que estudará a cada dia, e se possível, por quanto tempo. Pense também em reservar algumas horas para os exercícios e simulados!
Fazendo isso, você não vai chegar em casa para estudar e ainda ter que pensar no que ver hoje, entendeu? Tendo tudo lá, toda a sua energia será direcionada para o conteúdo, e você vai aproveitar muito melhor as aulas!
O que achou das dicas? Vai colocá-las em prática? Confira mais artigos como esse no blog da T2 Educação!