Exame CEA — 3 Dicas De Como Se Preparar

O exame CEA é um dos mais importantes para quem deseja conseguir seu certificado para atuar na área de investimentos. Com uma taxa de aprovação de cerca de 40%, essa prova mostra que é importante estar bem preparado para conseguir passar.

Se você está procurando dicas de como estudar para o teste, veja só essas dicas que eu preparei pra você!

Como se preparar para o exame CEA?

O exame CEA é essencial para ter o Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA. Uma das vantagens dessa categoria é que, diferente do CPA 10 e CPA 20, o profissional terá a possibilidade de indicar produtos de investimento.

A prova é feita inteiramente on-line, possui 70 questões e uma duração média de três horas e meia. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 49 perguntas, que é o equivalente a 70% de aproveitamento.

Muitos candidatos consideram o teste difícil, mas eu garanto que não é impossível de passar se você estiver bem preparado. Então, para estudar e estar pronto para os desafios, você vai precisar do seguinte:

1. Conhecer os assuntos da prova

Antes de tudo, é essencial saber quais são os conteúdos que vão cair no exame CEA. A prova é dividida nos seguintes módulos:

  1. Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  2. Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  3. Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  4. Fundos de Investimento e Produtos de Previdência Complementar;
  5. Gestão de Carteira e Risco;
  6. Planejamento de Investimento.

2. Fazer simulados

Uma ótima estratégia de estudo é fazer simulados da prova. Na internet você poderá encontrar questões já resolvidas para treinar de forma fácil.

O ideal é fingir que está realizando o teste. Separe 70 perguntas e resolva-as sem consulta. Depois, corrija o gabarito e verifique se acertou pelo menos 49 delas.

Além disso, marque seu tempo. É preciso treinar para raciocinar rápido e ser capaz de responder as perguntas dentro do tempo estipulado para o exame CEA. Beleza?

3. Criar uma rotina de estudos

Não pense que resolver o simulado uma vez é o suficiente. É preciso, realmente, estar focado em uma rotina de estudos.

Considere ler conteúdos durante a semana, pelo menos uma hora por dia. No final de semana, faça um simulado para garantir que absorveu os temas. Outra ótima opção é separar as questões que errou para estudá-las mais a fundo.

Está preparado para o exame CEA? Continue lendo blog da T2 Educação para aprender mais sobre investimentos!

0 0 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: