Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Exame CEA — 3 Dicas De Como Se Preparar

Compartilhar
saiba como ir bem no exame cea

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

O exame CEA é um dos mais importantes para quem deseja conseguir seu certificado para atuar na área de investimentos. Com uma taxa de aprovação de cerca de 40%, essa prova mostra que é importante estar bem preparado para conseguir passar. Se você está procurando dicas de como estudar para o teste, veja só essas dicas que eu preparei pra você!

Como se preparar para o exame CEA?

O exame CEA é essencial para ter o Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA. Uma das vantagens dessa categoria é que, diferente do CPA 10 e CPA 20, o profissional terá a possibilidade de indicar produtos de investimento. A prova é feita inteiramente on-line, possui 70 questões e uma duração média de três horas e meia. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 49 perguntas, que é o equivalente a 70% de aproveitamento. Muitos candidatos consideram o teste difícil, mas eu garanto que não é impossível de passar se você estiver bem preparado. Então, para estudar e estar pronto para os desafios, você vai precisar do seguinte:

1. Conhecer os assuntos da prova

Antes de tudo, é essencial saber quais são os conteúdos que vão cair no exame CEA. A prova é dividida nos seguintes módulos:
  1. Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  2. Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  3. Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  4. Fundos de Investimento e Produtos de Previdência Complementar;
  5. Gestão de Carteira e Risco;
  6. Planejamento de Investimento.

2. Fazer simulados

Uma ótima estratégia de estudo é fazer simulados da prova. Na internet você poderá encontrar questões já resolvidas para treinar de forma fácil. O ideal é fingir que está realizando o teste. Separe 70 perguntas e resolva-as sem consulta. Depois, corrija o gabarito e verifique se acertou pelo menos 49 delas. Além disso, marque seu tempo. É preciso treinar para raciocinar rápido e ser capaz de responder as perguntas dentro do tempo estipulado para o exame CEA. Beleza?

3. Criar uma rotina de estudos

Não pense que resolver o simulado uma vez é o suficiente. É preciso, realmente, estar focado em uma rotina de estudos. Considere ler conteúdos durante a semana, pelo menos uma hora por dia. No final de semana, faça um simulado para garantir que absorveu os temas. Outra ótima opção é separar as questões que errou para estudá-las mais a fundo. Está preparado para o exame CEA? Continue lendo blog da T2 Educação para aprender mais sobre investimentos!
Matéria Anterior
Próxima Matéria