Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Mercado a Termo — O Que É e Como Funciona

Compartilhar
Mercado a termo — o que é e como funciona

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Muitas pessoas me perguntam o que é o mercado a termo e como ele funciona. Mas antes de eu te explicar esse conceito, é importante que você saiba que ele é composto por características que variam de acordo com o lugar onde é negociado.

Se você quer entender melhor esse conceito e como ele funciona, vem comigo!

O que é o mercado a termo?

O mercado a termo é um acordo entre vendedor e comprador, em que ambas as partes envolvidas no contrato de compra e venda de ativos, conhecidas como contrapartes, especificam o objeto que consta no compromisso firmado, definindo: 

  • volume;
  • preço estipulado;
  • data de entrega e de pagamento.

Quais são as características do mercado a termo?

Antes de começar a falar, de fato, sobre as suas características, é importante que você conheça onde ele será negociado, pois isso é determinante para saber suas características. Temos dois lugares:

  • bolsa de valores;
  • mercado de balcão.

Com isso em mente, já posso te explicar as características desse tipo de acordo. Confere comigo!

Variedade de negociações

Quando falamos sobre o mercado a termo na bolsa de valores, as negociações são, essencialmente, de ações.

Já no mercado de balcão, existe uma variedade maior de coisas que podem ser negociadas, como ações, debêntures e outros títulos e valores mobiliários emitidos por companhias abertas, por exemplo, basta somente encontrar uma contraparte disposta a participar da negociação.

Prazos diferenciados

No mercado de balcão não existe uma regra em relação ao prazo. Já nos contratos do mercado na bolsa de valores o prazo máximo é de 999 dias.

Apesar desse limite, o prazo mais comum que vemos na bolsa de valores é 16 ou 30 dias.

Liquidez específica

O mercado a termo não tem muita liquidez, principalmente no mercado de balcão. Isso porque é criado um contrato a termo com fatores definidos para atender às suas necessidades.

Nesse caso, para você conseguir sair do acordo, é necessário encontrar uma outra contraparte e montar um contrato com as mesmas condições, mas, ao invés de comprar, você o vende. Essa ação faz com que uma posição anule a outra.

Possibilidade de liquidação antecipada

A liquidação antecipada de um contrato a termo negociado na bolsa de valores depende apenas da vontade do comprador e pode ser parcial ou total, mas não terá desconto no valor acordado.

Já no contrato a termo negociado no balcão, existe a possibilidade de liquidação física. Nesse caso, a liquidação antecipada depende da vontade do vendedor e do comprador, considerando que o produto do vendedor pode não estar pronto antes da data acordada.

Além disso, em contratos a termo negociados no balcão, é necessário que a possibilidade de liquidação antecipada esteja previamente acordada entre as partes.

“Mas Tiago, quem garante que o comprador terá o dinheiro para pagar ou que o vendedor terá as ações para entregar?” A resposta é a margem de garantia.

O que é a margem de garantia?

A margem de garantia é uma porcentagem recolhida dos participantes sobre o valor das ações envolvidas no contrato a termo. Essa margem pode sofrer variações durante o período firmado devido às oscilações do mercado. 

Ela é recolhida somente em contratos a termo negociados na bolsa de valores, já que eles são padronizados pela [B]³, enquanto o mercado de balcão não é padronizado e tem regras diferentes.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o mercado a termo, confira também este artigo sobre ações americanas e fique por dentro do funcionamento do mercado de ações no exterior.