Por Que Investir na Poupança é Ruim?

Investir na poupança vai fazer você perder dinheiro!

Quando o assunto são as aplicações, principalmente para quem está começando, a primeira ideia é sempre a poupança.

Pode ser pela facilidade, ou porque parece ser mais simples do que a bolsa de valores ou os títulos públicos, por exemplo.

Porém, nobre gafanhoto, se você manja dos paranauês, deve saber que a poupança, na maioria das vezes, não é a melhor opção.

Por que não é uma boa investir na poupança?

Investir na poupança pode parecer uma ideia válida, ainda mais se você nunca investiu em nenhum outro produto na vida, mas apesar de ser um investimento conservador e, em tese, seguro, ele pode fazer você perder dinheiro!

Toda a possibilidade de resgatar os seus rendimentos quando quiser pode parecer atrativa, mas isso não vai adiantar nada se você perder o seu poder de compra, certo?

“Mas Tiago, como isso acontece?”

A inflação, nobre gafanhoto…

A poupança e a inflação

A poupança tem seus rendimentos apontados pela taxa Selic, que influencia diretamente na inflação, aumentando ou diminuindo o IPCA, que é o índice oficial da inflação.

Se o IPCA estiver muito alto, existe grandes chances de que investir na poupança te traga rendimentos que perdem da inflação, ou seja, os seus ganhos não vão acompanhar o aumento no preço de nada!

Resumindo, pode ser que a poupança renda tão pouco, mas tão pouco, que é quase como se fosse algo negativo!

Pense: se você pretende guardar dinheiro na poupança para comprar um item de R$ 1500,00, e está esperando o seu investimento atingir esse valor para fazer a compra.

Se a inflação aumentar muito, quando sua poupança chegar nessa quantia, o item pode estar custando até 100 ou 200 reais a mais, e então você “perde” dinheiro, entendeu?

Rendimento mensal

Muitas pessoas acham que investir na poupança é uma boa porque a liquidez é diária, e elas podem simplesmente transferir o rendimento de lá para a conta corrente a qualquer momento.

Mas o que ninguém pensa é que, apesar de a liquidez ser diária, o rendimento não é!

Todo mês acontece o que chamam de “aniversário da poupança”, que é quando o investimento rende de verdade. Mas, pense comigo, se você investiu seu dinheiro lá e quer tirar antes do aniversário, não vai ter nada de rendimento.

É praticamente o mesmo que não colocar nenhum dinheiro lá, certo? Vale mais a pena pegar essa quantia e pedir outra sobremesa!

Para quem quer investir, existem outros produtos que oferecem a mesma liquidez diária, mas com rendimento diário também, como alguns CDBs e até mesmo determinados fundos.

Percebe porque não vale a pena investir na poupança?

Tem mais dúvidas sobre investimentos ou sobre o mercado financeiro? Confira outros artigos no blog da T2 Educação!

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!