Matemática Financeira — Conheça as Principais Fórmulas e Dicas

Matemática financeira é um assunto que pode dar um nó na cabeça, eu sei disso. Mas, se você quer trabalhar no mercado, precisa saber pelo menos o principal, certo?

O lance é não se desesperar, porque apesar de existirem muitas fórmulas, as que você mais usará não são tão complicadas, e algumas você já viu até na escola, acredite!

É sobre elas que eu vou falar neste artigo. Então vai lá, pega um café, e bora começar!

Quais são as principais fórmulas de matemática financeira? 

Se você já parou para ver detalhes sobre as certificações, sabe que apesar de nem todas exigirem cálculos, tem alguns pontos ali que envolvem a matemática financeira.

Provavelmente você deve ter ouvido falar ou lido sobre cálculo dos juros simples e compostos, valor presente, futuro, taxas, percentual e outros termos.

De fato, eles são alguns dos mais importantes, mas para saber calcular, apesar de a calculadora (principalmente a HP12C) ajudar, você precisa conhecer as fórmulas, não é mesmo?Veja:

 Juros simples e compostos 

Começando pelos juros simples, a fórmula é a seguinte:

juros = C . i . n, sendo as variáveis:

C: quanto foi aplicado – valor presente (capital ou PV);

i: taxa de juros;

n: tempo

Para os compostos, as variáveis são as mesmas, mas a fórmula é um pouco mais complexa:

M = C (1+i) ͭ , em que:

M = valor futuro (montante ou FV)

Vale apontar que, nesse caso, a taxa de juros e o tempo devem estar na mesma unidade (a fórmula não funcionará se você quiser calcular os juros ao mês, mas o seu tempo de aplicação for anual, entendeu?)

 Percentual 

O percentual é um detalhe crucial para a matemática financeira, já que envolve diretamente o cálculo de descontos e lucros.

A maneira mais comum de calculá-lo é multiplicando seu valor por aquele que deseja descobrir a porcentagem e, então, dividi-lo-o por 100. Veja um exemplo, em que calcularei 15% de 930:

15 x 930 = 13.950 / 100 = 139,5

Outra forma bem fácil de fazer este tipo de cálculo é:

15/100 = 0,15 ( quinze por cem, por isso “por cento”)

Logo, 0,15 x 930 = 139,50 

Simples, certo?

 Razão e proporção 

A razão é a comparação de duas grandezas, e a proporção é a igualdade de razões. Confuso?

Vou explicar:

Imagine que você aplica 500 reais em um produto que vai render, anualmente, com uma taxa fixa de juros, 240 reais. Portanto, é certo dizer que que ele rende 20 reais ao mês, certo? Isso é uma razão entre velocidade e tempo.

Agora, e se eu te perguntar em quanto tempo ele renderia 380 reais? Aí você precisa aplicar a proporção, usando a tão amada (mesmo?) regra de três:

240 — 12
380 — X

Aqui temos: 240x = 4.560, o que nos deixa com 24x = 456, sendo X = 456/24, ou seja, X = 19 meses.

Agora que você conhece algumas fórmulas importantes da matemática financeira, eu recomendo uma leitura de outro artigo, sobre a calculadora HP12C. Assim você já aprende uns macetes de como usar, beleza?

Até a próxima!

0 0 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: