Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Efeitos de Estruturação ou Framing – Entenda sobre esse viés de economia comportamental

Compartilhar
post Efeitos de Estruturação ou Framing – Entenda sobre esse viés de economia comportamental - T2 Educação - Passar na CPA

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

O efeito de estruturação ou framing é um viés que influencia a forma como fazemos nossas escolhas, esse viés mostra que, dependendo de como uma informação é mostrada para nós, podemos mudar de opinião mesmo que o assunto ou opção seja a mesma.

Exemplo: Uma ação da empresa XPTO possui 95% de chances de valorização, ou 5% de desvalorização. A informação é a mesma, o que muda é a forma de estruturação.

Origem do Framing

Um exemplo clássico feito através dos estudos dos pesquisadores Kahneman e Tversky (1979), está relacionado com a forma de se comunicar o impacto de uma epidemia em uma cidade.

Há dois programas para se combater uma determinada doença que infectou 600 indivíduos e você precisa escolher um desses programas:

Se escolher o programa A, 200 vidas serão salvas. Se escolher o programa B, existe 1/3 de chance de conseguir salvar 600 pessoas e possibilidade de 2/3 de todas morrerem. Qual programa você ficaria propenso a escolher?

A grande maioria das pessoas normalmente escolhe o programa A. Porém, se o problema for apresentado de uma maneira diferente como a escolha entre a opção C, que vai causar a morte de 400 pessoas e a opção D, que vai causar a morte de 600 vidas com 2/3 de chance e salvar as 600 vidas com 1/3 de chance, a maioria das pessoas tendem a escolhem o programa D.

Veja, é o mesmo problema só que apresentado de formas diferentes e com essa diferença de perspectiva, a forma de tomada de decisão de muitas pessoas foi influenciada.

O efeito de Estruturação no Mercado Financeiro

Um exemplo comum no mercado financeiro é potencializar uma característica de um produto de investimento no momento da venda de um cliente. 

Durante uma negociação para venda de 300 mil reais de um CDB do banco XPTW o profissional do banco pode ter mais facilidade em garantir a aquisição do cliente dizendo que o CDB tem cobertura do FGC de até 250 mil do que dizendo que se o cliente aplicar nesse ativo poderá ter um prejuízo de 50 mil reais.

Conclusão

Como visto acima, o efeito de estruturação assim como vários outros vieses buscam constantemente influenciar nosso comportamento e processo de tomada de decisão. Tentar conhecê-los e buscar entender que eles podem estar presentes tendo influência em nossas decisões de investimento e no nosso comportamento de consumo é uma ótima estratégia para evitar que eles prejudiquem nossa vida.

Quer saber mais sobre esse assunto e todos os outros que caem nas provas da ANBIMA? Conheça nossos cursos para CPA 10, CPA 20 e CEA, e descubra por que 94% dos nossos alunos são aprovados estudando com a gente!