Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Guia do Agente Autônomo de Investimentos — Tudo que Você Precisa Saber!

Compartilhar
conheça o guia do agente autônomo de investimentos
Tem várias dúvidas sobre como ser um AAI? Então, se liga neste guia do agente autônomo de investimentos que eu preparei para você! Aqui você entenderá melhor os detalhes da profissão e, claro, o que é preciso fazer para chegar lá e obter o sucesso. Vamos lá?

O que precisa para ser um agente de investimentos?

Sabia que para atuar como agente de investimentos não é preciso ter uma formação específica? Então, mesmo que você não seja formado em Economia, Ciências Contábeis ou Administração, cursos que tratam um pouco do mercado financeiro, é possível seguir na carreira. Para ser um AAI, é necessário passar na prova da Ancord e, assim, obter o registro da CVM. Já adianto que a prova exige bastante dos interessados, mas a T2 Educação pode ajudar você, ok?

Quanto ganha um agente autônomo de investimentos?

Agora chegou uma das partes que você mais estava esperando, né? Bem…nessa profissão a remuneração é um pouco diferente de outras áreas. Aqui, você pode ganhar de acordo com os resultados que apresenta. Além disso, a renda é acordada entre o profissional e a corretora. No caso de venda de ações, por exemplo, o investidor paga uma taxa de corretagem, certo? Parte desse custo vai para o agente autônomo. Então, se o AAI tiver vários clientes e gerar uma boa receita para eles, consequentemente, ganhará mais.

O que faz um agente autônomo de investimentos?

“Mas, Tiago, afinal, o que faz um agente autônomo o dia a dia?” Esse profissional realiza várias tarefas e a rotina dele, apesar de ter certa flexibilidade, é puxada. Mas super compensadora. Para captar clientes, por exemplo, pode fazer ligações ou reuniões presenciais. Então, é importante saber se comunicar muito bem. Depois disso, o AAI oferece informações aos clientes sobre os investimentos. Nem é preciso dizer o quanto é preciso ser um conhecedor do assunto, né? Outra função desempenhada pelo profissional é a de recepção, registro e transmissão de ordens no home broker. Ou seja, aplicar o dinheiro nos ativos que os clientes escolheram.

O que faz um especialista em investimentos?

Diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, o especialista em investimentos não é o mesmo que agente autônomo de investimentos. Nesse caso, o profissional trabalha como assessor de gerentes de contas, em bancos. A prática até ser um pouco semelhante, mas a qualificação exigida é outra. Para ser um especialista em investimentos é necessário passar por uma prova da ANBIMA e tirar a CEA (Certificação Especialista Anbima).

Como tirar o Ancord?

Mas já que o seu foco é ser um AAI e, por isso, você está lendo este guia do agente autônomo de investimentos, vamos ao que interessa: a prova da Ancord (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) Essa avaliação serve para atestar que você tem conhecimentos técnicos para atuar nessa área. Atualmente, o teste conta com 80 questões de múltipla escolha e 2h30 para que seja realizada. O exame custa R$ 460, sendo que é possível solicitar a isenção no site da Ancord. Para ser aprovado, é necessário acertar 70% e 50% das cinco áreas da prova. Ou seja, não adianta gabaritar uma matéria, se em outra você acertar 10%. Por conta dessa particularidade da prova é que os candidatos ficam nervosos. Porém, se você estudar do jeito certo e chegar ao dia com tranquilidade, não precisa ter medo, ok? A Ancord cobra os seguintes assuntos:
  • economia;
  • SFN (Sistema Financeiro Nacional);
  • mercado de capitais;
  • matemática financeira;
  • administração de riscos;
  • fundos de investimentos;
  • atividades do agente autônomo de investimentos;
  • e muito mais.

Guia do agente autônomo de investimentos — seja um você também

Agora que já leu todo o guia do agente autônomo de investimentos, você se animou para seguir nessa carreira? Pois eu tenho um boa notícia: o mercado está te esperando! Pensando cada vez mais a longo prazo, as pessoas estão mais interessadas em investir. Para se ter uma ideia, o número de pessoas físicas na bolsa de valores dobrou de 2019 para 2020. Então, se você quer aproveitar esse cenário favorável para embarcar na carreira, a T2 Educação pode ajudar! Aqui você tem acesso aos melhores cursos para ingressar ou se especializar em alguma área financeira. Mas não dê bobeira, viu? Não adianta apenas assistir às aulas e fazer a prova. É importante ter disciplina, estudo diário e muito treinamento. Com tudo isso, tenho confiança que você irá tirar o certificado da Ancord e se tornar um excelente agente autônomo de investimentos. Saiba mais sobre o cursos da T2 Educação e se prepare para o sucesso!