Saiba A Importância Do Objetivo Para Currículo

Todos sabemos que construir um bom currículo é essencial para quem está em busca de um novo emprego e deseja se destacar entre os concorrentes. Para isso, é indispensável garantir que todas as partes desse documento estejam adequadas com as metas do candidato e alinhadas com o que os recrutadores desejam, incluindo o objetivo para currículo.

O objetivo é a informação que dirá aos recrutadores qual cargo você deseja ocupar dentro da empresa e mostrará se você está se candidatando para uma vaga que atenderá ao seu propósito.

Então, se você quer entender a importância do objetivo para currículo e saber algumas dicas que vão te ajudar a construir essa informação da melhor maneira, continue lendo este artigo!

Qual é a importância do objetivo para currículo?

Quando estamos em busca de um emprego, nos deparamos com inúmeras vagas que procuram por profissionais com diferentes habilidades.

Portanto, para encontrar a vaga apropriada de acordo com o que você procura e atuar na área que realmente deseja, existe o campo “objetivo” do seu currículo, que mostrará aos recrutadores o que você espera da vaga e te ajudará a encontrar algo que esteja alinhado com suas expectativas.

Então, veja só os principais fatores que comprovam a importância desse campo no seu currículo.

1. Mostrar onde você deseja atuar

A primeira coisa que precisamos ter em mente quando falamos em objetivo para currículo é que temos que deixar muito claro o que queremos fazer profissionalmente.

Aqui, é importante levar alguns pontos em consideração:

  • seja direto: este momento não é o ideal para detalhes. Na hora de preencher esse campo, descreva em no máximo três linhas qual a meta principal para sua carreira;
  • seja específico: nada de colocar um objetivo genérico para conseguir atingir um número maior de vagas. É mais interessante personalizar seu currículo para uma posição específica e demonstrar aos recrutadores que você realmente deseja aquele cargo em questão. Caso deseje se candidatar para áreas de atuação diferentes, crie um outro currículo e adapte o objetivo;
  • procure indicar o nome do cargo e não a área que deseja atuar. Isso porque, muitas vezes uma área (vendas, por exemplo) pode ser composta por diversas profissões que exigem diferentes habilidades daquela que o recrutador busca (vendedor, auxiliar administrativo, coordenador de vendas, gestor de marketing e vendas), portanto, é bem provável que durante a seleção, seja utilizado um filtro para analisar somente o cargo específico que a empresa precisa.

2. Alinhar suas expectativas com o que a empresa tem a oferecer

Como vimos no tópico anterior, o objetivo do seu currículo irá dizer aos recrutadores qual vaga você pretende adquirir e qual sua meta profissional.

Portanto, o segundo fator que demonstra a importância dessa parte do currículo é a garantia de alinhar o que uma empresa busca em um profissional que está sendo recrutado e o que o candidato tem a oferecer para a companhia. 

Com ele, é possível que o responsável pela seleção entenda se a vaga está atendendo aos objetivos profissionais do candidato e se faz sentido ele continuar no processo seletivo.

Com isso, você consegue encontrar a vaga ideal e que realize seus desejos como profissional e a empresa garante o profissional adequado para exercer as funções necessárias.

Dicas para construir um bom objetivo para currículo

Existem algumas dicas que podem te ajudar a construir um bom objetivo para o currículo e garantir os melhores resultados na sua jornada em busca do emprego ideal. Confira:

  • coloque um objetivo que faça sentido com as suas experiências e formações profissionais. Essas informações são complementares dentro do seu currículo. De nada adianta você colocar certificações do mercado financeiro se o seu objetivo é conquistar uma vaga na área da comunicação. Portanto, selecione bem as informações que estarão disponíveis para os recrutadores;
  • sempre confira se o objetivo do seu currículo está condizente com a vaga pretendida. Ao buscar um novo emprego, é comum enviar currículos para diferentes lugares, por isso, é importante personalizá-los de acordo com as diferentes vagas para evitar enviar um objetivo que não faça sentido com o que está sendo oferecido pela empresa;
  • esteja sempre atento à gramática na hora de escrever no documento para evitar erros de português.

Para finalizar, temos uma dica especial para você inserir no objetivo do seu currículo além das suas próprias metas: 

  • Demonstre que você deseja crescer profissionalmente junto com a empresa. Mostrar que você está pensando não somente no seu desenvolvimento individual mas no crescimento conjunto com a companhia, pode ser um ponto positivo aos olhos dos recrutadores.

Gostou das dicas? Então, agora que você já sabe como escrever o objetivo do seu currículo, confere este outro artigo da T2 Educação e veja como montar um currículo atrativo e torná-lo completo e eficiente. 

Compartilhe!

guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Acesso Rápido