Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Lavagem‌ ‌de‌ ‌Dinheiro — ‌O‌ ‌Que‌ ‌É‌ ‌e‌ ‌Quais‌ ‌As‌ ‌Principais‌ ‌Fases

Compartilhar
lavagem de dinheiro

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Se você está se preparando para tirar alguma certificação financeira, já deve ter ouvido falar de lavagem de dinheiro, né? Em 2020, a lei que trata desse assunto mudou um pouco e, por isso, a ANBIMA precisou se atualizar. 

Ou seja, o assunto da vez é PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro). Como sei que você é uma pessoa muito esperta, não vai deixar para estudar isso na última hora, certo? Então, se liga no que preparei: 

  • o que é lavagem de dinheiro?
  • quais são as fases da lavagem de dinheiro? 
  • como estudar sobre PLD?

Pega o seu café e vem comigo!

O que é lavagem de dinheiro?

A lavagem de dinheiro não é quando você deixa uma nota dentro da roupa e em seguida lava a peça. Eu chamaria isso de desatenção. 

Brincadeira à parte, a lavagem de dinheiro ocorre quando pessoas físicas ou jurídicas tentam encobrir a origem de um montante. 

Você deve estar se perguntando: por que alguém faria isso? Acertei? Bem, há indivíduos que não querem declarar a origem porque o dinheiro veio de atividade ilegais. Então, não pegaria bem assumir o crime, concorda? 

Apesar de não ser algo bacana, e até prejudicar o país, muitas pessoas fazem manobras para ocultar a informação sobre o dinheiro. 

E…por falar em dinheiro, o mercado financeiro está diretamente associado a isso. Por esse motivo, para ingressar na área, é importante conhecer as regras para evitar que mais casos de corrupção ocorram. Beleza?

Quais são as fases da lavagem de dinheiro?

Para ocultar a origem do dinheiro, os fraudadores seguem três fases. Vamos saber quais são? 

  • colocação: é a etapa mais difícil, pois consiste em colocar o dinheiro em uma instituição financeira. Para isso, os criminosos podem fracionar valores e fazer vários depósitos, utilizar estabelecimentos que trabalham com dinheiro em espécie, entre outras técnicas; 
  • ocultação (camadas): nessa fase, os fraudadores fazem movimentações para tentar enganar o sistema financeiro. Afinal, mudanças bruscas em uma conta podem fazer com que as instituições desconfiem que há algo errado. Nesse momento, são usados recursos como contas de laranjas, ou seja, outras pessoas, depósitos e retiradas de dinheiros; alteração da moeda de câmbio e até compras de alto valor; 
  • integração: nesse momento, o dinheiro retorna ao dono. Então, se a pessoa tinha comprado algo, por exemplo, ocorre a venda. Se o dinheiro estiver no exterior, é feita uma transferência bancária e assim por diante. 

Como você deve ter percebido, a lavagem de dinheiro é um verdadeiro esquema, repleto de estratégias e detalhes. Até porque, o sistema financeiro está cada vez mais inteligente!

Se a Receita Federal perceber que algo não está claro, ela pode solicitar que o contribuinte se explique. Nosso dever, como profissionais do mercado, é estar de olho nesses e em outros possíveis golpes para garantir o cumprimento das regras. 

Como estudar sobre PLD?

Agora que você entendeu o que é lavagem de dinheiro e como ela ocorre, é hora de saber como estudar para tirar sua certificação, né?

Então, vamos lá para as dicas?

Primeiramente, é importante que você leia o Guia ANBIMA de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. Esse foi o documento que sofreu alteração com as atualizações da Instrução CVM 617 e da Circular 3.978 do Banco Central. 

Talvez depois dessa leitura, você ainda tenha dúvidas e pense que não absorveu tudo. Isso é bastante comum, afinal, são muitas regras, sendo que nem sempre é fácil visualizá-las na prática. 

Por isso, é interessante que você faça um curso para que possa entender as particularidades de cada regra. Assim, além de compreender o que ela representa, conhecerá exemplos. 

A T2 Educação tem várias opções de cursos para você que deseja tirar sua certificação no mercado financeiro. São aulas dinâmicas, com conteúdos atualizados e muitos exercícios para você treinar o que aprendeu. 

Falando em exercícios, não se esqueça de conferir as provas anteriores antes do dia do seu exame, ok? Isso ajudará você a entender como os conteúdos serão cobrados que ajudarão a garantir mais tranquilidade. Dessa forma, você não chegará ao dia da prova achando que ela é um completo mistério. 

Viu só como a lavagem de dinheiro não é um bicho de sete cabeças? Na verdade, agora que você entende conseguirá entender melhor o noticiário, né? Sem contar, claro, em ter um bom aproveitamento para a sua certificação.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja por que a PLD ganhou tanto destaque nas provas da Anbima!